[DÚVIDA] - Como montar um bom turbo no motor original?
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[DÚVIDA] - Como montar um bom turbo no motor original?
Bom dia galera do CC,
Participo ativamente de alguns tópicos do CC, mas eu entrei em uma dúvida que não encontrei resposta em outro tópico.
Bom, meu projeto é colocar o Kit Turbo no meu Corsa, não quero nada ESCANDALOSO, quero um motor mais espertinho que deixe pelo menos os GM 1.4 para trás. Eu como estou gastando com meu casamento não tenho muito para gastar no turbo, queria andar no máximo com 0.8kg de pressão, mas se alguém me informar que 0.6kg eu já deixo alguns para trás eu o deixo assim. Na verdade é mais para ouvir aquele espirro gostoso de se ouvir. Ouvi dizer que o risco de quebra é mínimo com 0.6kg de pressão, será que procede? E com isso eu consigo só instalar o Kit Turbo que vem da Anhanguera por exemplo, sem escap, sem nada retrabalhado demais. Aos poucos depois eu vou incrementando o projeto. Colocando dosadores, intercooler, bomba gti, embreagem de cerâmica, freios mais precisos, partes forjadas e talvez por fim um kit nitro.
Bom, essa é minha dúvida se alguém puder me ajudar fico muito grato.
Att,
Matheus Bertini.
Participo ativamente de alguns tópicos do CC, mas eu entrei em uma dúvida que não encontrei resposta em outro tópico.
Bom, meu projeto é colocar o Kit Turbo no meu Corsa, não quero nada ESCANDALOSO, quero um motor mais espertinho que deixe pelo menos os GM 1.4 para trás. Eu como estou gastando com meu casamento não tenho muito para gastar no turbo, queria andar no máximo com 0.8kg de pressão, mas se alguém me informar que 0.6kg eu já deixo alguns para trás eu o deixo assim. Na verdade é mais para ouvir aquele espirro gostoso de se ouvir. Ouvi dizer que o risco de quebra é mínimo com 0.6kg de pressão, será que procede? E com isso eu consigo só instalar o Kit Turbo que vem da Anhanguera por exemplo, sem escap, sem nada retrabalhado demais. Aos poucos depois eu vou incrementando o projeto. Colocando dosadores, intercooler, bomba gti, embreagem de cerâmica, freios mais precisos, partes forjadas e talvez por fim um kit nitro.
Bom, essa é minha dúvida se alguém puder me ajudar fico muito grato.
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Boa sorte no Projeto!
E aí Mateus, beleza cara??
Então, tenho a minha experiência e a de um amigo que tem corsa turbo... eu mesmo tenho um corsinha a uns 5 meses, e ainda estou fazendo uns ups nele, como bomba de combustível (troquei ontem epla do GTi, a outra o alcool comeu quase inteira...) e a embreagem (coloquei a do 1.6 reforçada, acho de cerâmica mto pesada, gosto do carro macio pra andar no trânsito da cidade - outra pegada o carro ficou!).
Com relação à pressão, meu preparador disse que até 1kg é de boa, pois esse motorzinho GM é bravo! Mas, como você mesmo disse, na margem de segurança fica entre 0.6 e 0.8. Eu acho que não vale apena andar com 0.6, já que vc tem um alto custo pra colocar o turbo, e ele não vai ter uma pegada assim tão legal... Claro, a melhora será perceptível, mas 0.8 é pouca coisa a mais, e dá pra rodar na boa assim tranquilamente, e a pegada fica boa!
Tenho um amigo com um MPFI com 1kg, está a 2 anos com o carro turbinado, e a única coisa que ele trocou antes de turbinar foram as bronzinas e a bomba de óleo... o carro puxa que é uma beleza, e está inteirão ainda...
Mas, vai da conversa com o seu preparador, cada um tem uma receita, e também vai da sua vontade... Com 0.8 dá pra vc andar na frente tranquilo de um 1.4, lado a lado até de carros 1.8, dependendo do carro, claro.
Você já comprou os itens pra turbinar?
Boa sorte no projeto aí... Estou dando uns ups no meu, pois eu ia vender pra casar tb, mas aí convenci a mulher em dar um aperto na festa e ficar com o carango, e agora vou fazer apenas uns ajustes e acho que vou ficar com ele mesmo...
Abraço!
Então, tenho a minha experiência e a de um amigo que tem corsa turbo... eu mesmo tenho um corsinha a uns 5 meses, e ainda estou fazendo uns ups nele, como bomba de combustível (troquei ontem epla do GTi, a outra o alcool comeu quase inteira...) e a embreagem (coloquei a do 1.6 reforçada, acho de cerâmica mto pesada, gosto do carro macio pra andar no trânsito da cidade - outra pegada o carro ficou!).
Com relação à pressão, meu preparador disse que até 1kg é de boa, pois esse motorzinho GM é bravo! Mas, como você mesmo disse, na margem de segurança fica entre 0.6 e 0.8. Eu acho que não vale apena andar com 0.6, já que vc tem um alto custo pra colocar o turbo, e ele não vai ter uma pegada assim tão legal... Claro, a melhora será perceptível, mas 0.8 é pouca coisa a mais, e dá pra rodar na boa assim tranquilamente, e a pegada fica boa!
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Mas, vai da conversa com o seu preparador, cada um tem uma receita, e também vai da sua vontade... Com 0.8 dá pra vc andar na frente tranquilo de um 1.4, lado a lado até de carros 1.8, dependendo do carro, claro.

Você já comprou os itens pra turbinar?
Boa sorte no projeto aí... Estou dando uns ups no meu, pois eu ia vender pra casar tb, mas aí convenci a mulher em dar um aperto na festa e ficar com o carango, e agora vou fazer apenas uns ajustes e acho que vou ficar com ele mesmo...
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Re: Boa sorte no Projeto!
cleitonvas escreveu:E aí Mateus, beleza cara??
Então, tenho a minha experiência e a de um amigo que tem corsa turbo... eu mesmo tenho um corsinha a uns 5 meses, e ainda estou fazendo uns ups nele, como bomba de combustível (troquei ontem epla do GTi, a outra o alcool comeu quase inteira...) e a embreagem (coloquei a do 1.6 reforçada, acho de cerâmica mto pesada, gosto do carro macio pra andar no trânsito da cidade - outra pegada o carro ficou!).
Com relação à pressão, meu preparador disse que até 1kg é de boa, pois esse motorzinho GM é bravo! Mas, como você mesmo disse, na margem de segurança fica entre 0.6 e 0.8. Eu acho que não vale apena andar com 0.6, já que vc tem um alto custo pra colocar o turbo, e ele não vai ter uma pegada assim tão legal... Claro, a melhora será perceptível, mas 0.8 é pouca coisa a mais, e dá pra rodar na boa assim tranquilamente, e a pegada fica boa!
Tenho um amigo com um MPFI com 1kg, está a 2 anos com o carro turbinado, e a única coisa que ele trocou antes de turbinar foram as bronzinas e a bomba de óleo... o carro puxa que é uma beleza, e está inteirão ainda...
Mas, vai da conversa com o seu preparador, cada um tem uma receita, e também vai da sua vontade... Com 0.8 dá pra vc andar na frente tranquilo de um 1.4, lado a lado até de carros 1.8, dependendo do carro, claro.![]()
Você já comprou os itens pra turbinar?
Boa sorte no projeto aí... Estou dando uns ups no meu, pois eu ia vender pra casar tb, mas aí convenci a mulher em dar um aperto na festa e ficar com o carango, e agora vou fazer apenas uns ajustes e acho que vou ficar com ele mesmo...
Abraço!
Fala Cleiton, tudo bem graças a Deus...
Então cara, ainda não tenho as peças, estou atrás e decidido a turbinar, nem o preparador eu escolhi ainda cara pra você ver o meu medo de turbina-lo, é meu sonho desde criança ter um Carro turbo espirrando. Mas o casamento veio e os gastos são bem altos, eu quero algo em torno de 0.8kg no máximo, não pra ficar me exibindo pros outros, mas sim pra curtir um pouco enquanto sou novo, pois quando nascer meu filho vou querer a segurança, mas sem pensar em filho por enquanto, somente daqui uns 5 ou 6 anos rsrs. Como disse nada extravagante demais, nem os relógios quero deixar a mostra, quanto mais escondido melhor, ninguem precisa saber que é turbo quando ele estiver parado. Mas a minha bronca é com esses Stilo's, Golf's até com os Corsas 1.8, 1.6 que colam e empurram a gente rsrs...
Bom eu agradeço muito a sua dica, vou fazer isso, instalar o Kit normalzinho e depois vou mudando para melhor aos poucos conforme a $$$ der. Quanto sai mais ou menos um kit de conversão à Alcool sabe me informar? Na gasolina não da pra deixar rs... Obrigado mesmo amigo, de coração.
Att,
Matheus Bertini.
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Matheus, então acho que estamos no mesmo barco, kkk....Fala Cleiton, tudo bem graças a Deus...
Então cara, ainda não tenho as peças, estou atrás e decidido a turbinar, nem o preparador eu escolhi ainda cara pra você ver o meu medo de turbina-lo, é meu sonho desde criança ter um Carro turbo espirrando. Mas o casamento veio e os gastos são bem altos, eu quero algo em torno de 0.8kg no máximo, não pra ficar me exibindo pros outros, mas sim pra curtir um pouco enquanto sou novo, pois quando nascer meu filho vou querer a segurança, mas sem pensar em filho por enquanto, somente daqui uns 5 ou 6 anos rsrs. Como disse nada extravagante demais, nem os relógios quero deixar a mostra, quanto mais escondido melhor, ninguem precisa saber que é turbo quando ele estiver parado. Mas a minha bronca é com esses Stilo's, Golf's até com os Corsas 1.8, 1.6 que colam e empurram a gente rsrs...
Bom eu agradeço muito a sua dica, vou fazer isso, instalar o Kit normalzinho e depois vou mudando para melhor aos poucos conforme a $$$ der. Quanto sai mais ou menos um kit de conversão à Alcool sabe me informar? Na gasolina não da pra deixar rs... Obrigado mesmo amigo, de coração.
Att,
Matheus Bertini.
Depois vou ver se coloco umas fotos no meu perfil pra você ver como que está o meu corsa... A galera olha pra ele de fora, e parece original. 1º Porque não curto carro rebaixado, então deixei ele original na parte da suspensão, e também fiz o escapamento até o final e, se você anda na boa, até 2 mil, 2 mil e quinhentos giros, ninguém percebe que é turbo...
Eu até fui numa loja de som pra colocar uns leds nos manometros, que ficam naquela parte do acendedor de cigarros, onde tem uma gaveta... eu arranquei ela e coloquei lá os manometros. Cheguei na loja, ninguém dava nada pro carro... Aí depois de instalados os led's, o cara falou: "Liga aí e testa pra gente ver..." Qdo eu liguei e acelerei, nossa... a loja inteira parou, hahahahahaha... Mto engraçado.
Vai fundo na ideia aí meu querido... Eu turbinei também pra realizar o sonho de pivete tb. E, depois de casar, como vc mesmo falou, fica complicado turbinar, porque depois vem os filhos, responsabilidades, tal... Então a hora é agora, e não deixa passar muito não, se não a noiva embaça, kkkk...
E vou te falar hein... não tem preço ter um mil turbo e ver o 1.6, 1.8 passar vergonha. Um amigo meu puxou comigo com um golf 95 1.8, e ficou tão pra trás que resolveu vender o carro, falando que era muito fraco, hahahahaha...
É que eu não coloquei no dinamometro, mas acho que o carrinho deve beirar os 120CV...
Ah, uma dica que te dou: se vc quer deixar ele com som original pra ninguém perceber, e tal, pega um escapamento tb, porque o barulho que fica sem o escap até o fim, é alto pra caramba hein... e o meu ainda ficou com o escap, de início, até a manopla do câmbio ali, +/-, então o cheiro do alcool queimado subia por ali, e era teeenso... rsrs
E em relação a converter para alcool, a única coisa que fiz foi trocar as velas para umas de grau 9 da NGK, coloquei um kit de partida a frio do classic pra não ficar sofrendo pra ele pegar e judiar da bateria (perdi 1 quando ele tava sem o kit), e depois prioriza a troca da bomba de combustível viu, porque o alcool distróóóói mesmo! Dps coloco umas fotos da bomba toda corroida que tirei original do meu, que é 2000. Com o HPI o preparador consegue ajustar certinho pra não dar falta, e providência uma sonda-lambda de 4 fios tb, com um hallmeter... + segurança pra vc.
Se quiser me adicionar no msn pra gente trocar uma ideia, adiciona ae: flwanny@hotmail.com
Um abraço!
Att., Cleiton.
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cleitonvas escreveu:
Matheus, então acho que estamos no mesmo barco, kkk....
Depois vou ver se coloco umas fotos no meu perfil pra você ver como que está o meu corsa... A galera olha pra ele de fora, e parece original. 1º Porque não curto carro rebaixado, então deixei ele original na parte da suspensão, e também fiz o escapamento até o final e, se você anda na boa, até 2 mil, 2 mil e quinhentos giros, ninguém percebe que é turbo...
Eu até fui numa loja de som pra colocar uns leds nos manometros, que ficam naquela parte do acendedor de cigarros, onde tem uma gaveta... eu arranquei ela e coloquei lá os manometros. Cheguei na loja, ninguém dava nada pro carro... Aí depois de instalados os led's, o cara falou: "Liga aí e testa pra gente ver..." Qdo eu liguei e acelerei, nossa... a loja inteira parou, hahahahahaha... Mto engraçado.
Vai fundo na ideia aí meu querido... Eu turbinei também pra realizar o sonho de pivete tb. E, depois de casar, como vc mesmo falou, fica complicado turbinar, porque depois vem os filhos, responsabilidades, tal... Então a hora é agora, e não deixa passar muito não, se não a noiva embaça, kkkk...
E vou te falar hein... não tem preço ter um mil turbo e ver o 1.6, 1.8 passar vergonha. Um amigo meu puxou comigo com um golf 95 1.8, e ficou tão pra trás que resolveu vender o carro, falando que era muito fraco, hahahahaha...
É que eu não coloquei no dinamometro, mas acho que o carrinho deve beirar os 120CV...
Ah, uma dica que te dou: se vc quer deixar ele com som original pra ninguém perceber, e tal, pega um escapamento tb, porque o barulho que fica sem o escap até o fim, é alto pra caramba hein... e o meu ainda ficou com o escap, de início, até a manopla do câmbio ali, +/-, então o cheiro do alcool queimado subia por ali, e era teeenso... rsrs
E em relação a converter para alcool, a única coisa que fiz foi trocar as velas para umas de grau 9 da NGK, coloquei um kit de partida a frio do classic pra não ficar sofrendo pra ele pegar e judiar da bateria (perdi 1 quando ele tava sem o kit), e depois prioriza a troca da bomba de combustível viu, porque o alcool distróóóói mesmo! Dps coloco umas fotos da bomba toda corroida que tirei original do meu, que é 2000. Com o HPI o preparador consegue ajustar certinho pra não dar falta, e providência uma sonda-lambda de 4 fios tb, com um hallmeter... + segurança pra vc.
Se quiser me adicionar no msn pra gente trocar uma ideia, adiciona ae: flwanny@hotmail.com
Um abraço!
Att., Cleiton.
É isso então, estou mais do que decidido em fazer este serviço, eu agradeço as dicas e ideias, não tinha pensado onde colocar os manometros, agora já sei rsrs, e ainda vou deixar como uma gaveta mesmo, para esconder e só ver quando quiser acelerar rs.
Eu vou vender meu PS3, as rodas o que for preciso para faze-lo, preciso comprar um Kit Turbo que preste, pq o resto acho que é mais fácil até de conseguir.
Liguei em um preparador perto de casa ele disse que fica uns R$3.000,00, mas será que esse valor eu dando o Kit Turbo ou ele me dando? Assustei rsrs
Já adc no msn pra gente trocar ideia, abração.
Att,
Matheus Bertini
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É facada mesmo!
É isso então, estou mais do que decidido em fazer este serviço, eu agradeço as dicas e ideias, não tinha pensado onde colocar os manometros, agora já sei rsrs, e ainda vou deixar como uma gaveta mesmo, para esconder e só ver quando quiser acelerar rs.
Eu vou vender meu PS3, as rodas o que for preciso para faze-lo, preciso comprar um Kit Turbo que preste, pq o resto acho que é mais fácil até de conseguir.
Liguei em um preparador perto de casa ele disse que fica uns R$3.000,00, mas será que esse valor eu dando o Kit Turbo ou ele me dando? Assustei rsrs
Já adc no msn pra gente trocar ideia, abração.
Att,
Matheus Bertini
A minha ideia é tb fazer um tampão, pra não ter encrenca com a Polícia e nada do gênero, e ficar bem discreto. Até os led's eu coloquei com um interruptor pra ligar e desligar quando eu quiser, apenas... mas o trabalho do tampão vai ter que ficar mais pra frente, porque o $$$ ficou curto agora, rsrs.
Então, em relação ao custo, é +/- por aí mesmo, infelizmente... e ainda mais se você for comprar tudo novo. A minha turbina, por exemplo, comprei na PSI Turbo, foi nada mais nada menos que 1000 reais

-Aí tem o escap, que consegui fazer por 300...
-Os manômetros, que eu ocmprei o hallmeter, pressão do turbo e pressão de combustível, 250 mangos...
-o kit turbo (a flange, tubo de pressurização, válvula de prioridade, HPI, retrabalho dos bicos...) que com sorte deve custar uns 600 reais;
-a instalação e acerto do mecânico (que consegui chorando por 400)
Os valore acima são exporádicos, não sei se estão nesse valor ainda... e a soma já da um total de 2550 reais.... Isso fora a bomba de combustível e embreagem! rsrs
Por isso vai com calma... Tenta achar um kit o mais completo possível, já que vai negociar o seu PS3. Corsa MPFI fica bom mesmo com bicos retrabalhados, ou bicos do Astra Flex, e qualquer solução desta é meio cara.
Se você tivesse falado com vc a uns 2 meses atrás poderiamos ter feito algum eskema, porque eu tava querendo vender o kit ou trocar, porque eu tava precisando levantar uma grana pro casório... Mas agora eu to querendo vender apenas o carro já com o kit, porque pelo que já gastei nele, não vale apena negociar o kit por fora, e depois o carro original...
Mas sorte ae meu caro, e qualquer coisa posta aí...
qual é o seu e-mail do msn?? Eu não recebi o convite aqui...
Abraço!
Att., Cleiton.
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SemControle escreveu:meu, se vcs nao querem problemas com a policia, legaliza...
Eu quero deixar os manometros escondidos mais por estética mesmo, claro que ajuda contra os policiais, mas no meu bairro tem tanto carro turbo mas tanto, nunca vi a polícia pegando no pé, somente dos rebaixados, coisa que não vou fazer no meu...

Porém, mais pra frente quando eu for aumentando a pressão e colocando componentes corretos eu legalizo sim!
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Vale apena?
SemControle, vale apena legalizar?meu, se vcs nao querem problemas com a policia, legaliza...
Deve ser meio facada. né não???
Eu até pensei por um tempo, tal... mas, não sei, falam que tem que mexer na suspensão, freios, e tal... gastar uma grana boa.
E aqui por volta a polícia pega mais no pé tb dos rebaixados... já que por fora chama mais atenção, com rodas grandes e tal, esses arrumam mais problemas que nós, os discretos, rsrs...Eu quero deixar os manometros escondidos mais por estética mesmo, claro que ajuda contra os policiais, mas no meu bairro tem tanto carro turbo mas tanto, nunca vi a polícia pegando no pé, somente dos rebaixados, coisa que não vou fazer no meu...
Porém, mais pra frente quando eu for aumentando a pressão e colocando componentes corretos eu legalizo sim!

Mas eu prefiro ser o elemento surpresa

Mas... quem sabe, se eu ficar o carro por mais um tempo e não vender, posso investir num eskema pra legalizar...
Qual é a média que se gasta +/- pra legalizar, vc tem uma noção SemControle???
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meu monta e legaliza, é bem mais barato q ir pro patio, vc ainda ter q desmontar la e pagar guincho diaria e os kambal a 4
fora q estando legalizado depois vc sobe baixa a pressao sem problema....
so consta nas observacoes do doc aumento de potencia....
entao eu acho q vale a pena principalmente pelo q acabei de citar acima.....
gastei 900 cruzeiros no meu, levei o carro pra fazer a vistoria e voltei la mesmo pra pegar o doc, (nao fiquei indo de um lugar pra outros e tal, nao tive qq dor de cabeca) na legalizacao fiz do aumento de potencia, modificacao na suspensao, e combustivel.....com todas as notas certinho conseguia fazer por 500 cruzeiros
sendo q a modificacao na suspensao, é minima no meu carro, quem ve nao diz q é rebaixado, so se tiver do lado de um golf original mesmo pra ver....mas é mais firme e tal, mas isso nao conta....questao de altura é isso....
sinceramente nao $$ q pague vc andar de boa, passar do lado da viatura, passar em comando sem ter q ficar suando frio por causa de um turbo ou qq coisa modificada no carro
fora q estando legalizado depois vc sobe baixa a pressao sem problema....
so consta nas observacoes do doc aumento de potencia....
entao eu acho q vale a pena principalmente pelo q acabei de citar acima.....
gastei 900 cruzeiros no meu, levei o carro pra fazer a vistoria e voltei la mesmo pra pegar o doc, (nao fiquei indo de um lugar pra outros e tal, nao tive qq dor de cabeca) na legalizacao fiz do aumento de potencia, modificacao na suspensao, e combustivel.....com todas as notas certinho conseguia fazer por 500 cruzeiros
sendo q a modificacao na suspensao, é minima no meu carro, quem ve nao diz q é rebaixado, so se tiver do lado de um golf original mesmo pra ver....mas é mais firme e tal, mas isso nao conta....questao de altura é isso....
sinceramente nao $$ q pague vc andar de boa, passar do lado da viatura, passar em comando sem ter q ficar suando frio por causa de um turbo ou qq coisa modificada no carro
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