escap incandescente vem de mistura rica, q a queima de parte dela acontece nos canos....
pelo q vejo não é o caso, tem toda indicação de ser o material mesmo....
eu só vi algo assim em carro turbo depois de uma sarrafada das bem servida mesmo.....
é de ferro fundido mesmo esse coletor?
sobre a sonda ser de 1 fio ou mais, é pro trabalho da mesma apenas, um fio depende da temperatura dos gases e canos pra chegar a temperatura de trabalho, com mais de um fio esse papel vem da resistência interna da sonda, que muito rapidamente ja deixa em temperatura de trabalho, colocando um coletor diferente e mais longo é fortemente indicado a troca de uma sonda de um fio por uma aquecida com mais de um fio, a leitura é a mesma pra ambas....
a wide band já tem uma forma completamente diferente de trabalho.....
[DÚVIDA] - Escape Incandescente
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Re: [DÚVIDA] - Escape Incandescente
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tmb, so vi com mistura rica devido a N fatores....seja mistura, ponto, vedacao valvulas
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um grande mistério, pq se tivesse uma passagem tão grande de combustível pro escap, um teste de compressão mostraria esse vazamento
ja uma mistura tao rica pra isso, beberia mais q tudo......o meu q fazia na casa dos 4km/l nao ficava assim
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Bom, quase 2 anos depois da primeira aparição do sintoma, hoje tirei o cabeçote. Fiz de tudo ao redor do motor, deixei sem termostática, modifiquei mangueiras, testei sensores e tudo que era possível. Claro que demorei tudo isso porque a coisa desanima, ficava semanas sem botar a mão no carro.
Parece haver falha de fluxo de água para o cabeçote, que era uma suspeita que eu tinha quando vi que o ar quente não tava lá essas coisas.
Parece haver falha de fluxo de água para o cabeçote, que era uma suspeita que eu tinha quando vi que o ar quente não tava lá essas coisas.
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Vários fatores podem concorrer para incandescer o escape.
Restrição de entrada de ar (filtro obstruído ou alterado), mistura rica (seja por informação da lâmbda, bicos inadequados, falha na resposta do sinal da ECU, erro da ECU), alteração na velocidade (para mais), da saída dos gases (não consigo ver como uma maior restrição possa concorrer pra isso, embora apareça em alguns escritos/vídeos de internet), turbilhonamento devido a ressaltos internos do conjunto tipo degraus ou soldas entre canos/conexões, alteração no diâmetro interno, qualidade/espessura do material... já vi até relatos de juntas do coletor não originas (em moto HD)...
Não sei se vc fez antes, mas agora com eu motor aberto não tem como avaliar a taxa de compressão, mas um mal assentamento das valvular de escape, também contribuem para aquecimento da descarga, mas isso via de regra é sentido pela perda de potência (mas será que a perda não foi compensada pela retirada (desobstrução) do catalizador?
Outra coisa, aproveita que está aberto e dá uma conferida se o eixo do comando está certinho pra seu motor...
Se vc conseguir fazer um teste recompondo originalmente todo o escapamento (coletor, catalizador, abafador e silencioso), poderá dividir o problema e descartar tudo que sai do motor, restando o que entra (fluxo de admissão) e a parte interna (bicos/leque, erro na mistura devido a erro na informação da temperatura, etc...)
O fato é que seu problema ocorreu (ou vc só percebeu), após a troca do tal escape 4x1 (nome que julgo errado, pois todo 4 cilindros sempre coleta 4 saídas e conecta em apenas 1 cano... mas...).
Vc disse que retirou o catalizador bem antes de colocar o novo escape... e disse também que recentemente recolocou um original (pra teste) e também avermelhou... mas não fez o teste com o catalizador junto... testou outra ECU e nada alterou...
Caso isto seja impossível por qualquer razão, eu sugeriria que vc criasse uma restrição na saída do silencioso, restrição essa de maneira progressiva para uma analise de resultados... a semelhança de uma torneira onde vc controla o fluxo de saída da água.
Não me pergunte como vc faria isso, use sua criatividade... mas pra que fazer isto?
Bom, como disse antes, não vejo como uma restrição possa causar o avermelhamento, a meu ver ela ajuda a evitar ou diminuir, mas também influi na perda de alguma potência do motor (razão pela qual, carros de competição não usam nenhum tipo de silencioso, abafador, catalizador, etc...), se vc controlar a vazão de saída (obstrução) e analisar o que ocorre, poderá chegar a alguma conclusão, sacou?
Uma coisa que não pude deixar de notar é essa amaronzado (não usava aditivo?), nas cavernas do arrefecimento e algumas obstruções... creio que esteja aí a razão da operação próximo aos 100°C.
Restrição de entrada de ar (filtro obstruído ou alterado), mistura rica (seja por informação da lâmbda, bicos inadequados, falha na resposta do sinal da ECU, erro da ECU), alteração na velocidade (para mais), da saída dos gases (não consigo ver como uma maior restrição possa concorrer pra isso, embora apareça em alguns escritos/vídeos de internet), turbilhonamento devido a ressaltos internos do conjunto tipo degraus ou soldas entre canos/conexões, alteração no diâmetro interno, qualidade/espessura do material... já vi até relatos de juntas do coletor não originas (em moto HD)...
Não sei se vc fez antes, mas agora com eu motor aberto não tem como avaliar a taxa de compressão, mas um mal assentamento das valvular de escape, também contribuem para aquecimento da descarga, mas isso via de regra é sentido pela perda de potência (mas será que a perda não foi compensada pela retirada (desobstrução) do catalizador?
Outra coisa, aproveita que está aberto e dá uma conferida se o eixo do comando está certinho pra seu motor...
Se vc conseguir fazer um teste recompondo originalmente todo o escapamento (coletor, catalizador, abafador e silencioso), poderá dividir o problema e descartar tudo que sai do motor, restando o que entra (fluxo de admissão) e a parte interna (bicos/leque, erro na mistura devido a erro na informação da temperatura, etc...)
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Vc disse que retirou o catalizador bem antes de colocar o novo escape... e disse também que recentemente recolocou um original (pra teste) e também avermelhou... mas não fez o teste com o catalizador junto... testou outra ECU e nada alterou...
Caso isto seja impossível por qualquer razão, eu sugeriria que vc criasse uma restrição na saída do silencioso, restrição essa de maneira progressiva para uma analise de resultados... a semelhança de uma torneira onde vc controla o fluxo de saída da água.
Não me pergunte como vc faria isso, use sua criatividade... mas pra que fazer isto?
Bom, como disse antes, não vejo como uma restrição possa causar o avermelhamento, a meu ver ela ajuda a evitar ou diminuir, mas também influi na perda de alguma potência do motor (razão pela qual, carros de competição não usam nenhum tipo de silencioso, abafador, catalizador, etc...), se vc controlar a vazão de saída (obstrução) e analisar o que ocorre, poderá chegar a alguma conclusão, sacou?
Uma coisa que não pude deixar de notar é essa amaronzado (não usava aditivo?), nas cavernas do arrefecimento e algumas obstruções... creio que esteja aí a razão da operação próximo aos 100°C.
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