Srs. Boa Noite
bom por precaução instalei a tal cebolão para controlar melhor a temperatura, como meu radiador tem entrada para colocar cebolão não precisei instalar o tal do T na mangueira do motor e ficou um serviço limpo e discreto.
Porem vem agora as duvidas o mecânico cortou o fio da ventoinha e ligou um rele indo para o cebolão e por sua vez indo para bateria
não sei se esta certo mas vamos lá meu painel de temperatura tem valores 0 \ 90 \ 100 \vermelho ,depois da instalação a ventoinha aciona em 90 e 91 ou 92, mas custa a desligar acho que fica acionado enquanto dirijo tenho a impressão que a temperatura só se mantem
estaria correto?
Alguém pode me ajudar como esta duvida
desde já agradeço
INSTALANDO KIT VERÃO NO CORSA SEDAN 2002
-
- :: Millennium ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Moderador ::
o sistema é projetado e testado pra funcionar em todos os climas, sem engenharia dos donos......
o sistema original é um verdadeiro conjunto musical, tudo funciona em equilíbrio, o funcionamento da ventoinha relacionada c a temperatura da agua, da abertura da termostática e assim vai....vc fazer uma engenharia em um ponto so não resolve e nem alivia....
se por esse cebolão a ventoinha so desliga com menos de 80C é uma situação q nunca vai acontecer, e depois de acionada realmente não vai desligar....precisa ver como foi feita a engenharia q pode ser q depois de desligado o carro essa ventoinha ainda se mantenha funcionando drenando bateria inutilmente....
o sistema original é um verdadeiro conjunto musical, tudo funciona em equilíbrio, o funcionamento da ventoinha relacionada c a temperatura da agua, da abertura da termostática e assim vai....vc fazer uma engenharia em um ponto so não resolve e nem alivia....
se por esse cebolão a ventoinha so desliga com menos de 80C é uma situação q nunca vai acontecer, e depois de acionada realmente não vai desligar....precisa ver como foi feita a engenharia q pode ser q depois de desligado o carro essa ventoinha ainda se mantenha funcionando drenando bateria inutilmente....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
Ta entendi sobre a engenharia, porem devemos ajudar ela as vezes ainda mais quando você percebe que seu carro esta em perfeito
funcionamento e mesmo assim seu carro sobe a temperatura.
Então sim a ventoinha desliga 10 segundos depois que desligo o carro, então esta certo a gambi?
funcionamento e mesmo assim seu carro sobe a temperatura.
Então sim a ventoinha desliga 10 segundos depois que desligo o carro, então esta certo a gambi?
-
o carro não esta perfeito se sobe a temperatura, se sobe mais q deveria tem um problema, ai a engenharia toda pra tapear, sendo assim, não ta nada certo....certo seria resolver inicialmente corrigindo o q tem de errado, e não fazendo outra coisa errada pra tapear o primeiro erro....."ah mas não ta errado, desliga qnd desligo o carro", é mas qnd arma não para mais? ta certo isso?
vamos dizer, esta funcionando.....
vamos dizer, esta funcionando.....
-
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Tenho um tópico sobre Kit verão (não lembro o nome correto), mas a instalação funciona mais como um alarme/alerta, pois não atua dentro da faixa de trabalho do motor (+-92° a +- 98°C), ele funciona acima do limite superior, ou seja, com 99/100°C.
Se chegar a acionar o cebolão do meu kit, duas coisas acontecem:
1 - Liga (ou mantém ligada),a ventoinha maior com a velocidade alta.
2 - Acende um alarme luminoso (um dia vai também ser sonoro), no painel
Veja que o kit não foi instalado em substituição ao sistema normal e nem atua dentro da faixa de trabalho normal do motor...se acionou, é porque a engenharia projetada pelo fabricante não está funcionando em algum ponto...e preciso pesquisar a causa e fazer a correção necessária.
Condeno qualquer instalação, tipo kit verão, em substituição ou em paralelo (dentro da mesma faixa), ao sistema do fabricante.
Se chegar a acionar o cebolão do meu kit, duas coisas acontecem:
1 - Liga (ou mantém ligada),a ventoinha maior com a velocidade alta.
2 - Acende um alarme luminoso (um dia vai também ser sonoro), no painel
Veja que o kit não foi instalado em substituição ao sistema normal e nem atua dentro da faixa de trabalho normal do motor...se acionou, é porque a engenharia projetada pelo fabricante não está funcionando em algum ponto...e preciso pesquisar a causa e fazer a correção necessária.
Condeno qualquer instalação, tipo kit verão, em substituição ou em paralelo (dentro da mesma faixa), ao sistema do fabricante.
-
Ok entendi
Até que enfim alguém pode me informar algo, já voltei meu sistema para funcionar no sistema original, só coloque porque acho que
esta subindo muito a temperatura mesmo todos mecânicos falando que esta normal o funcionamento tenho receio de confiar e queimar junta de bobeira.
Meu carro esta acionando a ventoinha +- em 98 e depois de bem aquecido chega 100 ou seja no zero do 100 mas a ventoinha aciona normal não sei se esta correto esta é minha duvida.
amanha vou verificar se o sistema esta funcionando normal junto com o aparelho.
Mas valeu
Qto ao amigo engenheiro não me leve a mal mas não esto atras de aulas de engenharia pois se vc não tem como ajudar por favor.
Até que enfim alguém pode me informar algo, já voltei meu sistema para funcionar no sistema original, só coloque porque acho que
esta subindo muito a temperatura mesmo todos mecânicos falando que esta normal o funcionamento tenho receio de confiar e queimar junta de bobeira.
Meu carro esta acionando a ventoinha +- em 98 e depois de bem aquecido chega 100 ou seja no zero do 100 mas a ventoinha aciona normal não sei se esta correto esta é minha duvida.
Mas valeu
Qto ao amigo engenheiro não me leve a mal mas não esto atras de aulas de engenharia pois se vc não tem como ajudar por favor.
-
vc ainda não entender q eu falei umas 50 vezes q fez uma cagada, eu desisto pq nem desenhando.......mcf_marcelo escreveu:Ok entendi
Mas valeu
é por isso q adoro os espertos com suas brilhantes ideias q simplesmente *(&*&$%¨com tudo, igualzinho o autor do tópico ai, e não quer dar o braço a torcer da cagada q fez.....não espertão, o engenheiro de cagada é vc, não eu q to estragando um sistema super equilibrado....
é por isso q as vezes passo longos tempos sem entrar, pra não passar raiva....
-
Calmaê Marcelo, o SemControle tem razão ao falar das "engenharias" feitas ou por usuários ou por "mexânicos", pois de fato o sistema foi projetado e funciona bem...quando tudo está bem...mas aí colocam kit's, adaptações ou gambiarras, sem analisar o sistema original. A melhor opção é sempre corrigir o original, que é bom, mas às vezes falha e o prejuízo pode ser grande...
Se já é complicado opinar em um sistema complexo, sem ver/medir/avaliar, imagina com adaptações que não conhecemos como foi feita, sem esquema, valores, tensões, etc...!!!...mas vamos ao seu real problema, que é a elevação da temperatura...
A faixa normal de trabalho dos Corsas, para uma melhor performance e menor emissão de poluentes, vai de 90+-2°C até +-98°C...pode chegar aos 100°C? Pode...o que não pode é ficar lá ou passar e é pra isso que a ventilação forçada (ventoinha(s)) existe(em).
A temperatura está de fato subindo ou é um erro de leitura?
Se o seu motor tiver 2 sensores, primeiro temos que avaliar se o sensor específico do painel está informando corretamente (sim, sensores falham ou perdem as suas características...), a temperatura e também se o mostrador do painel não perdeu a sua calibragem...
Existem métodos técnicos para avaliar tanto o sensor quanto o mostrador e não é qualquer oficina que faz isto.
Se o seu motor tiver apenas 1 sensor, ele também pode ser avaliado tecnicamente pelo mesmo método, porém o mais comum é a sua substituição, que se não surtir efeito, não é ele e devemos retornar o velho e partir para outras análises...e não adianta colocar scaner, pois o scaner é um "papagaio", que repete o que a ECU está lendo do sensor...se o sensor estiver errado babou...pois irá enganar a ECU, e ela comandará o acionamento da(s) ventoinha(s) em temperaturas erradas (infelizmente sempre para mais), ou seja, se tinha que ligar a velocidade mais alta (ou 2), com 98°C, vai ligar com 100, 103, 105°C...vai depender do erro apresentado pelo sensor...mesmo assim, a temperatura tem que baixar, pois a (ou as) ventoinhas ligaram...vai demorar mais pra baixar, mas tem que baixar...caso o problema seja de desvio da característica do sensor.
Mas e se a temperatura continua alta? Aí deve-se partir para outras avaliações, como por ex.:
- a tampa do reservatório...ela pode não estar segurando a pressão...
-o fluxo do líquido do arrefecimento pode estar sendo menor devido a VT estar travando meio aberta, as aletas da bomba podem estar corroídas, o radiador pode estar com obstrução por detritos...
- o líquido do arrefecimento pode não estar na proporção indicada de aditivo...ou até sem aditivo...
- o fluxo de ar gerado pela(s) ventoinha(s), pode estar prejudicado por defeito (arrasto) na(s) mesma(s)...
-a colmeia do radiador pode estar com obstrução por sujeira ou amassada...
-a tensão que chega na(s) ventoinha(s), pode estar baixa (tensão baixa=menor velocidade=menor fluxo de ar), devido a relés ou conectores com mau contato...
- possível perda do líquido por vazamentos em conexões, tampões do motor, selo da bomba, suporte da VT...pela tampa, já dito acima...
- alguma fissura no cabeçote/junta...neste caso obrigatoriamente estará ocorrendo uma ou mais situações como: óleo na água, água no óleo, aumento absurdo de pressão no sistema (até com borbulhamento no expansor), água indo para a câmara de combustão...
Viu como a coisa é complexa? Muitos mecânicos, com pouco critério e/ou recursos em ferramental, instrumentos, saem trocando os vários itens envolvidos...uma hora acerta, mas seu bolso sofre...
Volta depois e diz pra gente qual foi a solução dada.
Se já é complicado opinar em um sistema complexo, sem ver/medir/avaliar, imagina com adaptações que não conhecemos como foi feita, sem esquema, valores, tensões, etc...!!!...mas vamos ao seu real problema, que é a elevação da temperatura...
A faixa normal de trabalho dos Corsas, para uma melhor performance e menor emissão de poluentes, vai de 90+-2°C até +-98°C...pode chegar aos 100°C? Pode...o que não pode é ficar lá ou passar e é pra isso que a ventilação forçada (ventoinha(s)) existe(em).
A temperatura está de fato subindo ou é um erro de leitura?
Se o seu motor tiver 2 sensores, primeiro temos que avaliar se o sensor específico do painel está informando corretamente (sim, sensores falham ou perdem as suas características...), a temperatura e também se o mostrador do painel não perdeu a sua calibragem...
Existem métodos técnicos para avaliar tanto o sensor quanto o mostrador e não é qualquer oficina que faz isto.
Se o seu motor tiver apenas 1 sensor, ele também pode ser avaliado tecnicamente pelo mesmo método, porém o mais comum é a sua substituição, que se não surtir efeito, não é ele e devemos retornar o velho e partir para outras análises...e não adianta colocar scaner, pois o scaner é um "papagaio", que repete o que a ECU está lendo do sensor...se o sensor estiver errado babou...pois irá enganar a ECU, e ela comandará o acionamento da(s) ventoinha(s) em temperaturas erradas (infelizmente sempre para mais), ou seja, se tinha que ligar a velocidade mais alta (ou 2), com 98°C, vai ligar com 100, 103, 105°C...vai depender do erro apresentado pelo sensor...mesmo assim, a temperatura tem que baixar, pois a (ou as) ventoinhas ligaram...vai demorar mais pra baixar, mas tem que baixar...caso o problema seja de desvio da característica do sensor.
Mas e se a temperatura continua alta? Aí deve-se partir para outras avaliações, como por ex.:
- a tampa do reservatório...ela pode não estar segurando a pressão...
-o fluxo do líquido do arrefecimento pode estar sendo menor devido a VT estar travando meio aberta, as aletas da bomba podem estar corroídas, o radiador pode estar com obstrução por detritos...
- o líquido do arrefecimento pode não estar na proporção indicada de aditivo...ou até sem aditivo...
- o fluxo de ar gerado pela(s) ventoinha(s), pode estar prejudicado por defeito (arrasto) na(s) mesma(s)...
-a colmeia do radiador pode estar com obstrução por sujeira ou amassada...
-a tensão que chega na(s) ventoinha(s), pode estar baixa (tensão baixa=menor velocidade=menor fluxo de ar), devido a relés ou conectores com mau contato...
- possível perda do líquido por vazamentos em conexões, tampões do motor, selo da bomba, suporte da VT...pela tampa, já dito acima...
- alguma fissura no cabeçote/junta...neste caso obrigatoriamente estará ocorrendo uma ou mais situações como: óleo na água, água no óleo, aumento absurdo de pressão no sistema (até com borbulhamento no expansor), água indo para a câmara de combustão...
Viu como a coisa é complexa? Muitos mecânicos, com pouco critério e/ou recursos em ferramental, instrumentos, saem trocando os vários itens envolvidos...uma hora acerta, mas seu bolso sofre...
Volta depois e diz pra gente qual foi a solução dada.
- Adrianno Sakamoto
- :: GL ::
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
Esses dias tem feito um calor bravo... com meu Wind tem funcionado normalmente o sistema de arrefecimento. Ventoínha liga com o marcador nos 95º (100º no radiador) e desliga aos 92º (95º no radiador). Com ajuda da Válvula Termostática o motor é mantido em sua temperatura operacional de 90º. Corsa opera em temperaturas altas, é normal. Minha opinião a respeito: Retirar o kit e manter a manutenção do sistema de arrefecimento em dia.
-
Bom, eu fui na oficina aqui perto pra retirar os vazamentos, mas como mandei lavar o motor e não rodei muito, os merejos de óleo sumiram e o cara, muito corretamente, me pediu pra rodar um pouco mais para que seja verificado os pontos corretos...
Acabei descobrindo o meu tópico sobre "kit verão"....> http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=97597
Tem muita informação técnica e um pouco complicada para leigos, mas recomendo a leitura...
Acabei descobrindo o meu tópico sobre "kit verão"....> http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=97597
Tem muita informação técnica e um pouco complicada para leigos, mas recomendo a leitura...
-