awaked escreveu:Como eu havia prometido, vamos aos números (principais) de uma viagem que totalizou pouco mais de 4000 km.
Observações importantes:
- A saída se deu com tanque cheio.
- Todos os abastecimentos foram apenas até o automático da bomba.
- Vou tentar explicar cada situação por trecho.
- Procurei abastecer nos postos mais caros pelo caminho.
- Pneus calibrados com 2 libras a mais do que o indicado no manual do carro.
1ª abastecida:
552,9 km rodados.
30,172 litros abastecidos.
Média: 18,325 km/l.
Obs: Rodovia deserta e com pedágios e velocidade entre 85~95 km/l.
2ª abastecida:
472,8 km rodados.
30,879 litros abastecidos.
Média: 15,311 km/l.
Obs: Ainda um pouquinho de pedágio, tráfego maior e vários passeios/paradas em pequenas cidades. Continuei mantendo a velocidade quando em rodovia entre 85~95 km/h.
3ª abastecida:
501,2 km rodados.
29,112 litros abastecidos.
Média: 17,216 km/l.
Obs: Sem pedágios, tráfego reduzido. Aqui já na BR-163 no MS. Velocidade 85~95 km/h.
4ª abastecida:
382,5 km rodados.
21,952 litros abastecidos.
Média: 17,424 km/l.
Obs: Ainda na BR-163 rumo ao norte do país. Velocidade 85~95 km/h.
5ª abastecida:
448,3 km rodados.
29,351 litros abastecidos.
Média: 15,273 km/l.
Obs: Velocidade mais alta quando possível 110 km/h. Aqui também foi o ponto mais longe da viagem onde ficamos alguns dias visitando parentes e amigos.
6ª abastecida:
398,9 km rodados.
24,99 litros abastecidos.
Média: 15,962 km/l.
Obs: Sem pedágios. Um resto de passeio e já trilhando o Sul do Brasil. Velocidade 90~100 km/h. Tráfego moderado.
7ª abastecida:
520,3 km rodados.
34,598 litros abastecidos.
Média: 15.038 km/l.
Obs: Tráfego moderado. Velocidade 100~105 km/h. Sem pedágios.
8ª abastecida:
431,8 km rodados.
25,642 litros abastecidos.
Média: 16,839 km/l.
Obs: Menor tráfego, velocidade entre 90~100 km/h. Parte sem e parte com pedágio.
9ª abastecida (quando cheguei de viagem a noite mesmo antes de parar em casa)/b]
366,4 km rodados.
25,321 litros abastecidos.
Média 14,470.
Obs: Sabedor que chegaria em casa, rodovia com pedágio, mantendo velocidade de 110 km/h passando um pouquinho em alguns momentos e rodovia com movimento moderado.
Minhas conclusões.
- Velocidades mais altas, mesmo que pouco mais altas, aumentam de forma importante o consumo de combustível.
- O tráfego altera o consumo, com maior tráfego são mais ultrapassagens, mais reduções de marcha.
- Não me arrependi de procurar postos mais caros, a grande maioria foi em postos BR. Pelo caminho fomos constantemente aconselhados a evitar alguns postos, por acaso mais baratos.
- Ouvi falar sobre gasolina formulada e fui alertado a não abastecer com ela. Preciso pesquisar o assunto.
Eu avisei, alguns ficarão alegres e outros chorarão. Agora é aguardar a reação da galera.
Impressionantes esses números, awaked!
Fiz uma viagem para Maceió-AL em abril, total 1300 km rodados, o consumo variou de 13,5 a 13,95 km/l! Porém as condições foram um pouco diferente das suas:
- Velocidade 100 a 110 km/h;
- Ar ligado 100% do tempo (vc estava de ar ligado?);
- Muitas reduções para ultrapassagem (trânsito em geral moderado, metade do trecho pista dupla, metade pista simples).
Para efeito de comparação, ano passado fiz a mesma viagem no C3 1.4 da minha noiva, e cheguei a fazer 14,5 km/l pisando mais.