[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Sensor da Borboleta

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

acho q ta com problema... o atuador é um motor de passo, qnd se desmonta nao deve forcar-lo e nem tentar jogar qq solvente pra dentro de onde a haste dele se movimenta...
mas de qq forma, perdido por perdido vc pode tentar, se horas ta tendo alguma manifestacao, existe uma esperanca, se nao for outra coisa variando.....

se pensar q dependendo do carburador, vc acerta a passagem de ar, acerta a passagem de combustivel pra lenta ainda tem um batente da borboleta, e se essas regulagem nao estiverem boas e bem equilibradas, o carro sai afogando ou dando socos, ou até fica sem lenta, ou muito acelerado, da pra ter nocao q a lenta é bem importante, e se for regulada direito e automaticamente por uma injecao te garante nao passar tanta raiva...isso q estamos falando do da lenta, sua injecao ainda controla todo o mais, momento de faisca, tempo de injecao de bico, avanco de ponto, liga e desliga ventilacao forcada do radiador....
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gilberto costa
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Mensagem por gilberto costa »

Quando vc colocou tuda as informações acima sobre a borboleta, eu fui lá e re liguei o interruptor do sensor da borboleta. Para meu espanto, tudo voltou a funcionar como antes, com uma lenta perfeita e uma aceleração tb muito boa. Pode ser que o Car80 tenha dado alguma diferença satisfatória quando ao fato do Atuador está duro, preso. Hoje já liguei o Corsinha e ele segurou a lenta em 1000rpm e depois veio caindo até 800rpm quando quente.
De qualquer maneira, vou pedir a um conhecido que passe o aparelho para ver se tudo está OK ou se tem alguma problema de parte elétrica. De qualquer forma, obrigado pela ajuda e amis uma vêz peço desculpas por qualquer coisa!
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

relaxa, passando o scaner nao deve acusar qq erro, a parte eletrica do atuador deve estar perfeita, ele devia estar travado, a injecao monitora a parte eletrica do atuador/sensor, se ele esta travado, sem a cabeca q fecha a passagem de ar, sao outros 500, nao tem como a central monitorar, varios outros sensores tem isso, como se trabalha com uma grande faixa de leitura, o sensor pode estar com problema e lendo errado, mas ainda dentro da tolerancia, entao nao é acusado o erro, vai do bom senso de quem esta do outro lado do aparelho vendo as leituras
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gilberto costa
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Mensagem por gilberto costa »

O mecânico é conhecido! Não acredito que vá inventar nada. Mesmo porque está tudo funcionando bem até agora!
Um abração!
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Pascuineli
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Mensagem por Pascuineli »

minha sugestão.... tire o cabo do sensor posição borboleta e cheque o desempenho depois disso... obviamente o carro ficará acelerado.... de umas voltas e verifique se continua com as condições de defeito que vc relacionou acima... caso tudo ocorra normal.... pode ser sim o SENSOR POSIÇÃO BORBOLETA.... leve a um mecanico que passe aquela maquina de diagnostico....logo terá certeza e trocará a peça certa....

abraços a todos do CC
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gilberto costa
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Mensagem por gilberto costa »

Amigo pascuineli, obrigado pela atenção!
Fiz o que me falou: Retirei o conector do Sensor de posicionamento da borboleta o carro pegou muito melhor, sem engasgar quando frio. Passei para o gás e a mesma coisa, acelerando sem engasgos. O corsinha ficou ótimo quando frio, sem nenhum problema de acelerar engasgando.
Então deduzo ser problemas mesmo Sensor da Borboleta então. A marcha lenta está em uns 700 giros, mas acho que aí é só dar uma acertada no parafuso de regulagem manual da aceleração no Corpo da TBI, não é?
Vou ver como fica o comportamento dele quente agora. estou pesquisando valores de troca desse sensor, mas vc acha que pode ser problemas tb de falata de manutenção da TBI? tem mais de 1 ano que não faço uma boa manutenção nela. Talvez a retirada da mesma para limpar e depois sim avaliar a necessidade de troca, o que vc acha?
Quando eu comprei o carro, ao liga-lo frio, o mesmo tinha um comportamento maravilhoso. Não engasgava nada e a aceleração ficava em uns 1500giros e caia conforme o carro aquecia até parar em uns 800 giros. Pra mim esse é o comportamento que eu não vejo mais hoje.
Um abração.
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awaked
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Mensagem por awaked »

Não tem parafuso de regulagem manual. A injeção é eletrônica. RPM controlada por software. Quando tem alteração na RPM é sujeira na TBI ou algum sensor com problema.

Manutenção é o mínimo se não quer problemas.


Pascuineli
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Mensagem por Pascuineli »

Como o amigo acima falou (inclusive bem colocado) o melhor mesmo é vc fazer os dois... com certeza o sensor POSIÇÃO BORBOLETA está ruim.... já que testou e ocorreu tudo como eu falei... o meu carro ele ficou super acelerado com tirei o encaixe do sensor.... deve ser regulagem do ponto de aceleração... já indicado a trocar a peça e farei isso amanha quando reabrem as lojas... depois eu posto pra dizer como anda... que hoje foi uma CENSURADO.... da umas engasgadas CENSURADO.... e ta gastando feito um OMEGA, e andando feito um burro... no sei caso amigo... faça os dois.... boa manutenção no TBI que é o pulmão do carro.... e a substituição do sensor.... ele vai ficar massa tenho certeza.

Abraço CCs
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gilberto costa
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Mensagem por gilberto costa »

awaked, tudo bem?
Me desculpe amigo, mas a TBI do meu corsinha EFI tem um parafuso de regulagem de aceleração sim. Pode ser que o seu seja muito moderno e não tenha tal parafuso, mas no meu caso, ele fica próximo ao cabo do acelerador e eu posso aumentar ou diminuir o giro do motor por ali.
Amigo Pascuineli, eu ano no GNV, mas só aqueço o carro na gasolina e toda vez que dou partida no GNV ele primeiro injeta gasolina, por isso que eu vou ver o comportamento dele com o sensor desligado. Mas ele vai ficar assim, com o sensor desligado uns dois dias no máximo.
Um abraço!
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awaked
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Mensagem por awaked »

Esse parafuso por projeto não serve pra regular nada. Ele está ali pra reparação, troca da peça por exemplo. Os sensores usam a posição da "borboleta" pra cálculo. A partir do momento que você altera ali na mão, os cálculos da injeção ficam todos errados e o motor nunca vai acertar 100% como deveria, tanto funcionamento e desempenho como consumo.


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