Chevrolet Prisma é feito à imagem do "big brother" Vectra
Porta-malas de 439 l não compromete design do modelo, cujo preço inicial é R$ 29.990
por LUÍS PEREZ
O Prisma, versão sedã do Celta, chega na versão 1.4 de até 97 cv (cavalos)
Um ano após apresentar seu novo Vectra totalmente concebido por engenheiros brasileiros, eis que a General Motors enfim desvenda o “filhote” dele – o Prisma, versão sedã do Celta, que ganhou em abril um banho de loja que incluiu na dianteira a identidade visual dos novos Chevrolet. De fato o design do modelo, que consumiu dois anos de trabalho, é muito atraente e consegue grande harmonia entre o que já se conhecia do hatchback Celta e o compartimento traseiro, algo que nem sempre ocorre (vide o Renault Clio Sedan, cujo corte parece abrupto). Também chega por um preço bastante competitivo: a partir de R$ 29.990.
Porta-malas: 439 litros, maior que o do Civic (340 l) e o do Corolla (437 l)
Mas a novidade mais empolgante no sedã Prisma é o motor 1.4, batizado de Econo.Flex, que incorpora a tecnologia bicombustível e oferece a melhor potência do mercado brasileiro nessa faixa de cilindrada, aliada à economia de combustível. O motor chega a 97 cv (cavalos) quando abastecido com álcool (89 cv com gasolina). É uma vantagem nada desprezível, principalmente se levado em conta que um Fiat Siena também equipado com propulsor 1.4 chega a desenvolver 81 cv. De fato sua agilidade faz a diferença, sobretudo no trânsito urbano, como Interpress Motor pôde conferir durante test-drive realizado nesta quarta-feira.
Com gasolina no tanque, novo é capaz de rodar 18,5 km/l na estrada
Dados fornecidos pelo fabricante dão conta de que o Prisma acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos se abastecido com álcool (11 segundos se o combustível usado for gasolina) e chega, com álcool, a 184 km/h de velocidade máxima (178 km/h com gasolina). Se comprovada na prática, a economia é notável. Com gasolina no tanque, o modelo roda 13,1 km/l na cidade e 18,5 km/l na estrada. Se usado álcool, esses números caem para 9,3 km/l e 13,1 km/l, respectivamente.
Interior incorpora melhorias inauguradas no início do ano com o Celta
De acordo com o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Ray Young, só de olhar, o Prisma "já lembra o Vectra, seu `big brother´". O modelo vai participar do segmento dos sedãs não-populares, ou seja, com motorização superior a 1.0 (em uma faixa, dentro da própria Chevrolet, entre o Classic e o Corsa Sedan). “Essa categoria registrou um crescimento expressivo nas vendas, de 107% nos últimos três anos”, diz Young. O novo veículo simplesmente não toca no Classic, o Corsa Sedan com carroceria antiga, mantido em uma faixa de preço mais baixa. “O Chevrolet Prisma definitivamente trará um novo conceito de veículo sedã não-popular para o mercado, que oferece o mais potente motor 1.4”, aposta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Há duas opções de acabamento, Joy e Maxx; esta traz mais esportividade
Para um veículo do segmento, o interior é bastante agradável, incorporando qualidades já conhecidas do Celta, com boa impressão mesmo nas peças plásticas. O painel de instrumentos traz quatro mostradores que incluem o conta-giros em todas as versões de acabamento. Essas versões são duas: a Joy, mais básica, e a Maxx, mais sofisticada (que completa chega a custar R$ 35.940). Esta última traz, por exemplo, calota de 14 polegadas, maçanetas externas na cor do veículo, molduras nos instrumentos do painel com os ponteiros pintados e porta-copos central.
O novo motor Econo.Flex desenvolvido pela engenharia da GM do Brasil
Grande diferencial desse tipo de veículo, o porta-malas tem capacidade para 439 litros, superando até o de veículos de categorias superiores, como o Honda Civic (340 litros), o Toyota Corolla (437 litros) e o Fiat Marea (430 litros). Não bate, no entanto, modelos como o Clio Sedan (510 litros) ou o Fiat Siena (500 litros). Se a idéia era fazer o Prisma parecer um “Vectrazinho”, a exemplo do que a Ford fez com o Fiesta Sedan (tendo como referência o Mondeo), a estratégia deve funcionar bem.
FICHA TÉCNICA
Chevrolet Prisma
Motor: dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha,
Econo.Flex, oito válvulas,
1.389 cm³ de cilindrada
Potência: 89 cv (gasolina) a 97 cv (álcool) a 6.200 rpm
Torque: 12,4 kgfm (gasolina) a
12,9 kgfm (álcool) a 3.200 rpm
Câmbio: manual, de cinco velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira semi-independente com braços oscilantes e amortecedores pressurizados a gás
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,13 m de comprimento; 1,65 m de largura; 1,46 m de altura; 2,44 m de entreeixos
Peso: 905 kg
Tanque: 47,8 litros
Porta-malas: 439 litros
Preço: R$ 29.990 (Joy básica) a
R$ 35.940 (Maxx completa)
Fonte:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/ ... m15047.shl
Chevrolet Prisma será vendido ao preço inicial de R$ 29.990
- Eduardo Sauner
- :: Sport ::
- Mensagens: 1121
- Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
- Localização: Cachoeirinha - RS
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
- Ano de fabricação: 1994
- Contato:
-
- :: Premium ::
- Mensagens: 4355
- Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
- Localização: Brasília - DF
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
MASSA!!!
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!
Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60
-
- :: Piquet ::
- Mensagens: 354
- Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 04:18:09 PM
- Localização: Brasília - DF
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
EU VI NA REVISTA , O CARRO TA FILE DEMAIS , COM MOTOR 1.4 FLEX QUE DA 97 CV NO ALCOOL E TEM MAIS TORQUE TBM .DEVE TA UM FOGUETINHO
-
- :: Classic ::
- Mensagens: 1447
- Registrado em: Quarta-feira 25 2005f Maio 2005 06:33:44 PM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
pra mim eh mais um carro da chevrolet q nao me convence
soh queria o motorzinho dele
ai vai as fotos pra facilitar a visualização:
soh queria o motorzinho dele
ai vai as fotos pra facilitar a visualização:
Fotos do sedan -> http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=26711
-
- :: Super ::
- Mensagens: 83
- Registrado em: Quinta-feira 31 2006f Agosto 2006 11:12:30 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
apesar deu nao ser mto chegado em carro sedan, eu achei o prisma bonito!
Vai competir de lado com o Siena da Fiat... Gostei bastante do interior!!!
Vai competir de lado com o Siena da Fiat... Gostei bastante do interior!!!
-
- :: Rodeio ::
- Mensagens: 777
- Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 08:11:59 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
show de bola mesmo!! a GM tah de parabens!! grande jogada! ae com toda a certeza vai ter recorde de vendas!
- Vem! Vai na fé! Nosso bonde é so raiz, porque aqui quem sabe é nois!
- Economizei pra esculachar de vez.
-
- :: Millennium ::
- Mensagens: 108
- Registrado em: Terça-feira 01 2004f Junho 2004 02:21:44 PM
- Localização: Não Informado
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
soh nao gostei do volante, o resto ta bem loko
Corsa 1.? T ihaihaih
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.
Tenho varias peças do coras 1.0 e 1.6 pra vender precisando de algo mande MP.
-
- :: Super ::
- Mensagens: 85
- Registrado em: Terça-feira 19 2004f Outubro 2004 05:04:44 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Fui ver esse carro na concessionária e fiquei decepcionado. Achei um carro feio, a traseira não combina com a frente, o acabamento é péssimo, plástico para todo lado, tecido dos bancos tão fino que se olhar feio rasga, o porta-malas vem em primer (economia porca), o cabo de abertura do porta-malas fica visível. O carro passa uma sensação de fragilidade. E não sai com travas e vidros elétricos de fábrica, só ar ou dh. Só resta o motor e a dirigibilidade, pois não deu para ter uma idéia, já que ainda não tinha disponível para test-drive.
Carlos
Corsa Sedan Classic 02/03 --> Palio ELX 1.3 04/04 --> Corsa Hatch 1.0 Maxx 08/09
Corsa Sedan Classic 02/03 --> Palio ELX 1.3 04/04 --> Corsa Hatch 1.0 Maxx 08/09
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 3818 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 8443 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 0 Respostas
- 2826 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 1 Respostas
- 1005 Exibições
-
Última mensagem por Chrystian_rj
-
- 3 Respostas
- 8133 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 9718 Exibições
-
Última mensagem por williamjgp
-
- 1 Respostas
- 8022 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 2631 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1253 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 8430 Exibições
-
Última mensagem por gtmski