[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

[DÚVIDA] - Painel marcando errado. O q fazer?

Mensagem por Fernando 4100 »

Não é exatamente uma dúvida, vou postar aqui as constatações sobre os problemas que tenho tido no painel e os testes realizados.

Meu painel tá marcando errado combustível e temperatura. O resto tá ok. Preferia que não funcionasse do que ficasse marcando errado.
Combustível ele fica em 36 litros e vai ao máximo quando enche. Fica só nisso. Temperatura marca certo a 100 graus, abaixo disso, chega a marcar 15 graus a mais. Rodando ele fica marcando entre 95 e 96, mesmo o scanner confirmando que está bem abaixo. Não encontrei qualquer problema de aterramento. Já testei pra todo lado.
>Já troquei todos os sensores.;
>Já fiz vários testes no painel, inclusive do regulador de voltagem, tudo ok. (o painel é zerado como o carro)

Esses dias liguei o carro e ele fez isso:

Imagem

Fiz o teste com resistência no sensor de temperatura:

49 ohms = 102º
61 ohms = 99º
72 ohms = 96º
82 ohms = 94,5º
93 ohms = 93º
102 ohms = 91,5º
112 ohms = 90º

(não encontrei tabelas de referência)

Hoje peguei um painel de desmanche pra testar. Combustível continuou marcando errado, mas a temperatura tava mais coerente:

Imagem

Imagem

Imagem

Desconfio agora que o relógio de temperatura estragou e o do combustível é a bóia que está com problema, por acaso ambos juntos.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Pitico121
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 19 2021f Setembro 2021 02:46:48 AM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Pitico121 »

No marcado de combustível deve ser a boia msm , o meu antigo dono andava tanto na reserva que quando ele chega nela o ponteiro costuma trava kkkkk , com certeza deve ser a resistência na boia , ja temperatura ai muito estranho...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qnd tinha o corsa, a temperatura de trabalho era com o ponteiro ai no centro mesmo.....
mas não deixa de estar bem diferente a escala para o q o scanner pega...

o meu rodava no alcool, cada vez marcava mais qnd acabava o combustível, a primeira vez fiquei na rua mesmo, pq entrou na reserva e parou, nunca tinha acontecido, me bati testando e procurando problemas, até q coloquei um pouco de alcool, foi bater na chave e ligou, e cada vez ia subindo mais o marcador, eu ficava atento ao ruído do tanque, pq usava bomba externa, então o barulho mudava qnd tinha bem pouco combustível....qnd ia chegando em 1/4 já tava pegando as ultimas gotas do tanque....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

SemControle escreveu: Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PM qnd tinha o corsa, a temperatura de trabalho era com o ponteiro ai no centro mesmo.....
Na cidade até que sim, mas na estrada fica mais abaixo. Na estrada o ponteiro antigamente só ficava no 90 em dias de muito calor.
SemControle escreveu: Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PMo meu rodava no alcool, cada vez marcava mais qnd acabava o combustível, a primeira vez fiquei na rua mesmo, pq entrou na reserva e parou, nunca tinha acontecido, me bati testando e procurando problemas, até q coloquei um pouco de alcool, foi bater na chave e ligou
Antes de saber que o medidor tava errado, fiquei sem gasolina também pelo mesmo motivo... Tanque seco e marcando 35 litros.
No seu caso trocou a bóia ou deixou assim mesmo?
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Fernando 4100 escreveu: Segunda-feira 25 2021f Outubro 2021 02:50:49 AM
SemControle escreveu: Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PM qnd tinha o corsa, a temperatura de trabalho era com o ponteiro ai no centro mesmo.....
Na cidade até que sim, mas na estrada fica mais abaixo. Na estrada o ponteiro antigamente só ficava no 90 em dias de muito calor.
SemControle escreveu: Domingo 24 2021f Outubro 2021 10:24:38 PMo meu rodava no alcool, cada vez marcava mais qnd acabava o combustível, a primeira vez fiquei na rua mesmo, pq entrou na reserva e parou, nunca tinha acontecido, me bati testando e procurando problemas, até q coloquei um pouco de alcool, foi bater na chave e ligou
Antes de saber que o medidor tava errado, fiquei sem gasolina também pelo mesmo motivo... Tanque seco e marcando 35 litros.
No seu caso trocou a bóia ou deixou assim mesmo?
sim, na estrada ele ficava em 1/4 do marcador......

o meu ficou assim, ja estava pra vender, nem me preocupei, mas pensei q tinha detonado pelo uso do alcool e não fosse tao comum estragar c gasolina......mas eu considero muito importante estar marcando corretamente....eu nas motos abro o bocal do tanque e vejo, mas no carro nao da, na cidade é uma coisa, tem posto sempre proximo, agora pegar uma estrada, o risco é alto.....ou arruma ou anda sempre cheio, mas como saber ne.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Montei uma resistência plug and play no sensor do carro para testes. Comecei com 20 ohms, passei pra 40 e depois voltei pra 30.
Como o painel marca errado até chegar nos 100 e ali ele fica certo, meu objetivo era baixar isso, fazer ele marcar certo ao redor dos 90, que é o ponto em que o motor mais vai trabalhar. E monitorar onde seria o 100, que é quando aciona a ventoinha.

Imagem

20 Ohms não foi suficiente:

Imagem

40 Ohms baixou demais:

Imagem

30 Ohms:

75º é o meio daquele "C":

Imagem

80º:

Imagem

90º bateu exato com o painel:

Imagem

E o acionamento da ventoinha fica onde no painel é 93º.
Agora começo os testes na bóia de combustível pra ver se são 2 problemas independentes ou se um tem a ver com o outro.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Por coincidência, hoje o marcador de combustível parece ter "destravado", tá marcando um valor coerente com a km e inclusive oscilou quando estacionei na descida. Espero que normalize assim.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Fernando, eu tenho já algumas análises neste caso, nunca com um scaner, olhando somente pela eletrônica, leituras diversas e alguma lógica.
Minhas conclusões:
Scaner não é termômetro, ele apenas mostra os números com que a ECU lê ou trabalha.
No caso da temperatura do motor, quando a tensão chega a 1,6V, liga a velocidade baixa e quando a tensão chega a 1,4V, liga a velocidade alta.
Internamente na ECU, existe uma tabela de correlação entre tensão e temperatura, a qual eu nunca tive acesso (embora que tenha procurado muito nas literaturas), mas concluí que quando a tensão é de 1,6V, a temperatura é de +- 95°C e quando com 1,4, a temperatura é de +- 98°C.
A correlação que faço com as temperaturas é baseada somente na boa aferição que fiz do mostrador do painel e de seu sensor, não tendo portanto uma correlação exata, até porque, o sensor para o painel é outro e o mostrador do painel tem um delay significativo e ainda por cima não é digital, por isso coloco o +- para os valores.
Como eu avaliei diversos sensores do motor, pude reparar que nem sempre quando a tensão chega a 1,4V, a temperatura está em +-95°C, isto devido ao sensor ter pedido as suas características de fábrica, traduzindo-se em uma temperatura efetivamente maior e que varia de sensor para sensor, dependendo da intensidade da perda da característica de cada sensor.
Esta é apenas uma das razões que provocam sobreaquecimento e o motorista, desatendo ao mostrador, nem fica sabendo e muitas vezes nem entende como nem porque ocorreu.
O sensor do painel é diferente do sensor do motor e está posicionado em outro ponto, mas também sofre perda de características da mesma forma... este sensor e o mostrador são um mundo à parte, refletindo mais ou menos a mesma temperatura do motor, isto se ambos estiverem em perfeitas condições, dando base a comparações com alguma subjetividade, mas é o que se tem (pena que tal sensor não seja monitorado).
Vi em suas fotos, que o TECHLINE, mostra a tensão lida no sensor e apresenta a temperatura que está mapeada na ECU (que é uma tabela obviamente levantada em condições especiais e ideais), e gostaria de comprovar ou retificar estas minhas análises.
Para tal eu lhe peço a gentileza de fazer um levantamento das tensões entre 1,8V e 1,2V* e anotar a temperatura em cada valor (1,8; 1,7; 1,6...etc...).
(*) É bem provável que com 1,2V, a temperatura fique bem acima dos 100°C, o que é perigoso, e a saída é não ligar o motor, apenas a chave, e usar um potenciômetro de fio que tenha por volta de 200 Ohms, no lugar do sensor...
Também peço que anote as tensões com que as ventoinhas ligam e desligam:
Esquentando > liga a baixa, depois a alta
Esfriando > desliga a alta, depois a baixa.
É possível?
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Sim, você está certíssimo, mas a minha questão, é que me baseio no comportamento que o ponteiro sempre teve durante a vida do carro, entende? E eu conheço esse carro até pelo cheiro... :mrgreen: Antes de marcar errado o painel só batia nos 90 na estrada quando era no auge do verão. Fora disso, ele ficava entre o "C" e o traço do 90. Em trânsito lento é que ele ficava variando entre 90 e 100. Ultimamente ele tava marcando 95, mesmo de madrugada, com motor por volta de 80. (Eu aferi também com a pistola)

A ventoinha liga em 1.64V e desliga em 1.84V. Sensor novo, original.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu carro então não tem AC original certo?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”