[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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eu tenho um classic 2008 vhc flex e veio com o 5w30 o carro era maravilhoso, só rodo no alcool , nas 2 revisões que fix colocaram o maldito 20w50 o carro ficou uma m.... agora que acabou as revisões obrigatórias achei o 5w30 da ac delco, o carro nos primeiros 100 km parecia continuar o mesmo, mas agora voltou a ficar show, talvez por eu usá-lo muito em estrada, agora tá sensacional novamente, eu recomendo use o 5w30,, mas o ac delco, não o lubrax, que pelo que me falaram tá saindo de linha.
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ai jesus
cada uma q eu leio q meu deus....
mano o melhor oleo é o valvoline super competição 20w50
mto bom principalmente para carro TURBO
abçsss
corsa 1.6 TURBO
cebeçote paulo faria
4 bicos de omega 6cc retrabalhados
TURBINA GARRET 48/36
suspensão FIXA MENDEL's
rodas 15" ventilador
mano o melhor oleo é o valvoline super competição 20w50
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Bom, troquei o meu hoje, e voltei a usar o Super Helix 15w50 mineral, depois de uma experiencia muito mal sucedida com com o Lubrax SL 20w50, o motor depois dos 4 mil giros, parecia que so mantia a rotação, e não segurava quando começava a subir morro...
AGora com o Shell, eu a 140 numa subida de 2Km reta, termino a subida a 150, meu carro ganha rotação e sobe o giro fácil...
Obs: Corsa 1.6 8v MPFI com chip nascar.
=D
AGora com o Shell, eu a 140 numa subida de 2Km reta, termino a subida a 150, meu carro ganha rotação e sobe o giro fácil...
Obs: Corsa 1.6 8v MPFI com chip nascar.
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Procurando um GL/GLS 1.6 (8 ou 16) pra voltar a ser corseiro ativo
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Só pra voces entenderem...
[quote]Um monte de chutes, alguns acertos e só sobram, dúvidas, não vou fazer um tratado sobre óleos lubrificantes aqui, apenas informar de forma sucinta e extritamente correta o que siginificam esses numeros.
Primeiro voce tem que entender que a viscosidade tem relaçao direta com a temperatura, ou seja um óleo de viscosidade 50 só tem essa viscosidade a temperatura ambiente ao se aumentar a temperatura essa viscosidade cai vertiginosamente a ponto de estar na faixa dos 10 a noventa e dois graus.
O lubrificante ideal para um motor deveria ter uma viscosidade bem baixa quando o motor for colocado em funcionamento, assim flui rápido e chega quase que instantaneamente a todos os pontos móveis do motor, porém quando alcaça a temperatura de funcinamento pleno, esse óleo perde sua função , pois a elevação de temperatura o terá transformado praticamente em água, nesse momento seria necessário o emprego de um óleo com uma taxa de viscosidade bem mais alta pois com o acréscimo de temperatura o mesmo não perderia suas caracteristicas fisico /quimicas , então o certo seria voce ter um óleo fino, de baixa viscosidade para a partida do motor, e outro um óleo mais grosso de maior viscosidade para o motor trabalhar em regime, ocorre que isso é tecnicamente impossível, diante deste fato foram desenvolvidos aditivos que receberam o nome de variadores de viscosidade, que faz com que o óleo tenha as caracteristicas de viscosidade a temperatura ambiente, no caso o menor numero ex. 15 , após o W que realmente significa inverno(winter) pois além disso esse aditivo tem propriedades anticongelantes para uso em dias mais frios- vem a viscosidade com que esse óleo se comporta a temperatura de regime de aprox. 90 graus, é o maior numero ex. 50
Pronto, essa é uma descrição sucinta de como se comporta um óleo multiviscoso na pratica como se comporta um óleo 15w50 que é o melhor em termos de viscosidade dos numeros que voce citou acima, pois quanto menor for o primeiro numero e maior for o segundo, melhor para o seu motor.
obs.
esses indices de viscosidade é medida pela norma SAE( sociedade dos engenheiros automotivos americanos, dos eua)
e sua escala é medida em cst ou cent-stokes ou seja um óleo de viscosidade 40 pode ser expresso em 40 cst.que é o seu indice de viscosidade.
obs.
Na realidade um óleo 15w50 é tecnicamente um óleo 15 cst, porém por adição de aditivos de variação de viscosidade ou melhoradores de i.v. , o mesmo se comporta como um oleo 50 quando a temperatura alcança o regime de funcionamento do motor, o que modifica na realidade é sua curva que é muito mais suave que a de um óleo 50 cst, um multiviscoso de 15 cst cai apenas umas 5 unidades em uma variação de 60 graus por exemplo, já um 50 cst em temperatura ambiente e cai umas quarenta unidades nessa mesma variação de temperatura. demonstrando que o primeiro ainda apresenta uma maior estabilidade fisico/quimica dada a sua pequena variação frente ao incremento de temperatura.[/quote]
Quem disse isso foi um engenheiro da Petrobras, com 20 anos de experiencia.
Tendo isso em mente, escolham a viscosidade do oleo, dentro do limite da especificacao tecnica fornecida pelo manual do veiculo.
[[]]
Diogo Fernandes
[quote]Um monte de chutes, alguns acertos e só sobram, dúvidas, não vou fazer um tratado sobre óleos lubrificantes aqui, apenas informar de forma sucinta e extritamente correta o que siginificam esses numeros.
Primeiro voce tem que entender que a viscosidade tem relaçao direta com a temperatura, ou seja um óleo de viscosidade 50 só tem essa viscosidade a temperatura ambiente ao se aumentar a temperatura essa viscosidade cai vertiginosamente a ponto de estar na faixa dos 10 a noventa e dois graus.
O lubrificante ideal para um motor deveria ter uma viscosidade bem baixa quando o motor for colocado em funcionamento, assim flui rápido e chega quase que instantaneamente a todos os pontos móveis do motor, porém quando alcaça a temperatura de funcinamento pleno, esse óleo perde sua função , pois a elevação de temperatura o terá transformado praticamente em água, nesse momento seria necessário o emprego de um óleo com uma taxa de viscosidade bem mais alta pois com o acréscimo de temperatura o mesmo não perderia suas caracteristicas fisico /quimicas , então o certo seria voce ter um óleo fino, de baixa viscosidade para a partida do motor, e outro um óleo mais grosso de maior viscosidade para o motor trabalhar em regime, ocorre que isso é tecnicamente impossível, diante deste fato foram desenvolvidos aditivos que receberam o nome de variadores de viscosidade, que faz com que o óleo tenha as caracteristicas de viscosidade a temperatura ambiente, no caso o menor numero ex. 15 , após o W que realmente significa inverno(winter) pois além disso esse aditivo tem propriedades anticongelantes para uso em dias mais frios- vem a viscosidade com que esse óleo se comporta a temperatura de regime de aprox. 90 graus, é o maior numero ex. 50
Pronto, essa é uma descrição sucinta de como se comporta um óleo multiviscoso na pratica como se comporta um óleo 15w50 que é o melhor em termos de viscosidade dos numeros que voce citou acima, pois quanto menor for o primeiro numero e maior for o segundo, melhor para o seu motor.
obs.
esses indices de viscosidade é medida pela norma SAE( sociedade dos engenheiros automotivos americanos, dos eua)
e sua escala é medida em cst ou cent-stokes ou seja um óleo de viscosidade 40 pode ser expresso em 40 cst.que é o seu indice de viscosidade.
obs.
Na realidade um óleo 15w50 é tecnicamente um óleo 15 cst, porém por adição de aditivos de variação de viscosidade ou melhoradores de i.v. , o mesmo se comporta como um oleo 50 quando a temperatura alcança o regime de funcionamento do motor, o que modifica na realidade é sua curva que é muito mais suave que a de um óleo 50 cst, um multiviscoso de 15 cst cai apenas umas 5 unidades em uma variação de 60 graus por exemplo, já um 50 cst em temperatura ambiente e cai umas quarenta unidades nessa mesma variação de temperatura. demonstrando que o primeiro ainda apresenta uma maior estabilidade fisico/quimica dada a sua pequena variação frente ao incremento de temperatura.[/quote]
Quem disse isso foi um engenheiro da Petrobras, com 20 anos de experiencia.
Tendo isso em mente, escolham a viscosidade do oleo, dentro do limite da especificacao tecnica fornecida pelo manual do veiculo.
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Diogo Fernandes
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Bom, troquei o oleo, novamente insisti pelo 5w30 Lubrax valora, pois tinha 0.5L da troca anterior. O que percebi de diferença, foi que o carro ficou mais silencioso quando acabo de dar a partidal, partida rapida ... sem nhenhenhe. Mas o desempenho continua o mesmo. Minha proxima troca de oleo defiinitivamente não vai ser com valora. Paguei caro para ter o mesmo desempenho ... Me recomendaram o lubrax tecno 15w40, acho que vou testar esse. Alguem ai ja usou?
Abs.
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bom so troque antes dos 5K km ou antes dos 6 meses, o q vier primeiroJonasLC escreveu:Pessoal coloquei o Shell - Helix HX5 15W50, o que acham, é bom? retifiquei o motor completo em fevereiro.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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sempre usou, mantenha, com essa km ja tem desgaste nas partes internas, se passar a usar um oleo tao mais fino assim, vc comecara a ter queima, pode ser bem pequena, ou até meio acentuada ja, depende das folgas.....se nao ta tendo problema, mantenha o seu oleo atual...andreluiz1974 escreveu:Tenho a seguinte duvida, meu carro já tem 110.000 km, sempre usei Helixc 20w50 ou semelhante,
poderia trocar para um Mobil 5w30, houve quem me disse que o motor ficaria cheio de folgas, isso procede ?
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