[DÚVIDA] - CAMBIO AUTOMÁTICO DO CORSA COM MAIS MARCHAS?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
SemControle
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Re: [DÚVIDA] - Teria como colocar MAIS MARCHAS no CÃMBIO AUTOMÁTICO DO CORSA?

Mensagem por SemControle »

da pra fazer, se vai ficar bom são outros 500
de que adianta mudar a relacao de uma quinta marcha pra ficar extremamente longa e nao ter força pra elevar o giro e velocidade?? de que vai adiantar usar a quarta até o corte pra engatar essa quinta sem perder nada isso se for no plano ou descida???

mudar a relação todo mudando diferencial? e ai, fazer o carro sair do lugar de primeira nos 5K rpms?
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johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

É acho que o melhor é deixar do jeito que tá mesmo, só vou mecher pouco no motor.
Será que ficaria bom uma chipagem?
Queria fazer isso, junto com um filtro pra ficar bom sabe, em retomadas ter força porque aqui só viajo em estradas
repentinas, onde tem muitas subidas, curvas fechadas e pontos de ultrapasagem são poucos. E só ando carregado ai,
fica difícil com pouca potência.


johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

Eu quero mesmo é investir muito em segurança. Pra mim acho uma coisa muito importante.


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Pra ser necessário alongar o câmbio, você precisa ter um ganho considerável de torque. Precisa definir o que será feito pra ver qual a necessidade. Um jeito simples e barato de testar um alongamento, é usar roda/pneu maior. Pode simplesmente pegar um conjunto emprestado e rodar pra ver como fica. É o mesmo que alongar o diferencial.
Chipar se feito por profissional competente, fica bom. Mas não exige alongar o câmbio.
Filtro esportivo tem casos que até piora em relação ao original.
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johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

É verdade que andar em estrada de TERRA não é bom com o FILTRO ESPORTIVO?
Se for só iria chipar e também preservar a acabamento original do carro.
Vi também que tem um caninho de plástico lá na caixa de ar que fica debaixo do filtro de ar que se retirar ganha mais potência,
pois ele fica muito perto do acabamento de plástico da caixa de ar, tendo assim um pouco fluxo de ar!! queria saber se fazia diferença!!


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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

A função do filtro esportivo é filtrar menos que o original. Por isso que alguns liberam potência. Se filtrar menos, é só seguir a lógica... Se andar em estrada de terra, vai entrar terra no motor.
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johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

Ah entendi, então só vou chipar mesmo. Sim, e aquela função do caninho do filtro de ar FAZ SENTIDO?


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Mensagem por johnata dos anjos »

Pessoal, revivendo o tópico :mrgreen:, então... estava vendo algumas informações sobre um câmbio que poderia ser colocado ao invés do cambio automático de 4 marchas. Acabei encontrando informações de que o Sonic usa o motor do GSI, só que ele foi "modernizado" para as novas emissões e uma potência a mais para se adequar ao peso maior do Sonic. Continuando sobre a transmissão, descobri que o Sonic usa o cambio automático GF6 que logo mais tarde foi equipado no Onix e Prisma, ele tem 6 velocidades. Então, como o Sonic usa o mesmo motor do GSI/GLS com câmbio de 6 velocidades, seria possível instalar este câmbio no Corsa? Pois é o mesmo motor, mas com um câmbio bem mais moderno do que o do Corsa Automático! O Sonic também tem câmbio manual, de cinco marchas, e as relações deles são muito parecidas com a do Corsa 1.6! Praticamente idênticas da 1° á 4° marcha, muda a 5° e a relação final.

Antes de tudo, mesmo sem saber se dá certo ou não, fiz um teste num jogo simulador, para eu ter um valor aproximado de como ficaria na vida real, chamado Live for Speed, para que eu possa ter um valor aproximado de como ficaria na vida real, onde com alguns programas posso colocar a potência e torque do jeito que eu quiser e também o RPM pico da potência e torque. Além disso posso também configurar aerodinâmica, peso, jogo de roda e pneus e número de marchas e relações do câmbio.

Carro configurado usado como base para testes, com o câmbio GF6 do Sonic: Corsa Sedan GLS 1.6 16V 1998

(Setup do carro)

102cv a 6000rpm
14,8kgfm a 4000rpm
Corte de giro a 6500rpm
46L de tanque (50% de combustível usado no teste)
1025KG
0.35 CX
Jogo de roda e pneus 185/60/14

Nesta setup que foi testada com o câmbio GF6 do Sonic. As relações foram tiradas de acordo com fichas técnicas do Sonic.

(Especificações do câmbio no jogo)

Automático de 6 velocidades
Relações:
1° 4,449:1;
2° 2,908:1
3° 1,893:1
4° 1,446:1
5° 1,000:1
6° 0,742:1

Ré: 2,871:1
Relação final (Diferencial): 3,720:1

Velocidade por marcha: Imagem

(Rotações em regimes de 6° marcha)

RPM a 100 Km/h de 6°: 2500-2600RPM
RPM a 120 Km/h de 6°: 3.100RPM
RPM a 140 Km/h de 6°: 3.600RPM
RPM a 160 Km/h de 6°: 4.100RPM

As medições de velocidades a seguir são aproximadas pois não tem como ser 100% real, depende muito, pode ser pra mais ou pra menos.

0-50 Km/h - 3,28 Segundos
0-100 Km/h - 9,88 Segundos
0-150 Km/h - 23,44 Segundos
200 Metros - 10,97 Segundos
400 Metros - 16,95 Segundos

Na minha opinião, ficou muito bom, em baixo regime de rotação ele é excelente em retomadas, ele dá uma morrida na quinta por causa da relação longa. A velocidade máxima que consegui colocar nele foi de 190Km/h, numa reta de 2,5km (no jogo tá?! :mrgreen:). Não consegui passar mais do que isso, no cambio manual original do Corsa consegui colocar 200 e pouco, ou seja perde rendimento de alta, mas pra quem quer um carro automático não está preocupado com desempenho e sim no conforto. A diferença de rotação a 120 do automático GF6 testado para o manual original do Corsa é de 400rpm, possa ficar com um consumo parecido com o manual nesse regime de velocidade. A diferença de desempenho com esse cambio GF6 para o 4 marchas do Corsa, é grande! Efeito de comparação, o 4 marchas fez 10,72 segundos no 0-100, quase 11 segundos, contra 9,88 do automático do Sonic, e em retomadas é gritante a diferença.

Então galera, desculpa pelo "textão" kkk mas foi por uma boa causa! Espero que seja possível, onde essa adaptação seria única até no mundo 8). Abraços!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

"tudo é igual só muda a relação final", então muda tudo, vc ainda ta louco pra mexer em algo extremamente sensível pro carro ficar bom ou uma bost@, isso pensando só em relação, mas vc ainda quer mudar cambio, nos seus testes ja da pra notar q não é as mil maravilhas,
esta anos luz de fator determinante pra escolher um cambio ser a suposta velocidade final q o carro chega, suposta pq calculo de giro, relação, dados de roda é fácil e preciso, nos cálculos vc põe até cambio de omega q aceita continha, a pratica não vive so desses cálculos, seu 1.6 é diferente do GSI, é diferente do sonic, é diferente ate de outro 1.6 idêntico ao seu, pode ser bem próximo.....
além do detalhe de não ser apenas encaixou está pronta a engenharia, não funciona igual lego....

todo motor F1 muda pequenos detalhes, então num cenário muito pessimista, extremamente pessimista c uma flange vc encaixa outro cambio de F1
so q os pequenos detalhes é q fazem tanta diferença e longevidade ao idoso F1, so no corsa veio de 1.0 ate 1.8 c dezenas de diferenças em cada fase, até mesmo na linha Fiat foi usado, diga-se de passagem, foi mais bem detalhado lá do q na linha GM, então seu leque de possibilidades só no próprio corsa é enorme, mas agora tem os 1.4 q entram no jogo pra brincar tmb

se vc não se aguenta e quer mudar o cambio, vai ser muito mais trabalhoso encontrar um cambio pra casar bem no seu carro, como o caminho é longo ja encerro por aqui.....deixo vc se divertir c as buscas, mas ja vejo q ta bem resolvido sobre o q usar.....
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johnata dos anjos
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Mensagem por johnata dos anjos »

SemControle escreveu: Sexta-feira 22 2021f Outubro 2021 09:29:01 AM "tudo é igual só muda a relação final", então muda tudo, vc ainda ta louco pra mexer em algo extremamente sensível pro carro ficar bom ou uma bost@, isso pensando só em relação, mas vc ainda quer mudar cambio, nos seus testes ja da pra notar q não é as mil maravilhas,
esta anos luz de fator determinante pra escolher um cambio ser a suposta velocidade final q o carro chega, suposta pq calculo de giro, relação, dados de roda é fácil e preciso, nos cálculos vc põe até cambio de omega q aceita continha, a pratica não vive so desses cálculos, seu 1.6 é diferente do GSI, é diferente do sonic, é diferente ate de outro 1.6 idêntico ao seu, pode ser bem próximo.....
além do detalhe de não ser apenas encaixou está pronta a engenharia, não funciona igual lego....

todo motor F1 muda pequenos detalhes, então num cenário muito pessimista, extremamente pessimista c uma flange vc encaixa outro cambio de F1
so q os pequenos detalhes é q fazem tanta diferença e longevidade ao idoso F1, so no corsa veio de 1.0 ate 1.8 c dezenas de diferenças em cada fase, até mesmo na linha Fiat foi usado, diga-se de passagem, foi mais bem detalhado lá do q na linha GM, então seu leque de possibilidades só no próprio corsa é enorme, mas agora tem os 1.4 q entram no jogo pra brincar tmb

se vc não se aguenta e quer mudar o cambio, vai ser muito mais trabalhoso encontrar um cambio pra casar bem no seu carro, como o caminho é longo ja encerro por aqui.....deixo vc se divertir c as buscas, mas ja vejo q ta bem resolvido sobre o q usar.....
Opa, eu entendo, estava vendo sobre a aplicação e vi que é diferente, mesmo sendo o mesmo motor muda muita coisa como você disse.


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