Olá a todos!
Meu carro começou a esquentar do nada, de um dia pro outro, nunca faltou água e nem subiu a temperatura.
Levei no mecanico e ele diagnosticou que era a bomba d'água. Ele levou na retifica para dar uma passada no cabeçote, chegando na retifica eles falaram que eu precisava trocar os retentores de óleo, e uma válvula estava trincada. Como não havia para onde correr autorizei o serviço da retifica...
O mecanico montou o cabeçote, deu partida e a triste noticia veio... O carro começou a fumar, ele desmontou o cabeçote e o rapaz da retifica veio conferir o cabeçote e disse que o problema era nos pistões, troquei os pistões, anéis, bronzinas etc... montou novamente e o carro continuou fumando...
Deixei o carro ainda na oficina, pois, não fumava nem uma gota antes de entrar lá... Ele tinha barulho de que uns falavam que era tucho e comando, outros falavam que era bater saia, depois da troca dos pistões o barulho zerou...
Mas estou preocupado com o carro fumando, quando ele está frio sai pouca fumaça, mas quando esquenta e liga a ventoinha chega a tapar a rua de tanta fumaça, o carro fica na partida lenta normalmente...
Alguém me ajuda, o que pode ser??
[DÚVIDA] - CORSA FUMANDO. O QUE FAZER?
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depende a cor dessa fumaça
qnt mais mexem imagino q pior ta ficando....
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Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Existem várias causas para o aquecimento do motor... a bomba é uma delas...
Mas tem que ter outro motivo para o mec mandar o cabeçote pra retífica... barulho, perda de potência e também por superaquecimento, mas aí ocorre perda do líquilíquido do arrefecimento ou pressão excessiva no circuito, que normalmente borbulha no reservatório de expansão.
Trocar a bomba não precisa tirar o cabeçoto... vc sabe a razão para o mec fazer isso?
Válvula trincada eu nunca vi... ja vi empenada, quebrada... mas... quanto aos retentores das válvulas, são baratos e a troca é sempre recomendada, pois pode passar óleo para a câmara...
Para um mec é fácil distinguir barulhos entre a parte de baixo (bloco) e a parte de cima (cabeçote)... pra que chamou o cara da retífica?
O cara da retífica condenou pistão/anel, sem o motor estar funcionando ?!? Mas se o barulho existente sumiu... tudo bem... mas se a parte de baixo não foi mexida quando montou o cabeçote, a lógica diz que o problema de fumar está nele... será que puseram retentores novos e se colocaram, colocaram corretamente?
Bom, existem aparelhos que medem a pressão nos pistões (pensando em escape de óleo pelos anéis)... e métodos que conferem o correto assentamento das válvulas.
Trocar anéis sem retificar eu já vi, agora trocar pistão... se trocou por outro de mesma medida é trocar seis por meia dúzia (e jogar dinheiro fora)... se trocou por medida maior, obrigatoriamente tem que se fazer retífica na camisa... foi feita?
Mas tem que ter outro motivo para o mec mandar o cabeçote pra retífica... barulho, perda de potência e também por superaquecimento, mas aí ocorre perda do líquilíquido do arrefecimento ou pressão excessiva no circuito, que normalmente borbulha no reservatório de expansão.
Trocar a bomba não precisa tirar o cabeçoto... vc sabe a razão para o mec fazer isso?
Válvula trincada eu nunca vi... ja vi empenada, quebrada... mas... quanto aos retentores das válvulas, são baratos e a troca é sempre recomendada, pois pode passar óleo para a câmara...
Para um mec é fácil distinguir barulhos entre a parte de baixo (bloco) e a parte de cima (cabeçote)... pra que chamou o cara da retífica?
O cara da retífica condenou pistão/anel, sem o motor estar funcionando ?!? Mas se o barulho existente sumiu... tudo bem... mas se a parte de baixo não foi mexida quando montou o cabeçote, a lógica diz que o problema de fumar está nele... será que puseram retentores novos e se colocaram, colocaram corretamente?
Bom, existem aparelhos que medem a pressão nos pistões (pensando em escape de óleo pelos anéis)... e métodos que conferem o correto assentamento das válvulas.
Trocar anéis sem retificar eu já vi, agora trocar pistão... se trocou por outro de mesma medida é trocar seis por meia dúzia (e jogar dinheiro fora)... se trocou por medida maior, obrigatoriamente tem que se fazer retífica na camisa... foi feita?
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Foi trocado a válvula termostárica, bomba d'água, pistão, bronzina, mancal, retentores, anéis, eu não entendo muito de mêcanica sou bem leigo nessa parte...Bange escreveu: ↑Quinta-feira 16 2020f Julho 2020 08:38:50 PM Existem várias causas para o aquecimento do motor... a bomba é uma delas...
Mas tem que ter outro motivo para o mec mandar o cabeçote pra retífica... barulho, perda de potência e também por superaquecimento, mas aí ocorre perda do líquilíquido do arrefecimento ou pressão excessiva no circuito, que normalmente borbulha no reservatório de expansão.
Trocar a bomba não precisa tirar o cabeçoto... vc sabe a razão para o mec fazer isso?
Válvula trincada eu nunca vi... ja vi empenada, quebrada... mas... quanto aos retentores das válvulas, são baratos e a troca é sempre recomendada, pois pode passar óleo para a câmara...
Para um mec é fácil distinguir barulhos entre a parte de baixo (bloco) e a parte de cima (cabeçote)... pra que chamou o cara da retífica?
O cara da retífica condenou pistão/anel, sem o motor estar funcionando ?!? Mas se o barulho existente sumiu... tudo bem... mas se a parte de baixo não foi mexida quando montou o cabeçote, a lógica diz que o problema de fumar está nele... será que puseram retentores novos e se colocaram, colocaram corretamente?
Bom, existem aparelhos que medem a pressão nos pistões (pensando em escape de óleo pelos anéis)... e métodos que conferem o correto assentamento das válvulas.
Trocar anéis sem retificar eu já vi, agora trocar pistão... se trocou por outro de mesma medida é trocar seis por meia dúzia (e jogar dinheiro fora)... se trocou por medida maior, obrigatoriamente tem que se fazer retífica na camisa... foi feita?
Retificar é a mesma coisa de brunir? Pois o mêcanico disse que fez o brunimento...
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Brunimento é um processo que "arranha" as paredes internas do cilindro, objetivando depositar micro porções de óleo de modo a lubrificar a fricção dos anéis nele.
Esse "arranhar", é com uma ferramenta própria com grão abrasivo adequado.
Retificar é tornar reto algo que está/ficou torcido, torto, irregular, empenado... esse é outro procedimento feito por máquina própria.
Para o brunimento existe tanto máquina quanto ferramenta manual... o padrão feito por máquina tem qualidade superior ao feito pela ferramenta manual.
Já a retífica, onde se exige precisão de medidas (comu num motor), só é feita por máquina.
Esse "arranhar", é com uma ferramenta própria com grão abrasivo adequado.
Retificar é tornar reto algo que está/ficou torcido, torto, irregular, empenado... esse é outro procedimento feito por máquina própria.
Para o brunimento existe tanto máquina quanto ferramenta manual... o padrão feito por máquina tem qualidade superior ao feito pela ferramenta manual.
Já a retífica, onde se exige precisão de medidas (comu num motor), só é feita por máquina.
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É bom vc se inteirar sobre mecânica, mesmo que não vá mexer...
Vc pode não ter percebido problemas adicionais em seu carro (e foi identificado pelo mecânico) ou o mecânico quer faturar um adicional ou pode ser um daqueles azares que ocorre em qualquer profissão (estava na beirada pra acontecer e aconteceu quando botou a mão).
Vc pode não ter percebido problemas adicionais em seu carro (e foi identificado pelo mecânico) ou o mecânico quer faturar um adicional ou pode ser um daqueles azares que ocorre em qualquer profissão (estava na beirada pra acontecer e aconteceu quando botou a mão).
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Muito obrigado pela ajuda e pelas dicas
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