Então na teoria (e pelo visto pratica tbm) é rezar pra não arranhar? hahaawaked escreveu:Nesse caso é porque parou fora do ponto quando desligou o carro. Os dentes ficam desalinhados pela falta de sincronia.JoaoGava escreveu:Mais um detalhe que me lembrei amisgos awaked e SemControle, isso acontece geralmente de manhã, quando ligo o carro. Então acredito que não seja inércia das engrenagens.
Deixo ele a noite parado em terreno plano, com freio de mão (bem) puxado e a alavanca em ponto morto.
Vou fazer o experimento de engatar a 1ª e depois a ré e ver se tem algum resultado positivo.
Novamente, obrigado pelas dicas povo!
[DÚVIDA] - Marcha Ré Arranhando
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 277
- Registrado em: Terça-feira 09 2013f Julho 2013 09:38:44 PM
- Localização: Criciúma - SC
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
(48)9914-0653 (Whatsapp / Tim)
https://www.facebook.com/JoaoGava
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=926241

https://www.facebook.com/JoaoGava
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=926241

- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
O esquema de engatar a primeira já alinha as engrenagens. Como as marchas para frente possuem anel sincronizador, ao engatar a marcha, já ajeita tudo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26950
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
rezar não, é infalível o método....
qnd tiver com mais tempo eu vou ver exatamente o nome das pecas envolvidas, mas até a questão de embrear e não soltar a embreagem tem parte fundamental nisso
qnd tiver com mais tempo eu vou ver exatamente o nome das pecas envolvidas, mas até a questão de embrear e não soltar a embreagem tem parte fundamental nisso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 277
- Registrado em: Terça-feira 09 2013f Julho 2013 09:38:44 PM
- Localização: Criciúma - SC
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
José Leal e SemControle, vamos ver então. Eu realmente desconhecia essa prática, vou testar ela essa semana, com base no que foi dito, acredito que realmente funcione!
(48)9914-0653 (Whatsapp / Tim)
https://www.facebook.com/JoaoGava
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=926241

https://www.facebook.com/JoaoGava
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=926241

- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Aprendi esse "macete" de engatar a 1ª na época do Monza, em 2008 e desde então, como tenho somente carros da GM, sigo esse esquema.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
É raro arranhar no meu, eu só espero. Piso, aguardo alguns segundos e engato. Bem difícil arranhar, raríssimo.
Agora se mal paro o carro e quero engatar a ré... aí arranha, melhor engatar a primeira e depois a ré que é garantido.
O jeito de usar a alavanca também ajuda, indo com calma e de forma macia ela entra tranquilo, mesmo que esteja desalinhada você engata e ela entra. Se for seco e duro na alavanca arranha mesmo. Tem gente que acha que a alavanca de marcha é equipamento de academia, acada troca uma forçada na alavanca.
Agora se mal paro o carro e quero engatar a ré... aí arranha, melhor engatar a primeira e depois a ré que é garantido.
O jeito de usar a alavanca também ajuda, indo com calma e de forma macia ela entra tranquilo, mesmo que esteja desalinhada você engata e ela entra. Se for seco e duro na alavanca arranha mesmo. Tem gente que acha que a alavanca de marcha é equipamento de academia, acada troca uma forçada na alavanca.
Editado pela última vez por awaked em Domingo 13 2014f Abril 2014 02:17:38 AM, em um total de 1 vez.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Mas saquem esse vídeo, explica bem certinho.SemControle escreveu:rezar não, é infalível o método....
qnd tiver com mais tempo eu vou ver exatamente o nome das pecas envolvidas, mas até a questão de embrear e não soltar a embreagem tem parte fundamental nisso
https://www.youtube.com/watch?v=LWmXWkr95nw
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 277
- Registrado em: Terça-feira 09 2013f Julho 2013 09:38:44 PM
- Localização: Criciúma - SC
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Agora tudo faz sentido na minha cabeça.
Sempre fui cuidadoso com o cambio, nada de patada, sempre esperei, mas de vez em qnd dava a "penteada", então menos mal, aparentemente é "esperado" mesmo que as vezes arranhe.
Sempre fui cuidadoso com o cambio, nada de patada, sempre esperei, mas de vez em qnd dava a "penteada", então menos mal, aparentemente é "esperado" mesmo que as vezes arranhe.
(48)9914-0653 (Whatsapp / Tim)
https://www.facebook.com/JoaoGava
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=926241

https://www.facebook.com/JoaoGava
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=926241

- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Awaked, mas a arranhada acontece mesmo com o carro parado, saindo do estacionamento.
Tem outra manha que ao engrenar a ré, se ela não entrar, deixa o carro em ponto morto, solta e pisa novamente na embreagem, que a marcha é engrenada facilmente.
Tem outra manha que ao engrenar a ré, se ela não entrar, deixa o carro em ponto morto, solta e pisa novamente na embreagem, que a marcha é engrenada facilmente.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Sim, tem essa manha também... também funciona.José Leal escreveu:Awaked, mas a arranhada acontece mesmo com o carro parado, saindo do estacionamento.
Tem outra manha que ao engrenar a ré, se ela não entrar, deixa o carro em ponto morto, solta e pisa novamente na embreagem, que a marcha é engrenada facilmente.
Sim, mesmo o carro parado o sistema não é estático. Se fosse nenhuma marcha precisaria de sincronizador.
No começo estranhei, mas ainda afirmo que muito vai da mão no câmbio, eu engato devagar a ré, dá pra sentir que quer enroscar mas engrena, certamente das vezes que isso acontece, se for engatar rapidamente vai enroscar/pentear/arranhar. Acho que a prática em dirigir carros com caixa seca ajuda também, se for devagar demais arranha, rápido demais arranha também... fora o tempo certo para a troca... no fim a percepção na alavanca ajuda agora quando engato a ré.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 17 Respostas
- 6378 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 5 Respostas
- 4523 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 5403 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 7 Respostas
- 7510 Exibições
-
Última mensagem por thiagohsm25
-
- 0 Respostas
- 4213 Exibições
-
Última mensagem por Jorge-Fiel
-
- 8 Respostas
- 1251 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 5482 Exibições
-
Última mensagem por CORSAmanco
-
- 6 Respostas
- 5591 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 13383 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 4924 Exibições
-
Última mensagem por sousaman