[PROJETO] - Pick-up Corsa Aspirada - Cabeçote Roletado

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Ealvarez
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 28 2009f Abril 2009 03:52:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Pick-up Corsa Aspirada - Cabeçote Roletado

Mensagem por Ealvarez »

Ola Wevertonvb

Gostei do seu tópico sobre essa sua dificuladde, nesse cabeçote, o qual também estou preparando.

Tenho algumas dúividas sobre o levante das válvulas: Como vc. mediu?

O cames da admissão é diferente do escape? O comando é assimétrico? O levante dos comandos são diferentes (cabeçote comum x roletado)?

Estou montando um com válvulas maiores (41mmx34mm), para uso aspirado e não pretendo turbiná-lo.

Como vc. chegou nesses levantes? A mola é a mesma ?

Abs,
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Ealvarez escreveu:Ola Wevertonvb

Gostei do seu tópico sobre essa sua dificuladde, nesse cabeçote, o qual também estou preparando.

Tenho algumas dúividas sobre o levante das válvulas: Como vc. mediu?

O cames da admissão é diferente do escape? O comando é assimétrico? O levante dos comandos são diferentes (cabeçote comum x roletado)?

Estou montando um com válvulas maiores (41mmx34mm), para uso aspirado e não pretendo turbiná-lo.

Como vc. chegou nesses levantes? A mola é a mesma ?

Abs,
Beleza?

Então, na época em que estava mexendo consegui uma cópia de algum manual de montagem detalhando as informações desse comando roletado. Procurei aqui no pc do serviço mas não achei, em algum lugar eu devo ter guardado, vou dar uma procurada em casa depois. Não cheguei a medir.

Mas agora está tudo em casa desmontado. Posso pelo menos medir os cames para checar se bate realmente essa diferença de levante.

Mantive as molas orignais.

Vai usar esse cabeçote no 1.8 ou no 1.6 mesmo? Se for no 1.6, de cara já pensaria em colocar outro comando, esse original amarra muito em alta, lobe center alto. A Carlini tem alguns modelos. No meu eu só não mudei porque a injeção original não casaria com o comando dai era necessário por uma programável. Dai desisti de tudo e comprei outro motor.

Abs.
Ealvarez
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Terça-feira 28 2009f Abril 2009 03:52:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ealvarez »

Beleza?

Então, na época em que estava mexendo consegui uma cópia de algum manual de montagem detalhando as informações desse comando roletado. Procurei aqui no pc do serviço mas não achei, em algum lugar eu devo ter guardado, vou dar uma procurada em casa depois. Não cheguei a medir.

Mas agora está tudo em casa desmontado. Posso pelo menos medir os cames para checar se bate realmente essa diferença de levante.

Mantive as molas orignais.

Vai usar esse cabeçote no 1.8 ou no 1.6 mesmo? Se for no 1.6, de cara já pensaria em colocar outro comando, esse original amarra muito em alta, lobe center alto. A Carlini tem alguns modelos. No meu eu só não mudei porque a injeção original não casaria com o comando dai era necessário por uma programável. Dai desisti de tudo e comprei outro motor.

Abs.
O meu corsa é 1.8 roletado e estou tentando resolver esse problema do comando. Aliás o comando eu já tenho, só preciso verificar se há necessiadade de mudar as molas originais, não pela carga delas mas pela altura.

Assim que você tiver as informações, posta pois quero ver quais são as especificações.

Sobre a injeção, dá para usar a original, mas precisa calibrar os injetores, para aproveitar toda a faixa de potencia nova ou.... aumentar a vazão da bomba, que é mais fácil, para verificar a potencia com o novo comando.

Abs,
fernandomev
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 12 2012f Março 2012 06:59:15 PM
Localização: Itamaraju - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandomev »

Desculpem a ignorancia, mas seria possivel utilizar o comando roletado do 1.8 no 1.4 econoflex? Alguem ja fez isso? abraço
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

fernandomev escreveu:Desculpem a ignorancia, mas seria possivel utilizar o comando roletado do 1.8 no 1.4 econoflex? Alguem ja fez isso? abraço
Quase certeza que sim. O que resta saber é quais são as especificações do comando do 1.4, para ver se são diferentes e se compensaria colocar o do 1.8.
fernandomev
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 12 2012f Março 2012 06:59:15 PM
Localização: Itamaraju - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandomev »

wevertonvb escreveu:
fernandomev escreveu:Desculpem a ignorancia, mas seria possivel utilizar o comando roletado do 1.8 no 1.4 econoflex? Alguem ja fez isso? abraço
Quase certeza que sim. O que resta saber é quais são as especificações do comando do 1.4, para ver se são diferentes e se compensaria colocar o do 1.8.
Weverton, eu tb penso justamente isso, se a diferença compensa. O pouco que sei sobre o comando do 1.4 é que possui 256 graus enquanto o do 1.6 era 260. Preparadores antigos diziam que esse ultimo dava 10 cv ao celta 1.4 (não roletado). Conversei com o Sergio da Sergio Performance, ele disse que parece ser bastante viavel a modificação, mas uma coisa é teoria e a outra pratica, por isso gostaria de saber se alguem ja fez esse tipo de modificação, abraço
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é q o pessoal so olha a graduacao do comando :cry:
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:é q o pessoal so olha a graduacao do comando :cry:
Isso é um grande problema mesmo e eu entrei num desses ai por falta de olhar um único item das especificações.

Comparando o 1.6 normal com o 1.8 roletado, o 1.8 tinha mais duração, mais levante, melhor rampa de aceleração, dai fui seco nessa preparação aqui do tópico, dps descobri que o lobe center dos 1.8 era de 114°, enquanto o do 1.6 de 112°, ou seja, o do 1.8 era mais voltado para torque, dai minha preparação não rendeu o que deveria render. Com certeza, na minha preparação se fosse o comando do 1.6 renderia pelo menos mais uns 8 cv de potência máxima.

Sem sombra de dúvida nenhuma, o comando roletado do 1.8 não é bom no 1.6 e desconfio que tb não seja bom no 1.4, mas ai não tenho nem dados nem experiência para comprovar, é só no feeling mesmo.
cesartonetto
:: Super ::
Mensagens: 64
Registrado em: Quarta-feira 28 2009f Janeiro 2009 12:23:41 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cesartonetto »

e o comando da carlini alguem chegou a usar ?
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

cesartonetto escreveu:e o comando da carlini alguem chegou a usar ?
Eu não usei no motor 1.6, mas provavelmente usarei no motor 2.4 16v.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”