[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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awaked
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Mensagem por awaked »

Sim, isso pra se garantir mesmo e retirar qualquer resíduo que possa ter ficado do anterior. Quanto ao sintético.

O semi nem precisaria. Ele é uma mistura dos 2... os componentes ali presentes não apresentam qualquer tipo de incompatibilidade.
Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.
_____________________________________

Só quero dizer, que pode trocar sem dar essa "lavada" e não é uma regra que um tipo de óleo e outro vão dar problemas. Mas, pela grande quantidade de produtos químicos envolvidos não se recomenda nem misturar marcas, quanto mais a base deles.
leetavo
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Mensagem por leetavo »

Eu tbm estou com essa dúvida.
Qual óleo devo usar em meu carro?

MPFI 1.6 gasolina/GNV
420 mil km rodados.

Sendo que, hoje em dia o carro roda somente uns 1 mil km no máximo por mês, só uso no fds.

Obrigado
awaked
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Mensagem por awaked »

leetavo,
Que ano é? Se não me engano é o 20w50, alguns toleram 10w40.
Tem ainda a etiqueta no motor ou manual?

Importante não usar óleo pra alta km. Por serem grossos demais diminuem as folgas sim, mas também forçam a bomba, demoram pra chegar a parte alta do motor quando frio e ali justamente que acontece o desgaste. Melhor queimar um pouquinho do que faltar óleo.

Já abriu esse motor? Conta a história dele...
lcmartinez.jr
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Mensagem por lcmartinez.jr »

Muitos aqui vão me chamar de louco, chapado, destruidor de motor....rs

Em todos os meus carros desde um Palio 1.0/Parati 1.0 16V/GOL 1.8/Corsa Sedan Millenium 1.0/ Gol City 1.0/Corsa Sedan 1.6 e finalmente Corsa Sedan 1.0 VHC, usei o óleo URSA STD para motor a Diesel Turbo e Filtros Fram e todos nunca apresentaram problemas.

Dica do mecanico,
o óleo possui detergente que ajuda a limpar e evitar borras no cardam, coisa que outros não possuem.
Mas antes de fazer a primeira troca para esse óleo, fazer uma limpeza com um produto que se chama "FLUSH", deixa 15 min. ligado no ponto morto com o motor quente e escoa o óleo.

OBS: tem que trocar o Filtro depois disso, pois limpa todo o motor por dentro.
awaked
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Mensagem por awaked »

Bom, Flush é bem discutível, mecânicos em geral não recomendam, salvo os comissionados.
Solvente estraga o óleo, por isso desmancha a borra. O problema é que ele não sai 100% escoando e aí fica um resto pra estragar o óleo novo que entra.

Evitar borra no cardan? Corsa não usa cardan, acho que isso é pra veículo com tração traseira.

Se o motor foi projetado pra usar 5w30, colocar um óleo grosso desses só vai atrapalhar a lubrificação do carro na fase fria, até esse óleo esquentar e afinar pelo menos um pouco pra ocnseguir subir lá se vão alguns segundos e enquanto isso tudo que se desgasta.

O VHC se não me engano pede 5w30. Que ano é o carro? Tem manual?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

cada uma q vejo, q é melhor nem comentar
ainda vou ver falar em oleo de cozinha no motor...ah eu sei q ainda vejo isso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Igor Bruno
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Mensagem por Igor Bruno »

Tenho um Corsa 1.8 Flexpower 2006, está com 112000. Pela manhã com o motor 100% frio bate tucho um pouco quando se eleva a rotação, não sei se é o óleo que estou usando - Ipiranga 15W40 - tenho amigos que usam esse mesmo óleo e não tiveram problemas, só que o corsa deles está com o Km mais baixo. Estava pensando em usar um 20W50, queria saber a opinião dos colegas!!
alanflanker
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Mensagem por alanflanker »

Tive um corsa 2002 1.0 e estava com esse mesmo problema Igor, batia tucho mas quando esquentava, troquei tucho e balancins mas não adiantou, quando peguei o carro passei a usar o 20w50, se você sempre usou o 115w40 pode manter, creio que se colocar mais grosso vai piorar....
Igor Bruno
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Mensagem por Igor Bruno »

Ele só bate mesmo, quando está frio, quando esquenta ando normal, por isso imagino que não seja problema nos tuchos, acho que vou manter o 15W40 mas vou mudar de marca!!
awaked
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Mensagem por awaked »

Igor Bruno,
Porque engrossar? Só vai dificultar a passagem pelas galerias e exigir mais da bomba de óleo.
Não faz sentido algum engrossar o óleo. Precisa usar a viscosidade indicada no manual. O que diz nele? 15w40 não é a certa acho.
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