[DÚVIDA] - Rodas Aro 15 - Consumo

Quer saber alguma informação sobre algum tipo de roda ou como instalar spoilers, aerofólios, pára-choques no seu Corsa? Aqui é o lugar certo!
Responder
GilsinhoGT
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 29 2013f Dezembro 2013 10:55:17 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Rodas Aro 15 - Consumo

Mensagem por GilsinhoGT »

Pessoal, bom dia!

Tenho um Classic 2009 VHCE 1.0 com rodas 13" de ferro (originais).

Estou querendo colocar um jogo de rodas aro 15 do Astra Sunny.. mas minha dúvida é com relação ao consumo. Vocês que possuem rodas 15" no corsa, o que dizem sobre isso?


valeu
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

eu tambem tenho roda original aro 13 com pneu 165/70.. mas acredito que o que conta é o diâmetro externo do CONJUNTO.... ou seja roda maior vc compensa neu com perfil menor ai o diametro externo fica igual (ou quase igual) do conjunto aro 13 com pneu de perfil "gordo" vai dar na mesma.. ou estou enganado?
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Raphael, vc está certo. O ideal é aumentar o diâmetro da roda e diminuir o perfil do pneu.

Para o Classic, as medidas ideais dos pneus são 195/45 R15 ou 185/50 R15
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
GilsinhoGT
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 29 2013f Dezembro 2013 10:55:17 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GilsinhoGT »

Entendi... no caso muda também no peso, o que influencia no consumo, não é isso?
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

GilsinhoGT escreveu:Entendi... no caso muda também no peso, o que influencia no consumo, não é isso?
peso igualzinho igualzinho nao vai ficar... mas se for pensar que as rodas 13 originais sao de ferro e vc vai colocar uma de liga leve... capaz que fique mais leve até
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tem que pesar isso aí, eu já acho que roda de ferro 13 é mais leve do que 15 de alumínio... chutão mesmo. Some a isso o pneu maior e mais largo... o conjunto 15 deve pesar mais. Seria uma ótima alguém realmente pesar isso e verificar.

Calculadora pra acertar o diâmetro correto do conjunto: http://www.paulosoares.net/tyresize.htm
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

awaked escreveu:Tem que pesar isso aí, eu já acho que roda de ferro 13 é mais leve do que 15 de alumínio... chutão mesmo. Some a isso o pneu maior e mais largo... o conjunto 15 deve pesar mais. Seria uma ótima alguém realmente pesar isso e verificar.

Calculadora pra acertar o diâmetro correto do conjunto: http://www.paulosoares.net/tyresize.htm
Fui dar uma pesquisada e vc está certo mesmo Awaked... as de liga leve pesam mais que as de aço.


“Como o desenho das rodas de liga leve é bastante sofisticado, a estrutura precisa ser reforçada para proporcionar segurança a motorista e passageiros. Por causa disso, usar uma quantidade maior de material é inevitável. É por isso que, em geral, as rodas feitas de liga leve pesam mais”, diz o engenheiro.

http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... 42,00.html


abraços
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

se bem que...


Roda de liga é mais leve?
Na balança, a roda de liga leva vantagem sobre a de aço: é, em média, 15% mais leve. Porém essa diferença pode chegar a 50% no caso de modelos maiores utilizados em supercarros ou bólidos de competição.

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 8059.shtml



vish... só pesando mesmo as duas pra saber kkkk
Avatar do usuário
radiohead
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Terça-feira 19 2013f Fevereiro 2013 09:45:15 PM
Localização: Fraiburgo - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radiohead »

raphael.mendes, Dá para entender que no caso, é em média 15% mais leve sendo do mesmo aro. Como você vai passar do aro 13 para 15 vai ser mais pesada sim.

Também tenho essa dúvida no quanto influencia no consumo, mas creio que não deve aumentar consideravelmente. ( Baseado na minha opinião claro, sem base técnica alguma :) )
Classic Life VHC-E 09 Standard: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=91490
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

radiohead escreveu:raphael.mendes, Dá para entender que no caso, é em média 15% mais leve sendo do mesmo aro. Como você vai passar do aro 13 para 15 vai ser mais pesada sim.

Também tenho essa dúvida no quanto influencia no consumo, mas creio que não deve aumentar consideravelmente. ( Baseado na minha opinião claro, sem base técnica alguma :) )
Certíssimo, a comparação deve ser feita entre as mesmas medidas de aro.

Esse peso da roda no consumo será mínimo. A maior diferença vai estar na largura maior de um pneu que, por exemplo, seria originalmente 175 e passaria pra 195 de largura. Se o diâmetro for respeitado conforme calculador acima, não vai pesar mais pro motor o "aumento" da roda. Vai pesar só o aumento de atrito com o chão.

Resumindo, 3 coisas podem pesar pro motor e aumentar o consumo:
- Diâmetro do conjunto.
- Peso do conjunto.
- Área de atrito.

Se desrespeitarmos os 3 ferrou, pesa e aumenta o consumo... se respeitarmos e não bancarmos os exagerados as variáveis serão praticamente desprezíveis e é só alegria.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Acessórios, Rodas e Personalização”