Conseguiu testar a última versão do programa que grava a distância percorrida, do dia 21?gui_srs escreveu:Robson,robsonlobinho escreveu: Nao entendi a parte que e conectada no negativo do lm358, nao sei o que e aquele componente 10 k que parece um resistor e aquele valor 2,9 v tambem nao entendi
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Desconsidere aquele 2,9v. Foi só uma referencia da tensão que deverá ter ali naquele ponto. Esses valores de 10k são sim resistores. o "-" (menos) ali do 358 não é referente ao negativo da alimentação e sim da porta de entrada "-" (menos) do componente.
Ah, inclusive, como vc pode ver, existem 2 resistores de 10k ali naquele ponto. Se vc quiser pode remover o 10k que está diretamente ligado ao 358 pois não é obrigatório ter ele ali, apenas o 10k aonde entra o 12v constante.
[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
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Re: RE: Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID
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E ai Cansei, joia?cansei escreveu: Conseguiu testar a última versão do programa que grava a distância percorrida, do dia 21?
Consegui sim cara, inclusive estou rodando com ela no carro e parece estar funcionando OK.
Tá com uma pequena diferença do odometro do painel (zerei os dois juntos) mas deve ser detalhe da calibração. Pois o velocimetro digital marca uns 2~3 km/h a menos do que no painel. Deve ser devido a isso. No painel está registrado nesse momento 31,2km e no DT está registrado 30,3km.
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Ah legal. Coloquei uma versão nova no google drive hoje, agora está gravando o tempo também.gui_srs escreveu:E ai Cansei, joia?
Consegui sim cara, inclusive estou rodando com ela no carro e parece estar funcionando OK.
Tá com uma pequena diferença do odometro do painel (zerei os dois juntos) mas deve ser detalhe da calibração. Pois o velocimetro digital marca uns 2~3 km/h a menos do que no painel. Deve ser devido a isso. No painel está registrado nesse momento 31,2km e no DT está registrado 30,3km.
Dando tudo certo vai dar pra montar a velocidade média total e o consumo médio total, e aí depois fazer a autonomia.
Estou testando também a comunicação via bluetooth com smartphone android pra uma possível integração, mas por enquanto é so teste mesmo.
Posso até vender mas não é só chegar e instalar no carro. A primeira coisa que precisa fazer é mandar desbloquear o seu TID (a maioria é bloqueado) em alguma concessionária ou com o cara no mercado livre que eu deixei o link no texto do tutorial. Depois disso precisa providenciar uma chave de limpador de para-brisa com botões.eldiberto escreveu:Cansei, vc vende esse projeto pronto? So chegar e instalar no carro?
Essas coisas eu não tenho como fazer então prefiro que o próprio dono do carro vá atrás pq da chave por ex. se o seu corsa tem BCM vc vai precisar fazer a mesma gambiarra que eu fiz e se o seu corsa for um sedan, a chave que vc precisa comprar não precisa ter a função do limpador traseiro.
Depois que vc for atrás dessas coisas, aí sim da pra vc pegar o projeto pronto e instalar.
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Esqueci de comentar sobre o resto. Acho que é calibração sim, o detalhe é que a calibração do velocimetro digital está separada da calibração de distância. Se vc calibrar a distância ainda vai precisar calibrar o velocimetro e vice-versa.gui_srs escreveu:Tá com uma pequena diferença do odometro do painel (zerei os dois juntos) mas deve ser detalhe da calibração. Pois o velocimetro digital marca uns 2~3 km/h a menos do que no painel. Deve ser devido a isso. No painel está registrado nesse momento 31,2km e no DT está registrado 30,3km.
Fiz assim pois pelo menos no meu carro não deu pra deixar os dois com uma calibração só. Quando calibrava um o outro ficava ruim.
Não sei se o painel do carro da um tratamento diferente pra cada um, já ouvi falar que as montadoras fazem o painel marcar uma velocidade maior do que a real de propósito mas não sei até que ponto isso é verdade.
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Cansei, na verdade meu corsa é corsa b 97, intaum eu vi esse post seu achei legal, o tid eu vou ter q comprar o BCM meu não tem intaum deve ser mais fácil instalar. teria como instalar nele?
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E aí Cansei!cansei escreveu: Ah legal. Coloquei uma versão nova no google drive hoje, agora está gravando o tempo também.
Dando tudo certo vai dar pra montar a velocidade média total e o consumo médio total, e aí depois fazer a autonomia.
Estou testando também a comunicação via bluetooth com smartphone android pra uma possível integração, mas por enquanto é so teste mesmo.
Já gravei a ultima versão no meu carro e assim que sair com ele vou começar os testes.
Parece que está perto da conseguir gravar tudo que precisa na eeprom.
Só curiosidade, o que seria essa integração para Smartphone? Comandar o PC de bordo pelo celular? Bem legal.
cansei escreveu: Esqueci de comentar sobre o resto. Acho que é calibração sim, o detalhe é que a calibração do velocimetro digital está separada da calibração de distância. Se vc calibrar a distância ainda vai precisar calibrar o velocimetro e vice-versa.
Fiz assim pois pelo menos no meu carro não deu pra deixar os dois com uma calibração só. Quando calibrava um o outro ficava ruim.
Não sei se o painel do carro da um tratamento diferente pra cada um, já ouvi falar que as montadoras fazem o painel marcar uma velocidade maior do que a real de propósito mas não sei até que ponto isso é verdade.
Então cara, eu consegui até deixar o velocimetro marcando igual o ponteiro do painel. Mas ainda não tinha mexido na Fator Distância.
Só que a Distancia continua marcando diferente, pra falar verdade até piorou um pouco (tá marcando ainda menos, coisa de 2km de diferença). Eu não tenho muita noção do tanto que devo mexer na FatorDist.
Estava em 1.0650, eu acabei de aumentar para 1.0750 para ver. O que vc me diz?
Vc conseguiu acertar esse detalhe no seu carro?
Abraços.
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Tem. A única observação é que vc provavelmente vai precisar fazer a mesma coisa que o robsonlobinho fez pra conseguir o sinal de velocidade/distância.eldiberto escreveu:Cansei, na verdade meu corsa é corsa b 97, intaum eu vi esse post seu achei legal, o tid eu vou ter q comprar o BCM meu não tem intaum deve ser mais fácil instalar. teria como instalar nele?
Legal.gui_srs escreveu:E aí Cansei!
Já gravei a ultima versão no meu carro e assim que sair com ele vou começar os testes.
Parece que está perto da conseguir gravar tudo que precisa na eeprom.
Só curiosidade, o que seria essa integração para Smartphone? Comandar o PC de bordo pelo celular? Bem legal.
Por enquanto eu to brincando de mente aberta mas poderia ser comandar pelo smartphone, ou deixar o celular mostrando os dados que o arduino ta lendo, fazer tipo um configurador pra mudar o texto de boas vindas e os fatores sem precisar pegar um notebook e ficar compilando sketch, da pra fazer várias coisas... O que ta ganhando mais força na minha cabeça é fazer o arduino exibir no TID as notificações do celular, tipo quando chega e-mail, SMS, mensagem do whatsapp, facebook, bateria fraca, etc... aí o celular mandaria essa informação pro arduino via bluetooth e ele exibiria no TID. Seria um complemento ao pareamento do smartphone com o som.
Mandar palavras do smartphone pro arduino eu já consegui, agora quero ver a parte das notificações...
Quanto vc rodou pra dar essa diferença de 2 km?gui_srs escreveu:Então cara, eu consegui até deixar o velocimetro marcando igual o ponteiro do painel. Mas ainda não tinha mexido na Fator Distância.
Só que a Distancia continua marcando diferente, pra falar verdade até piorou um pouco (tá marcando ainda menos, coisa de 2km de diferença). Eu não tenho muita noção do tanto que devo mexer na FatorDist.
Estava em 1.0650, eu acabei de aumentar para 1.0750 para ver. O que vc me diz?
Vc conseguiu acertar esse detalhe no seu carro?
Pra não dar muita discrepância acho que aumentar em 0,01 é uma boa mas seria bom saber o quanto vc rodou pra ter noção do tamanho do erro. Um erro de 2 km em 100 km rodados é um coisa, já 2 km em 10 é outra história.
No meu carro a diferença está pequena. Eu fiz uma tabela no excel e fui registrando os dados pra me ajudar a descobrir o melhor fator possível:
Código: Selecionar todos
Hodometro carro | Arduino | Diferença | Fator usado
17,5 | 16,8 | -0,7 | 1,05
18,1 | 18,4 | 0,3 | 1,09375
2,4 | 2,5 | 0,1 | 1,09
17,5 | 17,9 | 0,4 | 1,09
18 | 19 | 1 | 1,09
17,5 | 17,2 | -0,3 | 1,065
18,1 | 18,3 | 0,2 | 1,065
17,5 | 17,6 | 0,1 | 1,065
18,1 | 17,8 | -0,3 | 1,065
17,5 | 17,4 | -0,1 | 1,065
18 | 18,3 | 0,3 | 1,065
Pra testar eu sugiro vc fazer mais ou menos desse jeito, rode pelo menos uns três "sprints" de uns 20 km com o mesmo fator de distância pra gente ver melhor a margem de erro. Vai postando os resultados que aí a gente vai acertando o fator.
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robsonlobinho , cansei .
Bom dia, meu pai tem um monza, e o velocimentro e pelo cabo tambem, porem no pinhao que liga na caixa de marcha tem um sensor junto, seria a saida do cabo de marcha mais 3 fios que funciona com sensor de velocidade/roação.
Bom dia, meu pai tem um monza, e o velocimentro e pelo cabo tambem, porem no pinhao que liga na caixa de marcha tem um sensor junto, seria a saida do cabo de marcha mais 3 fios que funciona com sensor de velocidade/roação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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eldiberto escreveu:robsonlobinho , cansei .
Bom dia, meu pai tem um monza, e o velocimentro e pelo cabo tambem, porem no pinhao que liga na caixa de marcha tem um sensor junto, seria a saida do cabo do velocimentro mais 3 fios que funciona com sensor de velocidade/roação.
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