[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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fabio_mendes
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Mensagem por fabio_mendes »

awaked escreveu:Como eu havia prometido, vamos aos números (principais) de uma viagem que totalizou pouco mais de 4000 km.

Observações importantes:
- A saída se deu com tanque cheio.
- Todos os abastecimentos foram apenas até o automático da bomba.
- Vou tentar explicar cada situação por trecho.
- Procurei abastecer nos postos mais caros pelo caminho.
- Pneus calibrados com 2 libras a mais do que o indicado no manual do carro.

1ª abastecida:
552,9 km rodados.
30,172 litros abastecidos.
Média: 18,325 km/l. :shock: :D
Obs: Rodovia deserta e com pedágios e velocidade entre 85~95 km/l.

2ª abastecida:
472,8 km rodados.
30,879 litros abastecidos.
Média: 15,311 km/l.
Obs: Ainda um pouquinho de pedágio, tráfego maior e vários passeios/paradas em pequenas cidades. Continuei mantendo a velocidade quando em rodovia entre 85~95 km/h.

3ª abastecida:
501,2 km rodados.
29,112 litros abastecidos.
Média: 17,216 km/l.
Obs: Sem pedágios, tráfego reduzido. Aqui já na BR-163 no MS. Velocidade 85~95 km/h.

4ª abastecida:
382,5 km rodados.
21,952 litros abastecidos.
Média: 17,424 km/l.
Obs: Ainda na BR-163 rumo ao norte do país. Velocidade 85~95 km/h.

5ª abastecida:
448,3 km rodados.
29,351 litros abastecidos.
Média: 15,273 km/l.
Obs: Velocidade mais alta quando possível 110 km/h. Aqui também foi o ponto mais longe da viagem onde ficamos alguns dias visitando parentes e amigos.

6ª abastecida:
398,9 km rodados.
24,99 litros abastecidos.
Média: 15,962 km/l.
Obs: Sem pedágios. Um resto de passeio e já trilhando o Sul do Brasil. Velocidade 90~100 km/h. Tráfego moderado.

7ª abastecida:
520,3 km rodados.
34,598 litros abastecidos.
Média: 15.038 km/l.
Obs: Tráfego moderado. Velocidade 100~105 km/h. Sem pedágios.

8ª abastecida:
431,8 km rodados.
25,642 litros abastecidos.
Média: 16,839 km/l.
Obs: Menor tráfego, velocidade entre 90~100 km/h. Parte sem e parte com pedágio.

9ª abastecida (quando cheguei de viagem a noite mesmo antes de parar em casa):[/b]
366,4 km rodados.
25,321 litros abastecidos.
Média 14,470.
Obs: Sabedor que chegaria em casa, rodovia com pedágio, mantendo velocidade de 110 km/h passando um pouquinho em alguns momentos e rodovia com movimento moderado.

Minhas conclusões.
- Velocidades mais altas, mesmo que pouco mais altas, aumentam de forma importante o consumo de combustível.
- O tráfego altera o consumo, com maior tráfego são mais ultrapassagens, mais reduções de marcha.
- Não me arrependi de procurar postos mais caros, a grande maioria foi em postos BR. Pelo caminho fomos constantemente aconselhados a evitar alguns postos, por acaso mais baratos.
- Ouvi falar sobre gasolina formulada e fui alertado a não abastecer com ela. Preciso pesquisar o assunto.

Eu avisei, alguns ficarão alegres e outros chorarão. Agora é aguardar a reação da galera.


Impressionantes esses números, awaked!

Fiz uma viagem para Maceió-AL em abril, total 1300 km rodados, o consumo variou de 13,5 a 13,95 km/l! Porém as condições foram um pouco diferente das suas:
- Velocidade 100 a 110 km/h;
- Ar ligado 100% do tempo (vc estava de ar ligado?);
- Muitas reduções para ultrapassagem (trânsito em geral moderado, metade do trecho pista dupla, metade pista simples).

Para efeito de comparação, ano passado fiz a mesma viagem no C3 1.4 da minha noiva, e cheguei a fazer 14,5 km/l pisando mais.
Corsa hatch Maxx 1.4 2011/2012 Bege Desert

Fotos:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=91395


rafaelv..
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Mensagem por rafaelv.. »

Opa blz entao gostaria de saber se o consumo do meu corsa milenium 1.0 2002 está correto, sou de santos litoral de sp e costumo pegar o transito em horario de pico bom com o tanque cheio rodei 185km e o tanque está na metade bom ao certo não se sabe como está o tanque com certeza mais por cima está com 23 litros ja que o tanque tem capacidade de 46 litros e pelas contas está fazendo 8km/L esse consumo é normal ou esta gastando carro todo revisado sem ar e sem direção hidraulica vlw desde ja obrigado.


CJ
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Mensagem por CJ »

rafaelv.., seu carro deveria fazer uns 11~12 com gasolina. Mas essa sua forma de calcular está errada, vc não pode supor quanto tem de combustível no tanque. Faça o seguinte: encha o tanque, rode uns 50 Km e complete de novo. Veja quantos Km andou e quanto gastou de combustível, daí é só fazer a conta.


awaked
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Mensagem por awaked »

fabio_mendes, sem A/C. Apesar da região o clima estava frio, inclusive rodei com as janelas quase que o tempo todo completamente fechadas.

É bem isso que percebi, não adianta mais falar em "estrada" ou "cidade", depende de muita coisa.

rafaelv.., atente ao que o CJ falou... o medidor não é preciso. No meu carro por exemplo demora pra cair o ponteiro até a metade do marcador, mais pro fim ele despenca em poucos kilometros. Ou seja, marcador no meio não significa que tem apenas meio tanque em litros.


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Nilton Jr
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Mensagem por Nilton Jr »

O meu corsa faz em media 15 km/l na estrada andando na media de 100 a 120 km/h
Na cidade não fiz a media ainda...rsrs

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rafaelv..
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Mensagem por rafaelv.. »

[quote="CJ"]opa vlw pela resposta vou andar até o fim de semana e manda completar e refazer a conta vlw


joaocabral023
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Mensagem por joaocabral023 »

Prezados amigos.

Tenho um Corsa 1.4 premium 2008 mod 2009, estou com o bichinho ha um ano e de 3 meses pra cá começou a aparecer um problema que ainda nao consegui solucionar.

Antes de expor o problema quero registrar que meu carro nunca me deixou na mão, faço as manutenções de praxe em dia em oficinas de confiança, óleo, filtros, velas, cabos etc...

Mas de três meses pra cá venho enfrentando uma batalha para solucionar o problema de consumo muito elevado na gasolina bebendo mais que o alcool. (abasteço gasolina somente Supra ou Power da Sheel).

Começou quando estava na linha vermelha marcador do tanque pisando na reserva, estava no etanol, sai da linha vermelha e encontrei um posto BR mandei completar de Gasolina Supra, depois segui caminho ate minha casa.

ao colocar o carro na garagem estranhei um forte cheiro ruim, vindo do escape ou parte de baixo do motor, sei lá.

Conclusão, quando zerei o tanque (luzinha do tanque piscando) e fui reabastecer com gasolina de novo fiz os calculos e ví que só rendeu uma média de 7,5km por litro.

nesta reabastecida que fiz a média de consumo de novo 7,5km por litro na gasolina e quando peguei o carro a média ficava sempre entre 12,5 a 13,5 transito predominante uns 70% urbano e ar 50% do tempo ligado.
e nas mesmas circusntancias no etanol faz entre 8,0 a 9,5 em média por litro. Ando sempre sozinho ou eu e minha esposa.

Bom depois que ví que a gasolina estava me dando muito prejuizo, comecei a buscar a solução,
antes de voltar para o alcool.

Troquei

- Óleo e filtro de óleo e de ar
- Velas e cabos novos
- Filtro de combustível
- Mandei limpar o corpo da borboleta
- Apareceu um vazamento de agua, era a bomba, mandei trocar.
- Pneus Novos ( já estavam quase final de vida )
- Resetamos a Central, desconectando os cabos da bateria da noite até de manhã, pra ver se o carro voltava a reconhecer a gasolina.

e enchi novamente o tanque de gasolina...melhorou um pouco de 7,5km por litro para 8,7km por litro - putz quase nada e fazia entre 12 a 13,5 na gasolina a poucos meses atráz.

Voltei por etanol, e tenho feito entre 8,5 a 9,5

mas continuei a buscar a solução

Testada bateria = ok
Testado no multimetro Sensor Lambda = Ok

hoje levei para scanear no Kaptor e acusou sonda lambda, mas no teste do multimetro estava ok, e se fosse sonda acho que o consumo seria alto tanto na gasolina quanto no etanol, não concordam ?

Dai os caras da oficina já queriam me empurar limpeza de bicos, para medir o fluxo e tals...não deixei pois iriam me cobrar 230 dilmas pra tentar resolver na base do achismo, sem contar que já to andando no alcool ha mais de 30 dias uns 3 tanques e o carro tá normal no consumo do alcool, se caso os bicos estivessem sujos ou entupidos daria algum problema, sei lá.

Fiquei com medo de trocar 6 por meia duzia estou aqui compartilhando com os amigos o problema do inicio até o momento atual.

Algum dos amigos já teve problema similar ?

como resolveram ?

era a sonda mesmo ? ou era outro problema que ninguém sabia ?

conto desde já com a opinião e ajuda dos amigos.

abraços

Joao


awaked
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Mensagem por awaked »

joaocabral023, cara, testar sonda com multímetro é muito falho, tem que ser com scaner. Além disso tem mecânico que só sabe ver erro, não é capaz de interpretar a leitura errada mesmo que não tenha dado erro ainda. A leitura da sonda tem que ser louca, bem alta e bem baixa, deve variar constantemente e relativamente alta. Se ela está lenta ou travada o multimetro diz que está ok, não significa que tem erro na central e na realidade não está funcionando direito.

Tem todo jeito que seu carro está entrando em modo de emergência, ele fixa álcool na central e torra gasolina pensando que é álcool.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Tá parecendo que a central não reconheceu a gasolina como combustível.

Quando vc virou de álcool para gasolina, o nível do combustível estava bem baixo (luz piscando) e ao colocar gasolina, talvez vc tenha rodado pouco e não tenha dado tempo para reconhecer o novo combustível. Na gasolina, a sonda detecta mistura rica e acaba indicando erro. Mas como a central está "travada" no álcool, provavelmente acaba ignorando o sinal da sonda.

Experimente passar em uma concessionária e pedir para resetar a central via Tech2.

[OFF]Tem um vídeo do ADG que mostra um Palio com a central travada no álcool. Mas no caso dele, era a sonda bichada mesmo. Ele resetou a central, mas ela "teimava" em manter o tempo de injeção do álcool, mesmo com gasolina no tanque.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
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Mensagem por SemControle »

pelo consumo ser o mesmo no etanol e na gasolina, tudo indica q a central ficou travada no álcool mesmo, não são raros os casos q aparecem assim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


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