[RECOMENDAÇÃO] - Instruções sobre Válvula Termostática

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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Boa pergunta. Bom que esclarece para muitos.
Essa que postei ai é do meu Corsa 97 1.0. Troquei tambem devido ter mexido ali para a troca da correia/tensor e aproveitei a ocasião., como preventiva.
Ela até que não estava suja não, mesmo não ter usado aditivo por alguns anos, na foto dei uma limpada só para ver os códigos.
È pelo que citou ela pode estar travada aberta, só pode.
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Ronie
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Mensagem por Ronie »

Como vou trocar a correia no mecânico para não perder a garantia da retífica do cabeçote, eu peço para ele tirar a válvula e daí eu compro uma igual e posto aqui pro pessoal saber qual é !

Espero que qdo eu abrir tenha a válvula no lugar, e que esta retífica que foi feita no cabeçote pelo antigo dono não tenha sido ocasionada pelo travamento dela....


Porque se o sintoma que ele apresenta é de que ela esteja travada aberta e foi feito recente retífica no cabeçote antes de eu comprar o carro, pode ser que nem a válvula tenha mais lá ..

Esses mecânicos pé-de-chinelo que tem por ai, não se pode esperar muito .. :roll:
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

È pode estar sem a valvula. Uma das causas na demora em aquecer. Se não tiver coloque-a de volta para o motor trabalhar dentro dos parametros corretos.
Cheque o radiador para ter certeza que não há obstruçao nas galerias da colmeia, use aditivo na agua, e sem nunca trocaram o sensor de temperatura ali debaixo da bobina, troque se este carro tem mais de 50k.
E nao se esqueça da bomba dagua.
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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Alcineu,

Como sempre prestativo e muito atencioso em vários assuntos.

Como esse assunto é de extrema relevância, fixamos este tópico para futuras pesquisas.

Atenciosamente,

Sousaman
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Mensagem por alcineu »

Olá sousaman, aquele cordial abração...e ai com esta o Moleque GLS?
Bota umas velas de Platina ou Iridium nele e me diga como esta, vai ser só alegria. Não é propaganda não é perfomance mesmo. Só em ligar o motor já se sente a diferença, incrivel. O Reinaldo meu mecanico de confiança ficou boquiaberto.
Experimentem!
rapaz depois desses anos todos, agora é que estou amando meu carro com as velas de Platina, sumiu aqueles grilos metálicos do motor que me estressava pra caramba.

Pois é tudo em prol da comunidade Corsaclube.
sds
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Mensagem por Ronie »

Boas,

Bem hoje fui trocar minha correia dentada e a válvula termostática.

Sobre a minha dúvida, eu para não ter imprevistos fui na Accioly, aqui de Stº André e pedi a válvula termostática para o corsa 98 mod. 99 para ver o que ele ia me trazer. Ele me trouxe a válvula do que seria para o 99 em diante esta aqui, já com a carcaça igualzinho esta abaixo mas da marca original WAHLER.

Imagem

Perguntei para ele sobre que a válvula do 98 seria uma e 99 outra, ele desconfirmou esta informação e disse que só é diferente do 97 para cima...*Acho que ele estava enganado*

Quando cheguei no mec. e ele desmontou tudo e constatei que a válvula que estava era igualzin a do Alcineu ! Só que na minha invés do 7/11 está 8/8.

Imagem

Resumindo: A válvula que eu comprei serve, pois ela vem o conjunto completo, carcaça e válvula. Paguei uma pechincha de R$ 38,35 aqui na autorizada ! Com isso acredito que as válvulas do 99 em diante sirva nos anteriores.

Obs.: O meu mec. disse que não se fabrica mais a válvula original WAHLER que seria até 98. Pois agora eles vendem somente a do 99 em diante que vem com a carcaça e serve para todos.

A minha antiga que tirei, testei ela na água quente, ela abre e fecha, mas qdo fecha percebo que fica uma folga de ± 1mm no contorno, não sei se é o suficiente para dar problemas ..mas se for ou não .. agora é que ela não vai me dar dor de cabeça ...pois virou SUCATA ..rs :)
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Mensagem por sousaman »

Senhores,

Apresento um pedacinho das batalhas do Moleque:

Olhem o desastre....

6 - Válvula Termostática - Em estado de calamidade pública, totalmente corroída pela ação do tempo. A temperatura do carro ainda está muito debilitada e estou lutando para estabilizar as constantes febres, mas estudos indicam que logo a febre passará.

Estado geral da peça.

Imagem

Mais uma peça de 1999 - original do veículo....

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Vejam o estado da menina...

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Imagem

Foram muitas dores de cabeça com a temperatura, simplesmente por falta de manutenção. Porém todas já resolvidas, com muita paciência e fé que um dia teria fim....

Logo, uma manutenção simples não realizada traz esses desastres.

Abraços!
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Mensagem por leonardo10005 »

Pessoal apenas para dar uma contribuição do que observei neste tópico.
Ronie a numeração em que você diz que a sua valvula é 8/8 a do Alcineu é 11/7 e a do Sousaman é 12/9 me parece ser mês/ano de fabricação da valvula, se eu estiver errado por favor digam.
alcineu
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Mensagem por alcineu »

CorseiroCapixaba escreveu:Pessoal apenas para dar uma contribuição do que observei neste tópico.
Ronie a numeração em que você diz que a sua valvula é 8/8 a do Alcineu é 11/7 e a do Sousaman é 12/9 me parece ser mês/ano de fabricação da valvula, se eu estiver errado por favor digam.
positivo corseiro, esta referencia se refere ao mes/ano. Até a haste do cabo de embreagem tem esse 11/7...
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Mensagem por Rubens Melo »

Pessoal, ando meio desconfiado que a minha termostática ta travada aberta. Na cidade demora um pouco para o carro esquentar e outro dia que peguei muita chuva e um pouco de frio, a temperatura não passou de 90º.

Li sobre um teste simples para verificar seu funcionamento sem precisar tirar ela do lugar, para isso basta (com o carro frio) tirar a tampa do reservatório de arrefecimento e ligar o carro, se não houver fluxo de água ali é porque ela está fechada, depois de quente é que se nota um fluxo de água em forma de redemoinho que é quando a válvula abre e deixa o líquido passar pelo sistema.

Posso fazer esse teste sem medo de entrar ar no sistema pelo fato da tampa estar aberta??
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