Preciso limpar o sistema do meu sedan Classic VHC 1.0 2004 mais eu nunca fiz.seria melhor do que tentar sem nunca ter feito ir a uma oficina?
Grato.
[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 1
- Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Julho 2012 08:50:43 PM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
GustavoMoroni, sim. Uma oficina com equipamento certo pra isso. Vale muito a pena, em casa normalmente fica parcialmente limpo, já que é mais complicado limpar a água presa o bloco.
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1304
- Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
- Localização: Recife - PE
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Qual o aditivo correto para Classic 2010 VHCE??
Comprei um Petroplus Super Concentrado 1 Litro. http://www.stp.com.br/v3/system/produto ... diador.pdf
Já drenei a água suja e coloquei o Rad Clean para fazer a limpeza do sistema por uma semana. Sábado que vem será o dia de retirar o Rad Clean com toda resto de sujeira.
Ajudem por favor como devo proceder, se eu uso apenas ese super concentrado, se não uso, qual o melhor, etc.
Valeu!!
Comprei um Petroplus Super Concentrado 1 Litro. http://www.stp.com.br/v3/system/produto ... diador.pdf
Já drenei a água suja e coloquei o Rad Clean para fazer a limpeza do sistema por uma semana. Sábado que vem será o dia de retirar o Rad Clean com toda resto de sujeira.
Ajudem por favor como devo proceder, se eu uso apenas ese super concentrado, se não uso, qual o melhor, etc.
Valeu!!
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
Classic 2009/2010 VHC E Preto
PELO SPORT, TUDO!!!
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.
Classic 2009/2010 VHC E Preto
PELO SPORT, TUDO!!!
- wagner1983
- :: Wind ::
- Mensagens: 24
- Registrado em: Quinta-feira 31 2012f Maio 2012 10:05:12 PM
- Localização: Matão - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Blz de topico carinha!!!! deve ser o mesmo esquema para os demais anos de corsas/classic né. abração!
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 228
- Registrado em: Quarta-feira 12 2005f Janeiro 2005 05:18:55 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
A limpeza vai ficar boa porém a agua que deve-se utilizar é a desmerilizada onde não contem sais minerais e cloro em comparação com a da torneira, desta forma esta agua desmerilizada ,mais o aditivo de dois anos de validade com a limpeza vai ficar show e o seu carro agradece
Compre um CORSA e seja Feliz...
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 1
- Registrado em: Quinta-feira 27 2012f Dezembro 2012 03:56:26 PM
- Localização: Rio Grande - RS
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Eu fiz conforme mostra as imagens e não entendi a parte de retirar o sensor maior do lado da valvula termostática. Podem me explicar como seria feito?jefergsi escreveu:para drenar a agua suja voce utilizou a mangueira de cima mas a sugeira fica depositada no fundo do radiador seria correto tambem drenar pela mangueira inferior do radiador, se voce coletar a agua vai ver pedacinhos de ferrugem provenientes das paredes do motor. e tem que drenar tambem,tirando o sensor maior do lado da valvula termostatica.espero ter ajudado tambem sem me entrometer no topico do amigo valeu.
Abraços
-
- :: GL ::
- Mensagens: 1566
- Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
- Localização: Paranavaí - PR
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Bom, meu carro sempre usou aditivo mais eu nunca tinha me atentado nessas esquemas de organico e mineral....só sabia o esquemas das cores, que o original vem com uma cor meio vermelha/alaranjado/rosado e os que agente comprava nos lugares fora da concessionaria q pedia para trocar, sempre era colocado um verde e as vezes um azulado. Eu li o topico inteiro ai e nao vi ninguem afirmando o do corsa b mpfi se é o organico ou mineral, eu acho que é o mineral (vermelho) é isso?
Vo fazer esse esquema em casa dessa vez seguindo o TUTO.....rsrsrs vo dar uma de herói.
Só preciso saber se esse negocio do aditivo correto se alguem puder me falar e se tb devo fazer com o carro frioo ou se devo fazer com o motor quente mesmo?
Haaa, meu carro tem ar quente, tenho q tomar algum cuidado?
Valeu
Vo fazer esse esquema em casa dessa vez seguindo o TUTO.....rsrsrs vo dar uma de herói.
Só preciso saber se esse negocio do aditivo correto se alguem puder me falar e se tb devo fazer com o carro frioo ou se devo fazer com o motor quente mesmo?
Haaa, meu carro tem ar quente, tenho q tomar algum cuidado?
Valeu
-
- :: GL ::
- Mensagens: 1566
- Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
- Localização: Paranavaí - PR
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Só para completar, eu tava lendo o manual do meu carro e la fala assim: O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR CONTEM UM PRODUTO LIQUIDO PROTETOR PARA RADIADOR A BASE DE ETILENOGLICOL COM PROPRIEDADES ANTICORROSIVAS E QUE PROTEGE CONTRA O CONGELAMENTO. O LIQUIDO DE ARREFECIMENTO DEVERÁ SER SUBSTITUIDO A CADA 2 ANOS. Mais abaixo fala até o código do produto que é o nº 93.201.700 na proporção agua potavel + liquido protetor para radiador 50% de cada um no sistema de arrefecimento.
Só não fala se isso é organico ou mineral, como nao sou quimico pesquisei no google o que é o etilenoglicol e não entendi nada....só que tem alcool.......rsrsrs
Só não fala se isso é organico ou mineral, como nao sou quimico pesquisei no google o que é o etilenoglicol e não entendi nada....só que tem alcool.......rsrsrs
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1459
- Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
- Localização: Pindamonhangaba - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Oq acontece é mais ou menos o seguinte, os aditivos convencionais chamados de minerais são aditivos desenvolvidos para carros q trabalham com uma rotação mais baixa e produzem menos calor na câmara de combustão logo indicado para carros mais antigos pois o motores atuais trabalham com mais rotação e temperatura maior ocasionando uma carga térmica maior neste sistema.
O grande problema dos aditivos convencionais é q eles possuem em sua composição compostos minerais ativos para dar uma proteção extra ao sistema de arrefecimento e as substâncias deste composto em contato com algumas ligas por exemplo o Alumínio sob condições de alta temperatura e pressão gerada pelos motores de alta rotação acabam criando condições q geram um fluxo de elétrons do Alumínio para outros metais criando uma erosão corrosiva do Alumínio.
Logo o aditivo orgânico é recomendado para qualquer tipo de motor desde os mais antigos e obrigarietóriamente para os motores modernos de alta rotação por ser formulado especialmente para motores q trabalham nessas condições, e não produzir assim o fenômeno citado acima.
Os aditivos convencionais ainda podem ser utilizados nos carros mais antigos com motores de baixa rotação, condição esta q não causará o fenômeno da eletro corrosão, mas se hoje vc tem a opção no mercado de produtos modernos e com mais tecnologia na sua composição no caso dos orgânicos não vejo o pq de ainda se usar o aditivo mineral mesmo em carros mais antigos onde seu uso passará a dar uma proteção extra contra a corrosão além do convencional.
A mesma coisa acontece com o óleo do motor se vc tem um carro mais antigo e no manual ele recomenda um 20w50 SJ pq na época era o óleo com classificação superior hoje vc pode usar um 20w50 SN com pacote de aditivo mais completo e bem mais superior ao SJ, com isso o motor do seu carro estará recebendo uma proteção extra, melhorando a lubrificação e consequentemente prolongando a vida útil do seu motor.
O grande problema dos aditivos convencionais é q eles possuem em sua composição compostos minerais ativos para dar uma proteção extra ao sistema de arrefecimento e as substâncias deste composto em contato com algumas ligas por exemplo o Alumínio sob condições de alta temperatura e pressão gerada pelos motores de alta rotação acabam criando condições q geram um fluxo de elétrons do Alumínio para outros metais criando uma erosão corrosiva do Alumínio.
Logo o aditivo orgânico é recomendado para qualquer tipo de motor desde os mais antigos e obrigarietóriamente para os motores modernos de alta rotação por ser formulado especialmente para motores q trabalham nessas condições, e não produzir assim o fenômeno citado acima.
Os aditivos convencionais ainda podem ser utilizados nos carros mais antigos com motores de baixa rotação, condição esta q não causará o fenômeno da eletro corrosão, mas se hoje vc tem a opção no mercado de produtos modernos e com mais tecnologia na sua composição no caso dos orgânicos não vejo o pq de ainda se usar o aditivo mineral mesmo em carros mais antigos onde seu uso passará a dar uma proteção extra contra a corrosão além do convencional.
A mesma coisa acontece com o óleo do motor se vc tem um carro mais antigo e no manual ele recomenda um 20w50 SJ pq na época era o óleo com classificação superior hoje vc pode usar um 20w50 SN com pacote de aditivo mais completo e bem mais superior ao SJ, com isso o motor do seu carro estará recebendo uma proteção extra, melhorando a lubrificação e consequentemente prolongando a vida útil do seu motor.
-
- :: GL ::
- Mensagens: 1566
- Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
- Localização: Paranavaí - PR
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
E ai RogerMansur, então é tranquilo....vou comprar o de composto organico que nao tem erro.
E o esquema da temperatura do motor o recomendado é ele estar frio, tipo de manha sem uso?
E o esquema da temperatura do motor o recomendado é ele estar frio, tipo de manha sem uso?
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 24 Respostas
- 5543 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 0 Respostas
- 29 Exibições
-
Última mensagem por Lucas_Ferreira 33
-
- 4 Respostas
- 2403 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 436 Exibições
-
Última mensagem por joao henriquellll
-
- 4 Respostas
- 1799 Exibições
-
Última mensagem por Frederico Santos
-
- 2 Respostas
- 1153 Exibições
-
Última mensagem por Lukastrin
-
- 1 Respostas
- 16351 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 3 Respostas
- 3800 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 0 Respostas
- 6899 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 3 Respostas
- 7153 Exibições
-
Última mensagem por Manfio