[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por cansei »

Vamos por partes
srgmn escreveu:No corsa B (corsa Wind 2000), tem sensor de velocidade? De onde se pega o sinal?
Não sei dizer, precisava descobrir em que ano a GM começou a adotar o sensor eletrônico no lugar do cabo. Pra descobrir se tem ou não o sensor, sugiro ver no seu carro ali atrás do câmbio se ele está lá ou não. Se guie pelas fotos que eu coloquei aqui no tutorial, se o seu carro tiver, ele vai estar no mesmo lugar que o do meu carro.

No caso de não ter, você poderia comprar um módulo de GPS pro arduino e usar a velocidade que ele informa.
srgmn escreveu:E o meu Wind 2000, será q ele tem o chicote do tid? Onde procuro por ele?
Deve estar próximo do chicote do som.

O chicote do som do seu carro deve ter um conector igual a esse da foto. Veja que são 3 conectores juntos. Veja no do seu carro se tem algum fio saindo do conector maior. Se tiver, siga ele que você deve achar o chicote do TID. Se não tiver nenhum fio saindo dele, seu carro não tem o chicote.
Imagem
srgmn escreveu:E se não tiver, de qual lugar eu pego os sinais?
Os sinais você precisa pegar direto do motor, igual eu fiz, independente do seu carro ter ou não o chicote do TID.
O resto, tipo 12V, pós-chave e terra, esses você pode pegar do chicote do som.

O meu carro originalmente não tinha o chicote. Pro TID funcionar eu peguei esses 3 fios do chicote do som.


AlexSGP
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Quarta-feira 23 2016f Março 2016 09:25:19 PM
Localização: São João de Meriti - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por AlexSGP »

Beleza Cansei?

Enfim chegou minhas ferias e vou tentar fazer o reverso da comunicação, lendo a biblioteca consegui pegar resposta dos pulsos do MRQ, SDA e SCL, mas na hora da comunicação I2C ainda não rola, mas estou chegando lá!

Com o display gráfico a imaginação é o limite, mas se eu não conseguir ler o que vem do radio não vai ficar legal, todo o resto e fácil principalmente com o que vc já postou.

Obrigado!


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Legal. Acho que esses links podem te ajudar:

http://wiki.carluccio.de/index.php/Opel_TID
http://wiki.carluccio.de/images/7/7a/Tid-protokoll.pdf

Estão em alemão mas vc pode abrir pelo google translate.

Pra te servir de inspiração:
https://translate.google.com.br/transla ... t=&act=url


robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Cansei (textfinal,254) o que seria o 254 ??

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk


leoeconoflex
:: Moderador ::
Mensagens: 919
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Abril 2008 02:38:34 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por leoeconoflex »

Cansei;

Parabéns pela dedicação!
Postagens de alto nível!

Com certeza vou criar coragem e fazer no meu!

Abraços!
Clique para ver o tópico completo:
Imagem


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

robsonlobinho escreveu:Cansei (textfinal,254) o que seria o 254 ??
Quando você manda o TID exibir um texto maior que os 10 caracteres da tela, ele começa a rolar. Esse número é a velocidade que o texto rola.

0 é a velocidade mais lenta e 255 a mais rápida.
leoeconoflex escreveu:Cansei;

Parabéns pela dedicação!
Postagens de alto nível!

Com certeza vou criar coragem e fazer no meu!

Abraços!
Obrigado.
Ia mostrar pra vocês lá no encontro mas como eu ainda tava com o roubo do meu som na cabeça acabei esquecendo.


unBond
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 23 2016f Maio 2016 11:04:09 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por unBond »

fiz o cadastro para parabenizar o trabalho. Com o preço proibitivo do mid, e seu reparo custa muito caro, eu proponho criarmos um projeto para criarmos uma interface para usar outro tipo de tela, ou até mesmo via blutooth no próprio celular, animam?
Astra SS


robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Consegui usando um lcd 16x2,agora vou tentar aumentar algumas funções, Cansei muito obrigado,sem os seus códigos acho que seria impossível kkk

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk


gui_srs
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Quinta-feira 19 2016f Maio 2016 05:31:31 PM
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

Olá amigos do CorsaClube.

E aí, Cansei! Sou o Guilherme que tava batendo um papo contigo no Youtube pelos comentarios do seu video.

Resolvi fazer o cadastro e postar direto por aqui pois é mais interessante centralizar as informações para todos que acompanham o projeto.

Rapaz, hoje consegui desbloquear meu TID numa concessionária da cidade vizinha. Aqui na região é muito complicado alguém que saiba fazer algo alem do 'feijão com arroz'. Tive que tentar nuns dois lugares até conseguir uma alma caridosa que topasse colocar a mão na massa.

O técnico nunca tinha feito o trabalho e me pediu para levar o carro para tentarmos. Cheguei lá o cara me atendeu na maior boa vontade e fomos lá ligar o Tech2 (muito bacana por sinal) no meu Astra. Eu fiquei ao lado o tempo todo e acabamos descobrindo juntos onde é feita a ativação do TID para rádio. Lá na sessão "Display de Infomarções Triplas" tem uma opção de "Programação", e lá tem a opção de "Visor do Rádio" que estava inativa, entre outros parâmetros que aparecem. Sei que colocamos para programar e ele pediu um código, que já estava digitado no campo por padrão, Código 501. Demos 'Enter' lá e foi feita a programação. Após religarmos a ignição, olhamos os parâmetros do TID novamente e lá apareceu a função "Visor do Rádio" como 'ativado', entre outras funções que antes estavam desativadas, apareceram ativas. Ou seja, tudo parecia já estar OK. Mas, como não tinha jeito de testar ali na hora, o cara me disse para fazer o teste depois. E o melhor, o cara não me cobrou NADA por isso.
Pois bem, saí de lá, liguei o meu aparelho de som (nem tinha pensado nisso), e tcharam! A data sumiu. hahaha. Ou seja, sucesso! Cheguei em casa sorrindo de orelha a orelha. heheh.

O Arduino chega essa semana. E já quero dar andamento no projeto.

Ah, duas questões:
-Há alguma maneira de manter os parametros calculados anteriormente 'gravados' no Arduino? Tipo, para manter todas as informações mesmo depois de desligar o carro. Para religar e as informações continuarem lá. Vc chegou a verificar isso? Se fosse o caso até manter o Arduino 'ligado' o tempo todo (dependendo do consumo). Isso eu acho muito importante.

-No caso dos fios que serão puxados, eu posso puxar direto da ECU ao invés de puxar do bico injetor? Há alguma diferença? Vc sabe a pinagem? O calculo de consumo depende deste fio, certo? E no caso do sensor de velocidade, há algum outro lugar que possa ser alcançado? (talvez na própria ECU?).

Desculpe tantas perguntas, estou ansioso para dar andamento. Heheh.
Abraço!


Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

srgmn escreveu:No corsa B (corsa Wind 2000), tem sensor de velocidade? De onde se pega o sinal? E o meu Wind 2000, será q ele tem o chicote do tid? Onde procuro por ele? E se não tiver, de qual lugar eu pego os sinais?
Se já tiver o chicote do TID, tenta pegar do fio azul/vermelho


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”