Explosões na entrada de AR

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

diegoleal
Se os estouros acontecem na admissão ao acelerar, principalmente frio, é provável que seja mistura pobre.
Mas como o seu é turbo, o ideal é verificar a queima com um hallmeter.
Aliás, em carros turminados é legal instalar um hallmeter no painel, assim vc pode acompanhar a queima sempre e saber se a mistura está pobre ou rica. Aqui no site tem vários tópicos falando sobre isso, inclusive um ensinando a montar um.

Em último caso, sei que é possível tbm conseguir um ajuste mais fino, tanto na mistura, quanto no ponto. Mas como o seu é turbinado, a programação tem que ser feita exatamente pro seu caso.
Existem preparadores que tem notebooks com uma placa específica, de onde sai um cabo que se encaixa no slot da eprom (chip) da central.
O notebook "vira o chip" da central, aí o praparador consegue ir ajustando passo-a-passo o funcionamento do motor.
Depois de terminado ele gera um arquivo e grava um chip com os novos parâmetros.
É um trabalho personalizado, portanto não deve ser muito barato não, mas funciona muito bem.

Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

se for turbo e der falta, um hallmeter e um manometro de combustivel voce ve qto de comb tah entrando e regula pelo dosador...

certo?
- > 1.8 GTE
- > 16"


diegoleal
:: Champ ::
Mensagens: 519
Registrado em: Quinta-feira 14 2006f Setembro 2006 11:02:08 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diegoleal »

DJCRD escreveu:diegoleal
Se os estouros acontecem na admissão ao acelerar, principalmente frio, é provável que seja mistura pobre.
Mas como o seu é turbo, o ideal é verificar a queima com um hallmeter.
Aliás, em carros turminados é legal instalar um hallmeter no painel, assim vc pode acompanhar a queima sempre e saber se a mistura está pobre ou rica. Aqui no site tem vários tópicos falando sobre isso, inclusive um ensinando a montar um.

Em último caso, sei que é possível tbm conseguir um ajuste mais fino, tanto na mistura, quanto no ponto. Mas como o seu é turbinado, a programação tem que ser feita exatamente pro seu caso.
Existem preparadores que tem notebooks com uma placa específica, de onde sai um cabo que se encaixa no slot da eprom (chip) da central.
O notebook "vira o chip" da central, aí o praparador consegue ir ajustando passo-a-passo o funcionamento do motor.
Depois de terminado ele gera um arquivo e grava um chip com os novos parâmetros.
É um trabalho personalizado, portanto não deve ser muito barato não, mas funciona muito bem.

Abraços...
Os estouros são na lenta, quando estou perto de parar, tipo em banguela. Tenho um hallmeter sim mas não mostra mistura pobre. será que pode ser ar na admissão


lsavassi
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 12 2006f Dezembro 2006 09:50:57 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lsavassi »

rigattialdo escreveu:Passei meu corsa pra alcool com kit flex, mas nas aceleradas ele da uns estouros!! na regulagem do kit tá 35% a mais de vazão o motor é o mpfi 1.0! Será q tá dando falta ou uma limpesa do sistema de injeção resolavel?
Pergunta cretina:

O estouro não é no cano de descarga? Se for e ele parar quando o carro está quente, ok, tudo normal, ele está com o ponto errado e é fácil arrumar.

Se o estouro faz até o filtro esportivo soprar, vá logo conferir a sua bomba, bicos, filtro, e regulador de pressão, pois está dando pré-detonação por falta, ou coisa do tipo.

Obs.: Quando deixa de seguir o padrão do fabricante, procure mecânicos que entendam de preparação de carros, ou pelo menos que tenham grande experiência de campo.

É isso ai T+
Depois de muito relutar, volto ao grupo depois do servidor ter perdido centenas das minhas contribuições.

"Dinheiro é um bicho carente, só sabe andar em bando!" (Leonardo Savassi 2005)


Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Andre - Maionese escreveu:se for turbo e der falta, um hallmeter e um manometro de combustivel voce ve qto de comb tah entrando e regula pelo dosador...
certo?
Vivendo e aprendendo, por isso gosto do forum. Regulador de presão com regulagem é uma boa!

lsavassi escreveu:Pergunta cretina:
O estouro não é no cano de descarga? Se for e ele parar quando o carro está quente, ok, tudo normal, ele está com o ponto errado e é fácil arrumar.
Se o estouro faz até o filtro esportivo soprar, vá logo conferir a sua bomba, bicos, filtro, e regulador de pressão, pois está dando pré-detonação por falta, ou coisa do tipo.
Obs.: Quando deixa de seguir o padrão do fabricante, procure mecânicos que entendam de preparação de carros, ou pelo menos que tenham grande experiência de campo.
Boa pergunta! Se o estouro for no escape, pode ser ponto mesmo ou correia fora de sincronismo ou até excesso de combustível.
Pré-detonação acho improvável, pois no álcool a taxa teria que estar bem alta. Mas é uma possibilidade tbm, pq com mistura extremamente pobre a câmara superaquece e mesmo o álcool pode pré-detronar.
O que vc disse é perfeito e venho a reforçar:
Carro fora da especificação do fabricante, só quem entende realmente deve por a mão.
Ou seja, trabalhe com um preparador de verdade.

Quando vc mostra um carro preparado para mecânico, ele fica muito perdido, põe defeito em tudo, te aconselha a desmontar o bicho e voltar no original.
Coitados, não consertam nada nesses casos, não é pra menos, não entende nada fora do feijão com arroz!!!


diegoleal
O estouro na admissão por falta de combustível, principalmente no álcool, acontece assim:
O funcionamento da lenta é normal.
Andando na boa tbm é normal.
Mas quando vc está parado e sai, tanto devagar, quanto forte, vc ouve um barulho (estouro) que vem do filtro de ar.
É uma assoprada forte dentro da caixa do filtro, é forte, mas não faz um barulho muiiito alto.
É como se algo estivesse assoprando bem rápido e forte no sentido contrário da entrada de ar, mais ou menos como se derrepente o motor desse um escape pela admissão.
Já ví até um caso em que a caixa de filtro trincou, pois o filtro de ar ofecere maior resistência à passagem do ar no sentido contrário e isso faz esse "refluxo" forçar a caixa.

Dê mais detalhes e a gente vai discutindo.
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


Gui_leonel
:: Super ::
Mensagens: 72
Registrado em: Quinta-feira 14 2005f Abril 2005 12:39:26 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gui_leonel »

Muito bom este tópico, Uso chip a alcool, e estava com o mesmo problema de estouro, , fui em uma oficina troquei bomba de combustivel, pré flitro filtro de combustivel e não resolveu nada, antes ja tinha trocado o filtro de ar, as velas para alcool, e todos aqueles esquemas de limpeza depois de um tanque no alcool. Ja tinha verificado todos os sensores, e nada de resolver. O problema foi resolvido em uma outra oficina fazendo limpeza ( descarbonização) desmontando o coletor, e limpando, mas de acordo com o mecânicoo problema dos estouros foram resolvidos mesmo colocando um resistor na temperatura do ar de 4kohms, assim mudou a temperatura de 35º para 10º, acho que foi isso.
( os estouros que aconteciam no filtro de ar eram quando acelerava de uma vez o carro)
tenho um corsa mpfi 1.0 98


Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Gui_leonel escreveu:...mas de acordo com o mecânicoo problema dos estouros foram resolvidos mesmo colocando um resistor na temperatura do ar de 4kohms, assim mudou a temperatura de 35º para 10º, acho que foi isso.
( os estouros que aconteciam no filtro de ar eram quando acelerava de uma vez o carro)
tenho um corsa mpfi 1.0 98
Gui_leonel, o resistor resolve, mas não é uma boa solução, tome cuidado.
Pq usando o resistor, o módulo de injeção é enganado e "acha" que o ar admitido está muito frio, então automaticamente ele aumenta o tempo de injeção, ou seja, enriquece a mistura.
O problema é que ele sempre vai trabalhar como se o ar estivesse gelado, e quando o ar realmente estiver frio, talvez o enriquecimento já esteja no limite e volta a estourar.
Além disso, não haverá um controle correto do combustível injetado, já que o módulo "acha" que o ar está frio demais.
No seu caso acho que a reprogramação não foi perfeita, acho que faltou dar uma enriquecida no início da aceleração, mas se o consumo estiver bom e não te der mais dor de cabeça, principalmente no frio, problema resolvido!

Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

DJCRD

sobre o regulador de pressão, eu não comentei nada ainda, mas nos próximos dias estarei comprando um dosador hpi e colocando no meu corsa original, só com chip...
por enquanto só vou trabalhar um pouco a pressão dele com o hallmeter, mas logo pretendo da uma fuçadinha no virabrquim... ai vai ficar legal!!!
- > 1.8 GTE
- > 16"


Responder

Voltar para “Motor e Preparação”