[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [DÚVIDA] - Painel marcando errado

Mensagem por SemControle »

exatamente isso q eu dizia..... nos próprios manuais q se encontra na internet e q seguimos pra muitas coisas, consta a informação logo no inicio "Omega 2.2, pick-up S10/Blazer e Corsa 1.0/ 1.6 MPFI" a central é a mesma, esquema de atuadores e sensores compatíveis (as escalas são as mesmas, os tamanhos q mudam), mapas diferentes, apenas isso de fato muda
certamente ao longo do tempo o mapa foi modificado, principalmente por ser dos primeiros modelos de MPFI, foi a cobaia, e a GM adora, primeira leva de celta VHC se atreveram a lançar sem sensor de detonação, c tanto problema corrigiram, os primeiros flex q saiam pra injetar gasolina c temperaturas quase não existentes no brasil, ai corrigiram.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Putz!... revendo o vídeo que postei, eu lembrei do propósito dele...
Na ocasião eu coloquei um resistor em paralelo a sonda para manipular os momentos (e temperaturas) do liga/desliga das ventoinhas... coloquei resistores pequenos de 1/8W e encobri com o conduite do chicote, ou seja, ficou fora de vista... amanhã vou retirar os resistores e medir tudo novamente.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Fernando, perguntas:
Nesse seu scaner, vc tem que colocar dados de seu motor/ano/modelo?
Se sim, experimento colocar outras motorizações e confrontar com os valores que vc levantou na pág 4.
São exatamente os mesmos?

Reparei que na foto onde vc mostra a temperatura no scaner e no painel (pág 2)... no scaner aparece 85°C - 2,19V, mas na tabela que vc levantou 85°C corresponde a 2,21V...
Estes dados me levam a crer que a temperatura permanece a mesma por uma pequena faixa de tensão... é isso mesmo?
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Quinta-feira 02 2021f Dezembro 2021 02:18:44 PM Fernando, perguntas:
Nesse seu scaner, vc tem que colocar dados de seu motor/ano/modelo?
Sim, precisa colocar os dados certos pra ele puxar a tabela certa ao carro. O que você queria exatamente?
Bange escreveu: Quinta-feira 02 2021f Dezembro 2021 02:18:44 PM Reparei que na foto onde vc mostra a temperatura no scaner e no painel (pág 2)... no scaner aparece 85°C - 2,19V, mas na tabela que vc levantou 85°C corresponde a 2,21V...
Estes dados me levam a crer que a temperatura permanece a mesma por uma pequena faixa de tensão... é isso mesmo?
Sim, acabei esquecendo de acrescentar isso. A tensão muda 0,02V para baixo ou pra cima antes de mudar 1 grau, pois a marcação de temperatura só usa número inteiro, não registra o "meio grau", que deve ser a diferença entre as tensões, por isso você pode ver hoje eu dizer que 100 graus é 1,62V e amanhã eu posto uma foto que 100 é 1,64V, por exemplo.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A ideia é descobrir o que a GM não nos informa... a faixa de trabalho dos Corsas.

Pelo lado do sensor (termoresistor NTC) seria fácil, mas certamente é um produto OEM, cuja tabela (baseado em leituras que tenho feito em relação a tensão x corrente em cima do sensor), não encontro na rede.

Já questionei a Denphi e a MTE-Thonsom, mas nada e os NTC's que encontro (mesmo que ditos para o seguimento automotivo), tem tabelas bem diferentes.
Os NTC's tem uma gama muito grande de composição e forma construtiva, sendo o mais comum para o caso os eletroceramicos.

Com as diversas composições cerâmicas os NTC's são fabricados com diversas curvas de temperatura x resistência e adota-se como padrão indicar sempre a resistividade a 25°C, ex.: 1K, 2K, 5K, 10K, 100K, etc... tendo cada um uma curva específica, que é fornecida pela maioria dos fabricantes de NTC, para componentes do mercado comum e até alguns ditos para o seguimento automotivo.

Quando falei que seria fácil (e bem preciso) descobrir pelo lado do NTC, é para o caso do código estar descrito na peça (seja no corpo do sensor [externo] ou no componente NTC [interno]), o que não ocorre em nenhum dos casos.

A outra forma é pelo do scaner, mas sem garantias de precisão, pois a tabela pode ser manipulada facilmente pela GM (para ajuste de valores mais objetivos, de fácil leitura ou estratégicos), mas se é esta a única informação de que dispomos, que seja...

Quando lhe perguntei sobre a configuração do scaner, foi para saber se a tabela é exatamente a mesma para todos os motores... e quais.

Não sei como vc leu esta tabela, se pacientemente por aquecimento natural do motor ou por substituição do sensor por um resistor (potenciômetro linear ou decádico)... eu estou fazendo por substituição do sensor, por potenciômetro linear (de fio).

Seja como for, seria interessante confirmar com medidas de corrente e tensão (multitestes), pois assim confirma-se (pela lei de Ohm) a resistência e tensão informadas pela ECU/scaner.

Você tem planilha em Excel ou LibreOffice ?
Tem disponibilidade de dois multitestes ?
Tem disponibilidade de resistor decádico ou potenciômetro linear (+- 300 a 500 Ohms) ?
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Sábado 04 2021f Dezembro 2021 06:57:04 PM Quando lhe perguntei sobre a configuração do scaner, foi para saber se a tabela é exatamente a mesma para todos os motores... e quais.
Fiz um vídeo pra você ver a quantidade de opções:

Bange escreveu: Sábado 04 2021f Dezembro 2021 06:57:04 PM Não sei como vc leu esta tabela, se pacientemente por aquecimento natural do motor ou por substituição do sensor por um resistor (potenciômetro linear ou decádico)...
Fiquei esperando o motor aquecer sim... :mrgreen:
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Basicamente são todos... mas será que todos tem a mesma tabela de temperatura? Essa é a questão... pode ser que sim e a diferença seja nos pontos de liga/desliga a ventoinha...ou não, só checando.

Eu ia lhe pedir uma série se leituras, mas fica complicado e muito demorado pelo aquecimento normal... com a substituição do sensor por um resistor decádico ou potenciômetro, nem 5min leva... e ainda facilita a repetitividade para confirmações.
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Tirei um tempinho pra tentar entender o medidor de temperatura. Não tem como saber se o problema é fadiga da peça, e comprar um medidor novo de estoque antigo pode não resolver nada. Seria no chute.
Como eu disse no início, o marcador só tava certo nos 100 graus, abaixo disso ele marcava até 15 a mais. Minha intenção é fazer com que ele fique certo na faixa dos 90, que é o ponto em que o carro vai trabalhar a maior parte do tempo, conhecendo as leituras até ali, se tem um maior controle.

Imagem

O medidor é apenas a lâmina que se movimenta com a resistência, é totalmente mecânico.

Imagem

Tem uma agulha na ponta da lâmina que se encaixa no vinco desse terminal vermelho, e este é preso diretamente ao ponteiro.

Imagem

Sendo assim, temos duas possibilidades de regulagem. Uma é girar o ponteiro em relação ao terminal vermelho, dessa forma se pode colocar o ponteiro em qualquer lugar que quiser.
A outra é girar esse pino branco (sem precisar desmontar o medidor), ela altera o ponto de apoio do ponteiro e dá uma variedade de posições possíveis, basta girar no sentido da posição que precisa que o ponteiro vá:

Imagem

Como não temos valores de referência, esse ajuste é na tentativa e erro, até se atingir o valor desejado.
No meu caso ficou 70º no início do "C";
75º no meio do "C";
80º no final do "C"

Imagem

90º bate com o painel:

Imagem

E esse ponto é 101º, já com a ventoinha acionada:

Imagem

Enquanto isso, o medidor de combustível está voltando ao normal, parece que a bóia dá uma emperrada e fica marcando 40l por um tempo. Mas basta estacionar em ladeira de vez em quando e ele volta a marcar normalmente. Creio que a própria oscilação do carro em movimento deve "destravar" a bóia sem que eu precise mexer nela.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Normalmente os valores de calibração estão escritos no corpo do mostrador.
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

No meu não tem nada... Só mesmo data de fabricação e part number.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”