[TUTORIAL] - Limpeza Sistema de ventilação forçada do cárter

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bigtomas escreveu:
SemControle escreveu:nao sei, mas toda vez q vejo essa assinatura penso ser do claudio hehehe ai vejo q parece mais um clone malacabado, até assinatura se copia 8)
Esta falando comigo?? nao copiei a assinatura de lugar nenhum.. se esta falando da minha posta ai a original..
nao a sua, a do cara da junta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Viniciuz
:: Champ ::
Mensagens: 476
Registrado em: Sexta-feira 30 2007f Novembro 2007 05:14:09 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK UP SPORT 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por Viniciuz »

Bom tutorial.

Fiz este serviço no meu corsa GL 1996 1.6,mas acabei apertando demais alguns parafusos e tambem apertei fora de ordem,fazendo com que espanase as roscas do cabeçote.


Cara que motor mais limpo é esse heim!!!!
Prescio deixar de minha pick up assim
heuahau


ALEX_BHZ
:: Maxx ::
Mensagens: 3545
Registrado em: Quinta-feira 21 2010f Janeiro 2010 02:33:18 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ALEX_BHZ »

Caraka maluco.... que tópico, nunca imaginei que tinha q dar manutenção nessa parada
mas aqui, o meu problema é um apenas, meu motor é 1.0 16V como que seria a manutenção
no caso?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ALEX_BHZ escreveu:Caraka maluco.... que tópico, nunca imaginei que tinha q dar manutenção nessa parada
mas aqui, o meu problema é um apenas, meu motor é 1.0 16V como que seria a manutenção
no caso?
tirando a tampa do mesmo jeito, so vai ter 2 comandos, pode ser q tenha um defletor desse grandao ou 2 pequenos mesmo 16V nao é nenhum monstro de 7 cabecas nao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Fiz a limpeza conforme as fotos que postei anteriormente,porem tem uma coisa que esta me deixando intrigado.

Ali no bocal de abastecimento do oleo,quando eu retiro a tampa,ja da para ver ao lado do defletor plastico uma crosta preta grudada na tampa,sera que é normal? ou estou usando um oleo de baixa qualidade?

Eu sempre usava ipiranga F1 master 15w40 SL.Mas na oficina onde eu faço a troca de oleo o mecanico passou a trabalhar somente com oleo selenia(sintetico) e VS(mineral) ambos do mesmo fabricante.
Na ultima troca foi usado VS max 15w40 SL.(que segundo o mecanico é de otima qualidade)

Eu gostaria de saber que quem nao tem esta crosta quando tira a tampa do oleo,qual o tipo de oleo que esta usando.

Estou pensando em voltar para o ipiranga,pois li alguns relatos de motores fiat 16V que travaram por causa de borra e usavam justamente oleo selenia(recomendado pela fiat)

Obs:nao é borra é uma crosta preta,a borra é tipo uma graxa e nao é isso que tem ali.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

problema mesmo é q a borra vai comecar a se formar por contaminacao do oleo com combustivel, nao tem jeito de escapar disso, pra mim é pior com oleo sintetico q ai tem base diferente do combustivel
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

SemControle escreveu:problema mesmo é q a borra vai comecar a se formar por contaminacao do oleo com combustivel, nao tem jeito de escapar disso, pra mim é pior com oleo sintetico q ai tem base diferente do combustivel
Com todo tipo de oleo é assim? ja li muito sobre o assunto e tem gente que afirma que oleo semi sintetico limpa o motor,muito mais que oleo mineral.
Uma coisa interessante que li foi sobre um pessoal que tem carro turbo e usou o oleo lubrax top turbo,aquele para caminhao diesel...pois ele tem classificaçao API SL 15w40.Li num forum que o cara turbinou um vectra e usou este oleo por muito tempo,quando abriu o motor ele parecia polido,nao havia uma crosta ou borra.. inclusive ele postou fotos do motor.

Inclusive gente que turbinou o velho motor AP tambem fala que usa o top turbo nele e que o comando e tuchos ficam brilhando.

Ja li em diversos foruns e mail que membros enviaram para petrobras pedindo se este oleo pode ser usado em motores a gasolina.. e a resposta foi sim pois atende as classificaçoes API SL.

Mas..li tambem um relato de um engenheiro mecanico que nao recomenda o uso deste oleo em motor a gasolina,pois se trata de um oleo para motores diesel,ele tem uma aditivaçao maior para neutralizar o efeito do enxofre,como no motor a gasolina a contaminaçao é menor que no motor diesel,este excesso de aditivos tende a se cristalizar,formando uma especie de areia super fina que provoca um polimento e consequentemente um desgaste acentuado nas partes moveis do motor.

Entao me pergunto,o lubrax top turbo serviria como uma opçao semelhante ao flush,porem menos agressiva? para usar 1 vez por ano como preventivo por exemplo.Tipo a primeira troca de oleo do ano usa o top turbo..troca ele com 3mil km.. e nas trocas seguintes utiliza oleo mineral normal para motor a gasolina.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

recomendo sempre usar o mesmo tipo afinal na troca nao sai todo oleo, ja pode rolar contaminacao no momento da troca, recomendo sempre o mesmo oleo....

uso de moto, mobil 4T no turbo, oleo de carro mesmo virou agua

tem mais, foi exigido a retirada quase total do enxofre da gasolina pela poluicao q produzia, acredito q diesel nao é mais tao pesado com enxofre, ainda mais agora no biodiesel, se o problema do oleo é aditivos pra combater essa contaminacao, nao rola mais
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Viniciuz
:: Champ ::
Mensagens: 476
Registrado em: Sexta-feira 30 2007f Novembro 2007 05:14:09 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK UP SPORT 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por Viniciuz »

Fiz a limpeza conforme as fotos que postei anteriormente,porem tem uma coisa que esta me deixando intrigado.

Ali no bocal de abastecimento do oleo,quando eu retiro a tampa,ja da para ver ao lado do defletor plastico uma crosta preta grudada na tampa,sera que é normal? ou estou usando um oleo de baixa qualidade?

Eu sempre usava ipiranga F1 master 15w40 SL.Mas na oficina onde eu faço a troca de oleo o mecanico passou a trabalhar somente com oleo selenia(sintetico) e VS(mineral) ambos do mesmo fabricante.
Na ultima troca foi usado VS max 15w40 SL.(que segundo o mecanico é de otima qualidade)

Eu gostaria de saber que quem nao tem esta crosta quando tira a tampa do oleo,qual o tipo de oleo que esta usando.

Estou pensando em voltar para o ipiranga,pois li alguns relatos de motores fiat 16V que travaram por causa de borra e usavam justamente oleo selenia(recomendado pela fiat)

Obs:nao é borra é uma crosta preta,a borra é tipo uma graxa e nao é isso que tem ali.
Cara verifique junto ao manual do proprietario o Òleo correto pois para meu 1.6 uso 20w40 ou 20w50


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Viniciuz escreveu:
Fiz a limpeza conforme as fotos que postei anteriormente,porem tem uma coisa que esta me deixando intrigado.

Ali no bocal de abastecimento do oleo,quando eu retiro a tampa,ja da para ver ao lado do defletor plastico uma crosta preta grudada na tampa,sera que é normal? ou estou usando um oleo de baixa qualidade?

Eu sempre usava ipiranga F1 master 15w40 SL.Mas na oficina onde eu faço a troca de oleo o mecanico passou a trabalhar somente com oleo selenia(sintetico) e VS(mineral) ambos do mesmo fabricante.
Na ultima troca foi usado VS max 15w40 SL.(que segundo o mecanico é de otima qualidade)

Eu gostaria de saber que quem nao tem esta crosta quando tira a tampa do oleo,qual o tipo de oleo que esta usando.

Estou pensando em voltar para o ipiranga,pois li alguns relatos de motores fiat 16V que travaram por causa de borra e usavam justamente oleo selenia(recomendado pela fiat)

Obs:nao é borra é uma crosta preta,a borra é tipo uma graxa e nao é isso que tem ali.
Cara verifique junto ao manual do proprietario o Òleo correto pois para meu 1.6 uso 20w40 ou 20w50
A viscosidade esta correta,no manual indica 15w40 ou 20w40 ou 20w50 de classificação SH ou SJ ou superior... a

A questao é a marca mesmo.. pois nunca usei esse VS por isso estou desconfiado que ele nao seja assim tao bom.. vou voltar para o ipiranga ou tentar o argentino YPF original da linha VW


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”