Fazendo testes com filtro esportivo
Já li muito sobre filtro esportivo e uma das principais duvidas é a respeito da capacidade de filtragem dele.Entao resolvi testar se o filtro esportivo realmente filtra ou deixa passar sujeira por ele..mas fiz isso sem colocar em risco o motor do meu corsinha..hehehe...
Vamos do começo,eu tenho um pet shop..neste pet shop fazemos banho e tosa..e um dos aparelhos utilizados para secagem dos cães se chama soprador..que funciona de maneira inversa ao aspirador de pó...ele possui uma espécie de turbina que suga o ar na parte de trás do aparelho e sopra o ar por uma mangueira que usamos para secar os cães..
Neste link tem uma imagem do aparelho pra quem não sabe do que se trata
http://www.goldendogpro.com.br/MaisProd ... roduto=102
Na tampa traseira existe um orifício por onde entra o ar..e no interior dele na boca da turbina tem um filtro de espuma para segurar os pelos,como meu aparelho já possui alguns anos de uso esta espuma já se foi..entao eu adaptei uma tela no lugar,mas a tela não segurava 100% dos pelos...foi ai que me surgiu a idéia de adaptar um filtro esportivo nele..hehehehe
Como podem ver nas fotos adaptei uma mangueira no orifício por onde o ar é sugado e na ponta da mangueira coloquei um filtro esportivo que nem marca tem..destes bem baratos que se compra na net,detalhe que este filtro eu usei por 1 ano num fusca que tivemos aqui em casa (para ir ao sitio nos finais de semana)...vendemos o fusca e o filtro tava aqui sobrando então resolvi adaptar.
Fiz esta adaptação a 2 meses..e por 2 motivos primeiro para evitar que os pelos dos cães fossem sugados pela turbina do aparelho..e segundo para testar a capacidade de filtragem do filtro esportivo.
Este aparelho funciona de segunda a sexta em media 30 minutos por dia...em uma semana o filtro fica coberto de pelos...
Vamos as conclusões:
Mesmo com o filtro coberto de pelos na parte de fora..os pelos não passam para dentro do aparelho,soltei a abraçadeira tirei o filtro e não encontrei nenhum pelo na parte de dentro do filtro e mangueira,entao passei um ar de dentro pra fora,e saiu muito pelo e poeira que estavam acumuladas na parte externa....olhando bem de perto o filtro já da pra ver muita poeira grudada no tecido filtrante,então passei o dedo por dentro da mangueira e não notei poeira alguma ali.
Isto quer dizer que o filtro segura a poeira.
Porem em apenas 2 meses de uso já e possível notar muita sujeira no tecido filtrante,(claro estou usando ele num soprador e não num carro)..ai é que vem o X da questão..se eu usar ele ate acumular muita sujeira na parte externa(ate o tecido mudar de cor) é possível que uma parte desta sujeira seja sugada para dentro dele.
Mas se eu lavar ele a cada 2 meses, o tecido estará sempre limpo e filtrará bem,sem deixar passar poeira ou sujeiras por ele.
Ao menos é isto que eu espero.
Pela experiência acredito que se colocar um filtro esportivo no carro e fizer a limpeza dele (lavar) a cada 3 meses ou 3 milKm,a chance de entrar sujeira no motor e TBi é bem pequena,porem se esquecer de limpar e acumular muita poeira nele..esta poeira pode acabar sendo sugada para dentro do motor.
FILTRO ESPORTIVO MONOFLUXO PEQUENO ADAPTADO NO SOPRADOR
VISAO DO SOPRADOR ABERTO,ONDE FICA A TURBINA
FILTRO SUJO COM ACUMULO DE POEIRA E PELOS