Cristalização - Espelhamento - Polimento - VERDADES E MITOS

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
luciano vermelho
:: GSI ::
Mensagens: 2383
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

curso no SENAI ipiranga

Mensagem por luciano vermelho »

pelo reflexo do capo do palio eu conheço o telhado!!!

vc fez o curso com o Ailton ou com o Rodrigo?

abraços


Branco de Neve
:: Champ ::
Mensagens: 484
Registrado em: Quarta-feira 28 2007f Março 2007 12:32:52 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Branco de Neve »

DeivyMunhoz escreveu:Olá Familia Corsa Clube, bom muitas pessoas tem duvidas sobre os processos de recuperação de pintura automotiva e hoje no mercado encontramos varios nomes para essa recuperação. Quem já viu, os nomes "Cristalizar" " Espelhamento" etc etc...
Esse nome cristalizar na verdade é usado de forma erronea pois o verbo "CRISTALIZAR" significa mudar a estrutura molecular de um produto de amorfa (sem direção e regra definidas) para cristalina (com direção e regra definidas)
No caso de um polimento e da aplicação de qualquer tipo de cera protetora, a estrutura amorfa da tinta jamais poderá ser mudada para cristalina.
Então o que seria a famosa "Cristalização", bom ela é a proteção que o profissional da a pintura após o processo de polimento, então vemos que esse nome não vem muito ao caso porém é o que ficou mais difundido no meio de recuperação de pintura.
O processo de polimento tem que ser feito com muito critério e cuidado, são varias etapas,mas infelizmente não vemos isso na pratica, na maioria das vezes os "profissionais" usam uma massa de polir e cera e pronto...ah e claro fazem o mais rapido possivel pois tempo é $$$$.
Então é comum vermos carros com marcas de boinas, embassados etc etc...
Vale lembrar também que o processo de polimento deve ser feito somente uma vez por ano, pois esse processo utiliza produtos abrasivos que desgastam a camada de verniz do carro, por isso não se pode fazer o polimento muitas vezes.

Bom pessoal, é isso ai, espero ter ajudado quem tem duvidas sobre esse assunto, pois estou entrando nesse ramo de polimento ou melhor de polimento tecnico onde pretendo estar abrindo uma oficina em breve. Me interessei muito por esse assunto pois como sabem adoro deixar o corsinha brilhando e para mim particularmente a pintura em bom estado conta mais do que qualquer acessório.

Segue uma foto do primeiro polimento tecnico que fiz em uma palio preto:

Imagem



Qualquer duvida é so postar ok...

Bom Daivy, pelo jeito vc vai abrir uma oficina para trabalhar com isso não é? Por favor me passe preço para dar um trato na pintura do hatch 4 portas branco? Me informe que agenda uma visita e vou até aí, mas por favor faça um preço bom pois vou sair de Campinas para ir até aí!!!
Abraços

[]´s
Rick - Branco de Neve
-----------------------------------------
Rodas '14 de ferro pretas
Molas Cangoorun
Bazooca com Sub de '12 da Hurricane
Fechado no G5 + G35 no parabrisa


DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

luciano vermelho escreveu:pelo reflexo do capo do palio eu conheço o telhado!!!

vc fez o curso com o Ailton ou com o Rodrigo?

abraços
Fiz com o Ailton...excelente pessoa...


DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

Branco de Neve escreveu:
Bom Daivy, pelo jeito vc vai abrir uma oficina para trabalhar com isso não é? Por favor me passe preço para dar um trato na pintura do hatch 4 portas branco? Me informe que agenda uma visita e vou até aí, mas por favor faça um preço bom pois vou sair de Campinas para ir até aí!!!
Abraços

[]´s[/b]
Amigo a oficina vai demorar um pouco para abrir, tem muita coisa ainda para ajeitar, por exemplo, tenho que achar o salão para trabalhar, vou fazer mais cursos em empresas como a 3M, meguiar´s etc...
Ainda preciso comprar tudo que for preciso, quero abrir um negócio completo, com alto nivel de qualidade onde clientes exigentes como eu saiam super satisfeitos com o serviço.


DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

Olhem a diferença que fica tirando risquinhos superficiais:

É um corsa da mesma cor que o meu:

Imagem


Avatar do usuário
RPARDAL
:: Piquet ::
Mensagens: 372
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 02:41:30 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RPARDAL »

Fiz a pintura quase inteira e espelhamento do meu Corsa há uns 3 meses, achei que ficou bom mas poderia melhorar.

Existe alguma recomendação pra mais um espelhamento? Daqui quanto tempo?


DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

RPARDAL escreveu:Fiz a pintura quase inteira e espelhamento do meu Corsa há uns 3 meses, achei que ficou bom mas poderia melhorar.

Existe alguma recomendação pra mais um espelhamento? Daqui quanto tempo?
Vc falow que fez a pintura do carro quase inteira, foi uma repintura??
Se for você deve fazer um polimento para repintura, agora se a pintura não foi feita corretamente não há polimento que ajude.
Sim existe uma recomendação de fazer um polimento por ano, mais do que isso iria desgastar muito a pintura.


luciano vermelho
:: GSI ::
Mensagens: 2383
Registrado em: Quinta-feira 24 2007f Maio 2007 09:06:51 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano vermelho »

um detalhe que poucas pessoas sabem, em caso de voce pitar uma peça do seu carro, nao se pode passar nenhum tipo de cera durante 30 dias, pois essa aplicaçao pode gerar diversos problemas na pintura, sendo um deles, a perda de brilho da peça


Avatar do usuário
RPARDAL
:: Piquet ::
Mensagens: 372
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 02:41:30 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RPARDAL »

DeivyMunhoz escreveu:
RPARDAL escreveu:Fiz a pintura quase inteira e espelhamento do meu Corsa há uns 3 meses, achei que ficou bom mas poderia melhorar.

Existe alguma recomendação pra mais um espelhamento? Daqui quanto tempo?
Vc falow que fez a pintura do carro quase inteira, foi uma repintura??
Se for você deve fazer um polimento para repintura, agora se a pintura não foi feita corretamente não há polimento que ajude.
Sim existe uma recomendação de fazer um polimento por ano, mais do que isso iria desgastar muito a pintura.
Isso, foi uma repintura, e foi quase inteira porque só o teto não foi repintado.

Foi feito o polimento de repintura sim, e o serviço de pintura e do polimento ficaram bons, neste meu tópico dá pra ter uma idéia: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=28375

Porém acredito que o brilho da pintura poderia ter ficado um pouco melhor, ou seja, o polimento feito "talvez" não tenha sido o necessário.

Será que se fizer um novo polimento/espelhamento deixa a pintura realmente um "espelho"?

Valeu.


DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

luciano vermelho escreveu:um detalhe que poucas pessoas sabem, em caso de voce pitar uma peça do seu carro, nao se pode passar nenhum tipo de cera durante 30 dias, pois essa aplicaçao pode gerar diversos problemas na pintura, sendo um deles, a perda de brilho da peça
Exatamente Luciano, pois a cera atrapalha a evaporação, tampando os poros da pintura.
E isso causa perda de brilho, olhos de peixe, manchas etc...
Deixa eu perguntar, vc tbm fez curso lá no Senai?


Responder

Voltar para “Tutoriais”