[DÚVIDA] - Barulho após troca da bomba dágua, correia e tensor

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Chapita
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 25 2020f Julho 2020 03:02:14 PM
Localização: Rio Verde - GO
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

[DÚVIDA] - Barulho após troca da bomba dágua, correia e tensor

Mensagem por Chapita »

Pessoal,

Inicialmente meu corsa hatch premium 1.4 2009 começou a vazar líquido de arrefecimento na bomba d'água e então eu comprei a bomba, a correia dentada e o tensor para substituir tudo. Até aí tudo bem, isso foi em Maio deste ano.

1° MECÂNICO:
Após a troca, notei um barulho no carro justamente na parte onde são estas peças, retornei lá e o mecânico começou a falar monte de CENSURADO que o lugar onde comprei a peça era ruim e tudo mais, ele me fala isso só depois de eu ter compro e eu já comprei lá outras vezes e conheço muita gente que compra lá e nunca tem problema. Então eu mandei ele se virar e resolver. Ele não me cobrou outra mão de obra mas me pediu pra comprar outra bomba dágua, condenando a que comprei na tal loja.

Trocou a bomba de novo e o barulho continuou. Enfim, fui em outra oficina pq com aquele cara lambão eu não ia conseguir nada.

2° MECÂNICO:
Na outra oficina o carro ficou lá 2 dias pq o barulho só ocorre com o carro frio, praticamente só de manhã na primeira partida. Então o cara olhou e não sabia me dizer o que era, pediu pra eu ir andando até o barulho ficar intermitente pra ele poder identificar o que era, disse que acha que é o tensor, mas não quis mexer pq poderia trocar e não resolver o problema e ainda queria me cobrar 250 de mão de obra se eu decidisse fazer (mais que o dobro do 1° mecânico). Pulei fora.

3° MECÂNICO.
O carro ficou de segunda final da tarde até sexta-feira de tarde, inicialmente eu fui buscar o carro quarta, cheguei lá, ei partida e adivinha? O barulho. Me cobraram 170 reais e trocaram uma polia próxima ao tensor, não paguei este serviço por enquanto e ficaram de resolver o barulho, passou quarta, quinta, sexta fui buscar o carro. Final do orçamento: 710 reais, trocou 2 rolamentos do alternador, 1 cálcio do rolamento, 1 regulador de voltagem, + 170 do primeiro serviço e 180 de mão de obra. Liguei o carro hoje de manhã e adivinha o RESULTADO? BARULHO.

EU ESTOU CANSADO DE MECÂNICO LAMBÃO NA MINHA CIDADE, SE ALGUÉM SOUBER SE EU TENHO DIREITO DE PEDIR O DINHEIRO DE VOLTA POR FAVOR ME INFORMEM COMO POSSO RECORRER A ISSO E TAMBÉM SE ALGUÉM CONHECER O BARULHO, SE PUDER AJUDAR, SEGUE 3 VÍDEOS ABAIXO:







Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Barulho por celular/cânera é compl iicado...
Mas percebi dois... um são os tuchos (onde não foi mexido) o outro me parece ser correia cantando (muito esticada)... tem uma marca (Contitec) que embora muito afamada, é danada pra cantar... prefiro a da Gates.
A correia de acessórios de seu motor é V ou poliV?


Chapita
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 25 2020f Julho 2020 03:02:14 PM
Localização: Rio Verde - GO
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Chapita »

Bange escreveu: Sábado 25 2020f Julho 2020 04:03:38 PM Barulho por celular/cânera é compl iicado...
Mas percebi dois... um são os tuchos (onde não foi mexido) o outro me parece ser correia cantando (muito esticada)... tem uma marca (Contitec) que embora muito afamada, é danada pra cantar... prefiro a da Gates.
A correia de acessórios de seu motor é V ou poliV?
Amanhã cedo vou conferir certinho e te falo, eu senti que ela tá meio esticada mesmo, porém na 3° mecânica que fui, pedi pro cara checar tudo, se a bomba d'agua foi colocada corretamente, se o tensor era o automático ou manual, se tava tensionado tudo certinho, pois pensei que poderia ser ele mal tensionado que tornaria a corrente mais esticada e confirmou tudo estar ok.

Segunda-feira vou ter que encher o saco lá, to muito puto cara, serviço caro da CENSURADO e um lixo.


Chapita
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 25 2020f Julho 2020 03:02:14 PM
Localização: Rio Verde - GO
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Chapita »

Atualizando...

Já estou na 6° oficina.

Depois do 3° Mecânico, fui para outro local pois segundo análise era a bomba de direção, fui em uma hidráulica e o problema não era na bomba, o cara verificou o barulho, olhou aqui em casa e garantiu que não tinha nada a ver com bomba de direção, vamos considerar que então esta é a 4° oficina.

Na 5° oficina, foi um local de refrigeração, que o problema poderia ser um único rolamento do ar condicionado que gira com ele desligado, troquei este rolamento + correia de acessórios e adivinha? BARULHO.

Chegamos na 6° oficina e este parece realmente ser alguém que entende, PAREEEEECE... Morar no interior é CENSURADO! O dono da oficina + um de seus mecânicos veio aqui em casa para ouvir o barulho, já de cara, ele mexeu no tensor da correia de acessórios ou tensor do alternador e.... Quando ele movimentou o tensor, o barulho parou, quando ele soltou, o barulho voltou. BOM... TEMOS UM PROGRESSO ATÉ AQUI! O cara em 5 minutos parece ter encontrado o problema e deixei o carro na oficina dele hoje.

Mas eu estou com uma dúvida, ele me disse que para trocar esse tensor do alternador ou tensor da correia de acessórios... Precisa descer ou subir o motor, não lembro, pois o mesmo pegaria na lataria, eu olhei na internet, procurei alguns vídeos mas achei pouquíssimo conteúdo desse tensor e todos péssimos que não explicam e não mostram nada de forma clara, alguém saberia me dizer se realmente precisa bambear o cálcio do motor para alterar sua posição para poder retirar esse tensor??


Chapita
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 25 2020f Julho 2020 03:02:14 PM
Localização: Rio Verde - GO
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Chapita »

Chapita escreveu: Quarta-feira 05 2020f Agosto 2020 07:38:08 PM Atualizando...

Já estou na 6° oficina.

Depois do 3° Mecânico, fui para outro local pois segundo análise era a bomba de direção, fui em uma hidráulica e o problema não era na bomba, o cara verificou o barulho, olhou aqui em casa e garantiu que não tinha nada a ver com bomba de direção, vamos considerar que então esta é a 4° oficina.

Na 5° oficina, foi um local de refrigeração, que o problema poderia ser um único rolamento do ar condicionado que gira com ele desligado, troquei este rolamento + correia de acessórios e adivinha? BARULHO.

Chegamos na 6° oficina e este parece realmente ser alguém que entende, PAREEEEECE... Morar no interior é CENSURADO! O dono da oficina + um de seus mecânicos veio aqui em casa para ouvir o barulho, já de cara, ele mexeu no tensor da correia de acessórios ou tensor do alternador e.... Quando ele movimentou o tensor, o barulho parou, quando ele soltou, o barulho voltou. BOM... TEMOS UM PROGRESSO ATÉ AQUI! O cara em 5 minutos parece ter encontrado o problema e deixei o carro na oficina dele hoje.

Mas eu estou com uma dúvida, ele me disse que para trocar esse tensor do alternador ou tensor da correia de acessórios... Precisa descer ou subir o motor, não lembro, pois o mesmo pegaria na lataria, eu olhei na internet, procurei alguns vídeos mas achei pouquíssimo conteúdo desse tensor e todos péssimos que não explicam e não mostram nada de forma clara, alguém saberia me dizer se realmente precisa bambear o cálcio do motor para alterar sua posição para poder retirar esse tensor??
Nome correto acho que é: TENSOR DA CORREIA DO ALTERNADOR*


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Lembra que perguntei sobre a correia de acessórios ser V ou poliV?
Sendo V, a tensão é dada na estrutura do alternador (quando só existe ele).
Sendo poliV, a tensão é dada por um esticador com mola (tensor sem regulagem).
Em ambos os casos, para sanar dúvida de barulho é necessário afrouxar com o motor funcionando, que deve ter sido o que o cara fêz.
Nunca troquei tal peça, mas é possível ter que deslocar o motor para retirar/colocar (assim como o calço), pois o espaço alí é pouco, coisa simples, nenhum bicho de 7 cabeças...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”