Vini84 escreveu:Speed,
Cara fiquei espantado. Apesar de participar pouco das discussões dos tópicos (relativamente ao tempo que faço parte) sempre fui admirador dos seus comentários (e do RedLabel também)! Mas agora me decepcionei (rs)! Dizer que utilizar plataformas iguais para carros diferentes é "remendar" os carros??? Isso é o futuro! Ontem tive o prazer de participar de uma palestra com o sr. Edson Furlan - diretor da Engenharia da Améria Latina do Grupo GM - e fiquei muito contente quando ouvi dele: Nossa idéia é globalizar as plataformas (ou arquitetura, conforme é a nova designação que a GM da às plataformas)! Todo GM (chevrolet, opel, etc) classificado como pequeno deverá nascer na mesma arquitetura, seja qual for seu país de origem! E isso se estende aos GM's médios, grandes, picapes leves e veículos pesados! Encaro isso como uma luz no fim do túnel! Talvez é a nossa chance de ter Chevrolet's com a mesmo requinte dos Opel's, por exemplo!
Quanto ao assunto do tópico, tive um corsa wind 1.0 mpfi e um classic VHC! hj minha namorada tem um Uno fire. E digo com a propriedade de quem sentiu na pele: Mpfi não pega o Fire! E o VHC... bem é melhor torcer para ter pouco espaço, pois se tiver pista suficiente o Fire vai te pegar! rs
abc.,
Vini
Oi Vini !! obrigado em primeiro lugar por gostar do RedLabel ! rsrs ! Fico feliz em saber. E tambem obrigado por dar atenção aos meus comentários.
Bom, acho que você não entendeu bem o que eu falei, ou eu me expressei mal.
O que eu condeno é o uso de uma plataforma antiga, remendada mesmo em um carro novo.
A GM brasileira por exemplo, sacenou a gente lançando o novo Astra como Vectra. Porem é uma plataforma nova, mundial, que resiste super bem a acidentes, preparada para agredir menos o pedestre e proteger o motorista e passageiros em caso de colisões laterais. Todos os carrosda GM lançados, tirando o Celta, que usa a plataforma do Corsa B, que na época do seu lançamento em 2000 já era defasada por usar conceitos antigos de construção, sempre tiveram plataformas novas.
Se a GM fosse igual a Fiat, lançaria o Corsa C com base na plataforma modificada do Corsa B. O corsa D com base na plataforma modificada do Corsa C. O Astra Brasileiro usaria a Plataforma do Kadett, e o Vectra A provalvemente usaria a plataforma de monza.
Botar uma carroceria nova em um carro é facil. O díficil é fazer com que este carro seja realmente moderno.
Se eu pudesse postar links de coisas diversas nessa seção colocaria para vocÊ o crash teste de alguns carros Chineses com o Chery Brilhance. Voce verá um carro relativamente moderno, se dobrar como uma folha de papel. Enquanto ontem vi o Crash test do Fiat Palio 2006 Russo tirar nota 2 no EuroNcap 3, com Air Bag, pré tensionador nos cintos e coisas que não temos no brasil.
Veja o Crash test de um Corsa B> Tem um interessante. busca no you tube o crash test em que jogam ele contra um muro a 110 km por hora. O corsinha se desintegra. Eles jogam antes um Smart for Two e ele aguenta bem mais o impacto. Para a época ele era bom. Mas hoje se você se acidentar nele, ou no celta que é a mesma coisa, a chance de sair vivo é bem menor do que batendo em um Corsa C.
Queria ver o crash test do Novo Punto brasileiro.
O europeu é EuroNcap 5 estrelas. Dúvido que o brasileiro tire 3.
Queria ver tambem a Fiat Ideia brasileira em frenta a Europeia.
Como eu falei mais acima. A plataforma do novo Punto e da Ideia é baseada na do Uno de 1983, pois a do Palio foi Baseada neste, e a desses carros foram feitas usando a do Palio como base.
Nós pagamos mais por carros que oferecem menos. E a fiat ficou mestre em fazer isso.
Não é a toa que é a fábrica mais lucrativa da Fiat.
Porque vocÊ acha que temos pilotos brasileiros na Ferrari ha tanto tempo ?
O Brasil é estratégico para a Fiat, e vamos continuar andando em Gambiarras baratas em nome do custo. Na eupopa cada Fiat vendido gerava um prejuizo em 2004. Hoje eles reverteram, pois aprenderam com a Fiat Brasileira. Eu os admiro como empresa, se a GM tivesse a visão da Fiat no Brasil, como tinha na década Passada, ainda seria segunda colocada ou quem sabe Primeira em vendas.
E outra coisa.
O professor Furlan esta enganado com o comentário dele.
O que mais teremos agora são plataformas regionais. Inclusive saiu uma matéria boa no Best Cars Web Site falando sobre o fim do carro Globalizado.
O Carro Globalizado, idealizado na década de 70 para cortar custos era ótimo para nós. Sempre tinhamos carros iguais ao do primeiro mundo nas suas primeiras Gerações. Chevette foi lançado aqui assim, o Monza tambem, Escort MK VIII, Santana, Uno só para citar alguns exemplos.
Mas exemplos mundiais hoje mostram que as plataformas locais são as melhores para regiões em crescimento como Brasil, China, Leste Europeu, e inclusive estados unidos que tem um mercado peculiar.
Vejam... O lider de vendas nacional e o vice lider são carros Projetados aqui, para o Terceiro mundo. O Terceiro tambem foi feito especialmente para o mercado nacional. O Fox e o Palio são hoje exportados para a Europa. E vendem bem por lá. Mas não são lideres. Não fora projetados para rodar lá.
Os carros mundiais ficam atrelados ao pais de origem, e quando ficam antigos em paises em que novos projetos não se pagam, perdem mercado.
Vejam o que acontece hoje com Golf, e o que a Gm teve que fazer com o Vectra.
Se lancassem aqui ele com outro nome, tipo se relaçassem ele como Monza, seria um sucesso de vendas...
mas lançaram o astra aqui como vectra, e não esta vendendo muito bem.
A renault mesmo, esta fazendo a lição de casa.
Ao invés de lançar o Clio III aqui, vão lançar o Sandero.
È um carro que usa a Plataforma do Logan, mas modificado para o Mercado nacional. Tem Mecanica simples, acabamento idem, mas é bonito. Na europa o Logan é sucesso de vendas, no brasil vendeu bem nos primeiros meses de novidade, agora só vendem 2500 por mês.
Enfim, as plataformas únicas hoje em dia nem sempre daram certo.
Por pensar assim a GM ta perdendo Mercado.
Mas bom para nós, pois sempre teremos plataformas modernas rodando aqui (Mesmo que com motores da década de 80, como os GM FII do Vectra e Astras)
Se virar moda o que a Fiat faz, vamos voltar no tempo, aonde se faziam apenas carrocerias. Vejam o que acontece com o Siena... Ficou muito lindo o modelo... mas o entre eixos é ridiculo !
Não quero que concorde com meu pensamento, vc tem direito de discordar de mim, mas a Fiat vende sim plataformas remendadas.
Abração !!!!