[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
jhbauer
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 10 2009f Abril 2009 07:34:47 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhbauer »

Hummm...
No corsa MPFI 8v essa magueira sai do cabeçote e entra no TBI, é uma magueira bem curtinha né?
Tá, e seu eu colocar uma magueira e fazer com q entre antes do filtro de ar? o unico problema q vejo é q a sujeira ia ficar no filtro de ar e os gases q passasem seriam queimados normalamente no motor..

Abraço

Josias Bauer
# 07 Fabinho-RJ
:: GL ::
Mensagens: 1600
Registrado em: Segunda-feira 20 2007f Agosto 2007 08:14:07 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por # 07 Fabinho-RJ »

Coloquei este respiro no meu Corsa B MPFI ... Putzzz
Comecou a morrer direto na marcha lenta... To pesquisando aqui se eu fiz algo de errado. Fiz a instalação com uma mangueira de 1mt saindo do motor e passando por traz da TBI - Reservatório de agua para o outro ladfo do motor (ladfo direito de quem ve o motor de frente). A luz da injeção parecia uma arvore de natal ... toda hora acendia - apagava - acendia ...

Solução: Coloquei o filtro do respiro na mangueira original... Rodei com o carro e nao acendei mais, porem percebi que ele perdei força ....

Vou continuar pesquisando e ver o que pode estar ocorrendo ....
Imagem

Agora ando devagar pois já tive pressa ...
alexj.diniz
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 14 2006f Novembro 2006 09:39:55 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexj.diniz »

BOM DIA PESSOAL, SOU NOVO NO SITE E VI COMENTARIOS A RESPEITO DO RESPIRO E OLEO E POR CONSEQUENCIA ESSE TAMPA DE VALVULAS DECORATIVA COMUM NOS CORSA 16V...

ESTOU PRECISANDO DE UMA ALGUEM TEM DISPONIVEL PARA VENDA OU SABE ONDE EU ENCONTRO?

ABRAÇO A TODOS..
marcelo.ctrl
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quarta-feira 28 2011f Dezembro 2011 10:03:58 AM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marcelo.ctrl »

Amigo, são duas mangueiras de suspiro. O mesmo procedimento pode ser realizado na mangueira mais larga?
supravoicer
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 29 2011f Março 2011 06:47:56 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por supravoicer »

Fabio Cribari escreveu:OLÁ AMIGOS...
EM JANEIRO DESTE ANO, COMPREI MEU 1º CARRO ( CORSA WAGON 1.0 - 16V / ANO 99/99 )...

ESTOU ADORANDO O CARRO, MAIS INFELISMENTE ESTOU TENDO MUITA DOR DE CABEÇA COM O RELAXO DO ANTIGO DONO...
NESTE DOMINGO DE PASCOA VIAJEI PARA O INTERIOR DO ESTADO E FIQUEI LÁ O FINAL DE SEMANA INTEIRO... APROVEITANDO A TRANQUILIDADE DO LOCAL FUI DAR UM TRATO NO CARRO E CONHECE-LO MELHOR...
TAVA CURIOSO PARA VER COMO ERA POR BAIXO DA TAMPA DECORATIVA DO MOTOR ( CHEVROLET 16V )...

PARA MINHA SURPRESA, TINHA UMA MANGUEIRA PRATICAMENTE CORTADA OU DECAPTADA, CHEIA DE OLEO E TERRA...
FIQUEI DESESPERADO, POIS TINHA QUE VOLTAR PRA CASA E TAVA NO INTERIOR, AONDE IA ACHAR UM MECANICO...
MAIS MEU CUNHADO ME DISSE QUE ERA SÓ A MANGUEIRA DO RESPIRO DO MOTOR E NADA AFETARIA A VOLTA PRA CASA...

ENTÃO PENSEI, É SÓ ESTICA-LA UM POUCO E COLOCAR DE VOLTA DESPOIS QUE LIMPAR A MESMA...

OUTRA SURPRESA, ELA SE CONECTA MAIS ABAIXO ( NÃO SEI AONDE, OU NOME DA PÇ ), EM UM BICO, E ELA ESTAVA COM UM ARAME PRESO A ABA DA BRAÇADEIRA...
QUER DIZER, O MALDITO MECANICO, COLOCOU UM ARAMA SEGURANDO A PRESILHA QUE ESTAVA PRESA A MANGUEIRA QUE ACOPLAVA AO TAL BICO MAIS ABAIXO, E AO TIRAR O ARAME, PERCEBI QUE AONDE A MANGUEIRA ESTAVA PRESA O BICO PARECE ESTAR QUEBRADO...

É MOLE...

E A DIAS QUE QUE TO TENTANDO LEVAR O CARRO PRA LAVAR O MOTOR, POIS NESSE LADO ESTA MUITO SUJO, UM GRUDE TERRIVEL... AGORA SEI PORQUE DA SUJEIRA...

O QUE FAÇO GALERA...

LENDO ESTE TOPICO, ESTOU NA DUVIDA... MANDO DAR UMA GERAL NO MOTOR E DEIXA-LO COMO ORIGINAL...
OU, DAR UM TRATO E ELIMINAR ESSA MANGUEIRA COMO ESTA NO TOPICO...
LEMBRANDO, QUE MEU MOTOR É 1.0 16V - WAGON, UM CARRO UM POUCO MAIS PESADO QUE OS OUTROS...

ELIMINANDO ESTE MANGUEIRA, ESTOU PERDENDO RENDIMENTO NO MOTOR... ESTOU AFETANDO A VIDA UTIL DELE...

UMA COISA É CERTA, PARA O MECANICO ELE VAI TER QUE IR, ODEIO A TAL DA " GAMBIARRA", QUANDO VI AQUELE ARAME, FIQUEI DOIDO....

FICO NO AGUARDO DE ALGUMA DICA GALERA,
OBRIGADO...
Boa tarde Amigos,

Alguém sabe dizer o código dessa mangueira que o amigo citou, estou precisando compra ela mais não acho em nenhum lugar, obrigado a todos.
MASBAS
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Segunda-feira 01 2013f Abril 2013 08:14:08 PM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI 16V
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por MASBAS »

Eu coloquei um cânister como o original e coloquei a mangueira original q vem da tampa de válvulas ate a entrada e a saida coloquei uma mangueira q é o retorno é do 8v q vai do radiador até o reservatório de expansão essa mangueira já tem uma curvinha numa das pontas q da bem certinho la no duto do coletor e tem mai uma conexão no meio do cânister pode fechar essa encaixei um pino dentro da mangueirinha q era engatado num caninho fino q ia ate a válvula do cânister ficou bom!
Imagem
Willbp
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 13 2016f Abril 2016 11:55:35 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER MILENIUM 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Willbp »

Olá Boa tarde! Na foto pude observar que existe tipo de um filtro na ponta do Lápis que vc fez do respiro, que tipo de filtro seria esse? A base da mangueira do respiro original fica isolada então? E fixo ela é algum lugar para não danificar correto? E faço esse L igual o seu, isso fará com que pare de jogar óleo no TBI ? Faze do isso não afetará o desempenho do motor ou estragando outras peças? Corsa sedan super 1.0 16v 2001.

Desde já grato.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, eu li o tópico todo e gostaria de tecer alguns comentários...

O chamado respiro do óleo ou dos vapores do óleo, tem seu efeito básico em proceder a queima de tais vapores (antigamente isso não existia e tais vapores eram eliminados diretamente no ar), evitando o mau cheiro, problemas com a poluição do meio ambiente como também, segundo outra linha de pensamento, lubrificar o eixo das válvulas (antes do retentor).

O interior do motor (parte oleada), não deve ter pressão de ar em excesso...tem, mas é muitíssimo pequena, proveniente do escape da gigantesca pressão do interior dos cilindros quando ocorrem as explosões e a vedação dos anéis de seguimento não sendo absoluta, permite uma pequena passagem, daí a pressão.

O motor em funcionamento, gera muito calor e tende a aquecer o óleo, iniciando o vapor de seus componentes...juntando a pressão do ar + combustível (que passa pelos anéis e não são queimados), mais os vapores do óleo aquecido, temos uma mistura indesejável que é disponibilizada na admissão para queima, resolvendo os problemas do mau cheiro e da poluição, como também ajudando na lubrificação do eixo das válvulas.

Todos os fabricantes de motores atualmente se utilizam desse processo com uma ou duas mangueiras e ainda tem um elemento adicional chamado de anti-chama, que serve para evitar que tais vapores entrem em combustão antes de entrarem na câmara. Este processo pode ter um bom ou um mau projeto, que em motores novos logo-logo acarretará em excesso de borra grudenta no ambiente do TBI, prejudicando a eficiência do atuador da marcha lenta e a funcionalidade da borboleta...que juntos irão afetar a ML.

É notório que a medida que o motor envelhece ou avança na quilometragem, ocorrem desgastes que requerem manutenção, seja preventiva ou corretiva...a preventiva dá ao motor, condições de uma maior quilometragem sem problemas, já a corretiva é imperiosa e sem ela na maioria das vezes o carro vai pra oficina.

Uma das consequências do envelhecimento do motor, é o desgaste natural do interior da câmara de combustão e dos anéis dos cilindros... e este desgaste tem como resultados a perda de potência do motor e aumento da pressão no interior do motor (parte oleada), pois uma maior quantidade de gases da mistura de combustível + ar, irão passar exatamente por este desgaste no momento da explosão, ficando evidente que maior pressão no interior do motor irá levar mais gases da mistura (combustível + ar), e gases do óleo para serem injetados no TBI, aumentando a necessidade de manutenção preventiva neste local.

Portanto, antes de pensarem em fazer qualquer modificação no respiro do óleo, em qualquer motor, avaliem se não é a taxa de compressão que está caindo (quando a taxa de compressão cai, uma das razões é o desgaste dito acima ou sede das válvulas com carbonização), quantidade de óleo além do limite indicado na vareta, manutenção preventiva normal (limpeza do TBI, anti-chama, etc...), óleo com viscosidade inferior ao indicada pela montadora, óleo vencido (o óleo vencido perde a eficiência da viscosidade, passa mais fácil pelos anéis e também acelera o desgaste dito acima, além de outros).
Alvaro Gomes
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 03 2017f Abril 2017 02:08:02 PM
Localização: Jacareacanga - PA
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Alvaro Gomes »

Fabrício vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
yes.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Alvaro Gomes
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Segunda-feira 03 2017f Abril 2017 02:08:02 PM
Localização: Jacareacanga - PA
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por Alvaro Gomes »

Alvaro Gomes escreveu:Fabio vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
yes.jpg
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”