[PROJETO] - GPS no lugar da TID

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
krm300
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 05 2019f Agosto 2019 11:39:13 AM
Localização: Jaguarão - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

[PROJETO] - GPS no lugar da TID

Mensagem por krm300 »

Olá amigos, comprei as molduras da TID para meu Corsa C 2012, tenho um GPS parado aqui de 4,3" para caber no local da TID vai ser criado uma moldura interna com aquela tabuinha que fica atrás dos porta retrato e colocado a tela e o miolo do GPS preso nela, abri o tópico no fórum para dar uma ideia para a galera e para tirar uma duvida que eu tenho, será que é possível usar o GPS sem a bateria interna? vai ser usado um carregador veicular 5v para alimentar ele, e o fato de ter uma bateria ali dentro do painel não me agrada nem um pouco, sei que muitos amigos daqui entendem muito de elétrica e eletrônica e gostaria de sanar essa duvida, se alguém ja fez um projeto desses posta o resultado ai para a gente trocar conhecimentos, em breve trago novidades do projeto
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Acho que depende do modelo do aparelho. Já vi o pessoal tirar a bateria quando ela estraga e deixar sem.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

c a bateria se mantem em standby, ai sem bateria toda vez q vier o pós chave, o gps vai começar toda a saga de iniciar, buscar sinal dos satélites e assim vai, depende do aparelho isso leva um bom tempo, meu gps é fantástico em posicionamento após essa maquiagem toda, mas qnd esta desligado, leva um longo tempo iniciar e encontrar sinal....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
krm300
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 05 2019f Agosto 2019 11:39:13 AM
Localização: Jaguarão - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por krm300 »

Então vamos ao projeto

Materiais:
- 1 GPS 4.3" de preferencia borda fina
- 1 fundo de porta retrato ( aquela tabuinha que fixa a foto)
- Cola quente e silicone frio
- Serra tico tico
- Pepel contact, envelopamento ou tinta spray preto

Observação 1: Deixo aqui uma pequena ideia de como fazer, quem quiser se aventurar vai ter que ter criatividade e o principal paciencia

Observação 2: De preferencia por um GPS de bordas finas principalmente na altura, o espaço para colocar um GPS montado teria que ser de no máximo de 7cm.

A moldura da TID possui um espaço de 15cm de largura por 6.5cm de altura podemos colocar uma tela de 4.3" lembre-e que o topo da tela vai ficar levemente cortado, no meu caso o GPS era cm bordas maiores então desmontei tudo retirei a tela do GPS, com a tabua do porta retrato fui cortando até caber no local onde a tela iria ficar, logo após foi feito é necessário preencher as laterais para esconder o buraco que fica, então após fazer a tabua caber certinho atras do buraco da moldura centralizei a tela do aparelho e desenhei onde ela iria encaixar, depois disso é só cortar e envelopar ou pintar a tabua, o próximo passo foi envelopar a parte a traseira da tela para que seja fixado a placa do GPS e a bateria, usei cola de silicone fria para isso.
A ideia inicial era colar a tela nos acabamentos de madeira que foi feito, porém tive a ideia de usar o que sobrou da tabua para prensar tudo contra a moldura, usei os próprios parafusos da moldura para isso, deixei as bordas onde foi parafusado maiores e o centro mais fino exercendo uma pressão mais em baixo da tela, foi necessário deixar essa madeira mais fina para que ela tivesse uma envergadura e não danificasse placa e tela do aparelho, segue foto:

Imagem

Foto da visão frontal:

Imagem

Lembra quando falei la no começo que um GPS borda fina de no máximo 7cm de altura seria o ideal? pois é seria um trabalho bem mais fácil colocar o aparelho montado, mas caso alguém se encontre na mesma situação que eu, é só por a mão na massa a parte de ligação da alimentação é simples liguei a USB normalmente e puxei por trás do painel em um carregador veicular USB, fiz uma tomada 12v nova a partir da tomada principal e escondi ela atras do console central, no GPS foi só configurar para que ele ligue com a ignição e abra o mapa assim que o aparelho ligar, isso é sem mistério a maioria dos aparelhos tem essa opção, a personalização do logo foi feito direto no navegador IGO.

Segue fotos do processo finalizado:

Imagem

Imagem

Então é isso galera, não foi um tutorial apenas uma ideia para a galera que tenha interesse em adaptar qualquer tipo de tela na TID, ficou sensacional com GPS bastante trabalhoso mas valeu a pena!
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Wilson »

Sensacional, grava um video dele funcionando, poe no youtube e posta o link aqui, parabéns pelo projeto.
Imagem
johnata dos anjos
:: Super ::
Mensagens: 82
Registrado em: Quarta-feira 13 2019f Novembro 2019 07:46:50 PM
Localização: Tuparetama - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por johnata dos anjos »

Show de bola ficou impecável!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”