[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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JulioAraujo
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Mensagem por JulioAraujo »

O meu é um EFI 1.4 ano 1995, estou usando ele diariamente agora, circuito misto rodovia x cidade, com morros e etc, media feita hoje: 11.5 km por litro usando só aditivada, andando sozinho sem judiar do carro, ar sendo usado de vez em quando.

Acho que não passa disso pelo ano dele e pelas manutenções pendentes.
Corsa Hatch 1995 GL - Gran Luxo - Engine C14NZ 1.4 60cv | 11,1 kgfm N.m @ 2800 rpm
A saga da manutenção:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... sc&start=0
joaoeuyara
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Mensagem por joaoeuyara »

Galera, Necessito de ajuda, dicas, sugestões, enfim, algo que me ajude a resolver esse problema!!!
Classic 2011 com alto consumo de combustível. 65 mil KM rodados.
Serviços já realizados;
Troca das Sondas Lambdas (Originais GM)
Troca de Velas e Cabos de Velas (NGK)
Troca de Correia Dentada e Polia, do Alternador também
Troca de Filtros de Combustível, de Ar e de Cabine
Troca de óleo normal
Sistema de arrefecimento com aditivo Valeo
Limpeza de Bicos, vazão OK
Troca do sensor de temperatura. (Original GM)
Carro consome em média 7KM\Litro de Gasolina e 5KM\Litro de álcool em uso alternado de ar ligado e desligado, 60% com ar ligado. Nada falha, motor normalíssimo, valente, Já passou scanner umas cinco ou seis vezes e nada cosntatado. Carro de uma hora pra outra apresentou esse misterioso problema, não sei mais o que fazer!!
Me ajudem, por favor!!!
awaked
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Mensagem por awaked »

joaoeuyara, ajudamos, mas precisa achar um mecânico que te ajude... tá certo que esses itens são de manutenção... mas começa descobrindo com scaner qual a relação ar combustível o motro está usando, pode estar travado em etanol e verificar o tempo de injeção dos bicos, além de verificar se os valores informados pelo sensor de temperatura estão corretos.

Scaner não é só pra ver erro, infelizmente muitos mecânicos não sabem verificar parâmetros. Já vi sensor de temperatura marcar negativo em dia quente com motor quente, o que seria impossível e não dava erro na injeção.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Tá com algum cheiro de combustível? O meu aqui tá fazendo esses 7km/l, mas no álcool. E uso bem o AC.
Trocou de posto? Se não, testou combustível de outro posto?

Quando vc diz que passou o scanner, foi só para a leitura de erros ou colocou em modo contínuo? As vezes algum sensor está trabalhando errado, mas dentro da faixa para não gravar erro na central.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
awaked
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Mensagem por awaked »

Tem o esquema do trajeto também, se o motor roda frio gasta bem mais, será que os trajetos não estão cirtos aí? Menos de 8 km... menos de 10 minutos...
joaoeuyara
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Mensagem por joaoeuyara »

leitura no scanner em modo continuo, verificando sempre os parâmetros de cada ítem, , aqui a temperatura normal é de 35 ou 40 graus em média, trajetos embora um pouco curtos, mas com duração um pouco longa, já fiz testes com esses parâmetros, de curto trajeto e motor sem esquentar o correto. Só uso gasolina aditivada em em um posto de confiança, meu irmão tem um Punto 2012 1.4, faz 9km\l e abastece nesse mesmo posto que eu, e ele ainda usa sempre o ar ligado, eu alterno entre ar ligado e desligado.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

Consumo vai alem de coisas de injecao, e motor "grande" nao significa exatamente gastao
Sai de 1.0 meu desde 0km q nunca fez 10km/l qnd original, pra um carro pesado e 1.6 q fazia 13km/l, hj c turbo no alcool ja dez 7.5km/l, o normal é fazer 6.5km/l, mas se fico acelerando faz 4km/l muito facil
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
joaoeuyara
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Mensagem por joaoeuyara »

carro 90% do tempo anda com duas pessoas e uma crianca de 3 anos, disse que era valente no sentido de que não tinha nenhum problema, não tenho o pé pesado e nem ando atrasado, acelero vez ou outra por conta do transito mesmo, mas em geral a direção é bem calma, além do que não troco muito as marchas, somente quando necessárias
awaked
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Mensagem por awaked »

joaoeuyara escreveu:leitura no scanner em modo continuo, verificando sempre os parâmetros de cada ítem, , aqui a temperatura normal é de 35 ou 40 graus em média, trajetos embora um pouco curtos, mas com duração um pouco longa, já fiz testes com esses parâmetros, de curto trajeto e motor sem esquentar o correto. Só uso gasolina aditivada em em um posto de confiança, meu irmão tem um Punto 2012 1.4, faz 9km\l e abastece nesse mesmo posto que eu, e ele ainda usa sempre o ar ligado, eu alterno entre ar ligado e desligado.
Tá, mas qual o valor da leitura dos parâmetros? Entende o que quero dizer?
Se o motor está quente o motor está perto dos 95º C.O sensor de temperatura está marcando 95º C? Ou está marcando menos? Tem que marcar perto de 95.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

pode marcar até 0°C q não vai dar erro, mas qq pessoa com bom senso entende q esta totalmente fora da realidade
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