[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
tezla
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sexta-feira 25 2011f Março 2011 10:18:49 AM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Re: [TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

Mensagem por tezla »

Hanz escreveu:Saudações galera, resolvi trocar a água do radiador (só tinha água mesmo), e então tirei algumas fotos, daí fiz um tutorialzinho para ajudar quem tem vontade de fazer...

Segui o método utilizado por aquelas máquinas que são usadas em oficinas (http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel) e já aproveito para agradecer ao autor de vídeo (ADG0068) por compartilhar o conhecimento.

Veículo:
Corsa Wind 96 MPFI 1.0

É meio demorado, mas é simples de fazer e tem a vantagem de não precisar se preocupar com bolhas no sistema, uma vez que não entrará ar no mesmo.

1º desconecte a mangueira de entrada de água do reservatório e coloque um balde em baixo para não molhar o chão.
Imagem

2º coloque no lugar uma mangueira de água da torneira e com a tampa do reservatório fechada solte água para dentro do reservatório sem muita pressão, a água vai sair pela mangueira de entrada de água do reservatório que você havia desconectado anteriormente. Deixe a água escorrer até que saia limpa.
Imagem

Primeiro balde:
Imagem

Como pode-se observar na foto a água que saía pela mangueira já estava limpa...
Imagem

Agora tire a mangueira de água da torneira do reservatório e encaixe novamente a mangueira do motor (não precisa encaixar até o fim, pois você terá que retirá-la novamente, obviamente você deverá abrir a tampa do reservatório para que a mangueira não escape devido à pressão), ligue o motor até que o mesmo esquente o suficiente para abrir a válvula termostática e fazer circular a água suja que estava fechada dentro do bloco. Eu fiz da seguinte forma, a mangueira de entrada de água do radiador esfria depois que toda a água suja sai do sistema, então com a mão mesmo eu ia verificando a temperatura dessa mangueira, quando ela esquentava bem eu desligava o motor, tirava a mangueira de entrada da água e colocava a de água da torneira novamente. Nesta parte soltei a água da torneira bem devagar, porque apesar dela se misturar com a água quente do reservatório, o motor vai estar bem quente e pode haver o risco de um choque térmico. Repita o processo até que a água saia limpa.
Imagem

Segundo balde:
Imagem

Terceiro balde:
Imagem

Quarto balde:
Imagem

Quinto balde:
Imagem

Sexto balde:
Imagem

Como pudemos observar nas fotos, depois de algumas trocas a água já começa a sair limpa, você pode então retirar a mangueira de água da torneira e ir adicionando o aditivo no reservatório, durante este processo vai continuar saindo água pela mangueira de entrada do reservatório que ainda vai estar no balde. Depois de colocar a quantidade recomendada de aditivo e deixar o reservatório no nível você pode fechar a tampa e conectar a mangueira de entrada novamente (desta vez bem fixa) ligar o motor e verificar se não há vazamento, se tudo estiver certo é hora de ir dar uma volta para o aditivo começar a circular no sistema e se misturar com a água.
No meu caso já aproveitei para trocar o reservatório que estava muito judiado, para quem for trocar também já vou adiantando que precisei chamar meu irmão para me ajudar a colocar o reservatório novo, pois a braçadeira da mangueira de saída é meio dura.

Comparando os reservatórios:
Imagem

Resultado final:
Imagem Imagem

Observações importantes:
-> Muito cuidado quando for retirar a água suja do motor depois de desligá-lo, a água sai muito quente.
-> Não encha demais o reservatório antes de ligar o motor para abrir a válvula termostática, pois conforme a pressão for subindo se você optar por não fixar bem a mangueira e deixar a tampa do reservatório aberta ele irá transbordar.
-> O fabricante recomenda o uso de 50% de água potável + 50% de aditivo para o radiador, porém o fabricante do aditivo que eu usei recomenda 60% de água + 40% de aditivo, usei segundo recomendação da embalagem do aditivo.
-> O sistema de arrefecimento do Corsa Wind 96 usa cerca de 6 litros de líquido de arrefecimento, (2,4lt de aditivo + 3,6lt de água nas proporções 60/40).
-> Não faça a burrice de colocar os produtos em cima do banco para tirar foto, uma das garrafas vazou e deu-se a desgraça.
Imagem
(esqueci de tirar foto do banco sujo).

Acho que é só, se alguém quiser acrescentar alguma coisa será muito bem vinda.

T+
Este tutorial pode ser aplicado em uma pick up corsa ano 01? E há riscos de fazer bolhas de ar?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pode sim... se feito com calma não fica bolhas.

Lembre-se de repetir o processo conforme o tutorial afim de limpar bem as galerias do motor.
Se não tem muita intimidade com mecânica procure um profissional, normalmente comprando
o aditivo eles fazem o procedimento gratuitamente.

Uma dica pra ter certeza que a termostática abriu é esperar o eletro ventilador armar e desarmar.


amadocorsa
:: Wind ::
Mensagens: 36
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:06:10 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por amadocorsa »

amigos corseiros

comprei um liquido sintético para radiadores
anti fervura
antioxidante
anticorrosivo,
concentrado

da marca radfill ?????

com ele posso só completar o reservatório da aguá sem fazer limpeza???

abraçosssss


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Respondendo aqui também...

Acho que pro Corsa é recomendado mineral... veja isso.
Se for isso mesmo aí sim o aditivo pode corroer o que não deve. Eles são feitos levando em conta
o tipo de borracha do sistema e a liga usada nos metais.


amadocorsa
:: Wind ::
Mensagens: 36
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:06:10 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por amadocorsa »

awaked é o seguinte !
então no meu manual estive vendo não fala o tipo se é mineral ou sintético? e agora?
o duvida cruel!!!
bom esse liquido é verde e tinha outro la q é rosa AXO q é o mineral

http://www.mercantilgenuina.com.br/promocoes.asp

valew.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

No manual do meu também não fala, mas fala que é o AC Delco de longa duração (alaranjado).
O certo seria ir até uma Chevrolet e pedir a embalagem pra ver.

É importante isso. Muita gente compra errado e pior, aditivo bom é complicado, tem que ser bom.
Muita gente reclama que depois o aditivo "comeu" as mangueiras ou juntas e na verdade foi o tipo
errado.


amadocorsa
:: Wind ::
Mensagens: 36
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:06:10 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por amadocorsa »

certo !!! fmz é melhor mesmo! mais ai valew

pela dica e atenção!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Pascuineli
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Sexta-feira 28 2011f Outubro 2011 10:13:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pascuineli »

Cara Muito bom o tuto... vou fazer hoje e depois eu tento postar alguma coisa...

abs


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

ok!

É triste ver motor jorrando água ferrugenosa pelo ladrão, prova da falta de zelo. Aditivo não é caro assim.

O CC agradece.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”