Eu coloquei a abertura interna do porta-malas por cabo no "Highlander" no último domingo, e gostaria de compartilar o procedimento para a instalação do mesmo.
:: Ingredientes ::
- 1 jogo de abertura do porta-malas do Classic (ou qualquer outro carro da GM). O jogo consiste do cabo de aço, alavanca de acionamento e capa do mecanismo de acionamento;
- Lacres de nylon à vontade;
- Broca para metal nº 4 e 5 (recomendável ter em mãos da nº 2 a nº 6);
- Furadeira;
- Chave de fenda média;
- Chave phillips média;
- 2 parafusos com bitola de 5mm (preferência alley ou torx);
- Chave alley ou torx para os parafusos;
Muita paciência e nenhuma dó da lataria interna...

:: Modo de Fazer ::
Retire o forro da tampa do porta-malas com o auxílio de uma chave de fenda e desparafuse a fechadura da tampa do porta-malas, usando para isso uma chave torx.

Ela ficará presa pela haste de ferro que a prende ao bojo da chave. Para retirá-la, desencaixe-a da presilha de plástico, girando a haste de ferro, e retire-a do orifício.
Depois de retirar a fechadura, faça um furo usando broca 4 ou 5 na haste de acionamento dela, para podermos encaixar a haste de metal do mecanismo. O furo que eu fiz é o menor na foto, logo abaixo do furo original (o maior). É muito importante que o furo seja feito EXATAMENTE no local que foi feito, ou o mecanismo não funcionará.

Depois de furar a haste, recoloque a fechadura e reencaixe a haste de metal do bojo da chave, da forma como se encontrava antes de começar o procedimento. Depois, passe o cabo de aço do acionamento por dentro da mangueira sanfonada da tampa do porta-malas, fazendo-a sair na parte inferior esquerda da tampa.
Agora, no furo que fizemos, encaixe a haste de metal do acionamento interno do porta-malas, usando uma presilha plástica como a do encaixe com o bojo da chave. Caso o furo tenha ficado pequeno demais, passe uma broca 6 para alargá-lo, com cuidado para não estourar o furo e, consequentemente, estragar a fechadura.
Depois disso, passe o cabo o mais rente possível com o fundo da tampa do porta-malas, de forma a deixar o movimento do cabo de aço o mais paralelo possível com o fundo da tampa. Agora é a parte que não pode ter dó da lataria interna do carro: Para prender o cabo o mais paralelo possível, eu tive que abrir um buraco (isso mesmo, buraco), na lataria interna do Corsa.

Como a parte em questão fica por baixo do forro, não terá nenhuma consequência estética. A não ser que erre a mão na hora de fazer força com a furadeira e perfure a lataria... Aí, é sentar e chorar...

Eu usei para prender o cabo uma pedaço de chapa de aço com um furo no meio, e um parafuso de fenda, conforme é possível observar na foto anterior. Puxe o cabo de aço o máximo que conseguir, para que ele fique bem esticado, mas não a ponto dele não permitir o funcionamento da lingueta da fechadura. Acertar o ponto ideal de tensão do cabo é uma questão de tentativa e erro. Eu gastei quase uma hora só nesse passo. Com o cabo esticado, prenda-o com a chapinha de aço e o parafuso, conforme a foto. Aperte o parafuso o máximo que conseguir, pois será ele quem segurará a carga na hora em que puxar o acionamento interno.
Depois de concluído esse passo (o mais complicado), agora é a parte de fazer o acionamento chegar as mãos do motorista. Com o cabo já devidamente passado pela mangueira sanfonada da tampa do porta-malas e o sistema devidamente regulado (nesse ponto já é possível testar o funcionamento e fazer os ajustes finos antes de concluir a montagem), passe-o por dentro das presilhas do chicote que ficam na coluna do teto. Para isso, retire o forro da coluna e o forro lateral traseiro esquerdo, nos carros 2 portas, ou passe rente ao piso, nos carros 4 portas. No meu caso, passei por dentro do forro.



Depois, prenda-o nos buracos já existentes na lataria interna do carro, usando os lacres de nylon. Aperte-os bem, pois eles irão ajudar a segurar o conduíte do cabo, no momento do acionamento do mecanismo.

Vá passando o cabo ao lado do banco do passageiro, até ele chegar na cobertura dos trilhos, conforme a foto:

Desmonte a cobertura dos trilhos, desparafusando-a e retirando-a, afim de passar o cabo por dentro dela, conforme a foto:

Se tudo deu certo, o cabo tem o comprimento exato para ficar logo após a moldura dos trilhos do banco. Agora, faça uma fenda na cobertura da soleira da porta, para acomodar o mecanismo do sistema, conforme a foto abaixo:

Agora fure a soleira da porta exatamente no centro da fenda feita na soleira da porta. Esse furo é onde será parafusado o mecanismo. Eu usei parafusos torx 27, como esse:

E furei exatamente nesse ponto:

Depois, meça aonde fará o segundo furo, usando o próprio acionamento como gabarito. Posicione-o na posição onde fixará o primeiro parafuso e faça uma marcação com caneta ou lápis de onde fará o segundo furo. Ele deverá ficar logo abaixo e à direita do primeiro furo, conforme a foto abaixo:

Depois dos furos feitos, parafuse o mecanismo e vá tomar um suco de maracujá bem gelado, pois a essa altura você está morrendo de sede e cansaço! Mas o resultado compensou!


Espero que gostem do resultado! Agora mandei alisar a maçaneta do porta-malas!
