[DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

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SemControle
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Re: [DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

Mensagem por SemControle »

nao lembro desse fio, ainda mais vindo da central q fica la dentro do carro.....
mas se tem certeza, reconecte pra parte elétrica ficar normal....

esse enrosco da bomba d'agua não vaza não, e ainda refrigera normal...é muito estranho isso ai....
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gtmski
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Mensagem por gtmski »

São 2 cabos né? com conectores olhal? É o aterramento da ECU no cabeçote


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Mensagem por gtmski »

A propósito, José... pode gravar um vídeo do cabeçote apresentando esse barulho para a gente?


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Mensagem por gtmski »

gtmski escreveu: Quinta-feira 20 2020f Fevereiro 2020 07:30:10 PM São 2 cabos né? com conectores olhal? É o aterramento da ECU no cabeçote
Sendo mais específico, os 2 conectores olhal são parafusados na parte de trás da gaiola do comando, pertinho da polia


Jose_Carlos
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Mensagem por Jose_Carlos »

Sem controle, esse fio de aterramento e da ECU sim, tanto que na realidade são 03 fios de aterramento que sai da ECU, 02 fios vai para o cabeçote ao lado da polia do comando com terminais olhais e o outro eu acho que vai perto do reservatório de líquido do radiador,
GTMSKI, é isso mesmo você acertou em cheio, será que dá pra fazer um reparo caseiro pois já sei em de onde esse fio sai do conector da ECU, até eu melhorar $$ pra fazer um trabalho correto no chicote em uma auto elétrica ?
Mais como colocarei um vídeo aqui no fórum ?


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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Acredito que dá para fazer um reparo permanente, se for bem-feito... Tecnicamente não vejo problema em um aterramento mais próximo da ECU, mas creio que seria bom conferir com o Bange. Observando aqui, tomemos o conector do site http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ar/Cap39.htm como base... considerando que nele é o diagrama do conector fêmea do chicote visto de frente, os aterramentos da ECU são os engates A12, B10 e D1. O A12 e o D1 terminam no mesmo olhal, o B10 é exclusivo para o outro terminal olhal. Ali no alojamento da ECU tem 2 prisioneiros soldados, não? Eu interceptaria esses fios logo cedo e faria uma emenda bem-feitinha, cabos com terminais olhal e prenderia ali nos prisioneiros do alojamento da ECU...
Para subir videos, acredito que a maneira mais fácil seria subir para o youtube e colocar um link aqui..


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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Um adendo... os conectores olhal não são os únicos aterramentos da ECU... ali no chicote na ECU, perto dos conectores da mesma, tem um plug macho 8 vias (onde poucas estão populadas, aqui no meu caso) que tem um outro aterramento... esse plug se liga no fêmea 8 vias que vem do chicote da caixa de fusíveis. Eletricamente, esse aterramento faz parte do circuito do A12 e D1 da ECU


Jose_Carlos
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Mensagem por Jose_Carlos »

Ola GTMSKI, o meu Corsa é o chamado multec ems 1.0 sedan, deixa ver se entendi, então vou fazer um aterramento do prisioneiro da ECU até o bloco do motor perto da polia do comando, nós conectores/plugs da ECU já sabia aonde era as suas posições, agora esse plug de 8 vias que é da caixa de fusível eu não conhecia, mais vou verificar
Um esperimento que fiz num sábado passado eu usei aditivo perfect clean puro com uma escova de dente velha fiz uma limpeza nas cabeças dos pistões (todos) e rodei com o carro normal durante a semana e quando foi em outro sábado fui verificar as cabeças e estavam carbonizadas e analisando algumas válvulas que se abriram ao girar o eixo do virabrequim verifiquei que estava cheia de óleo lubrificante/motor e logo logo irei trocar os retentores de válvulas, após a limpeza caseira das cabeças dos pistões deu uma boa diminuída considerável no barulho do tec tec tec e a medida que usava o carro o barulho vinha aumentando aos poucos e o engraçado que não sai aquela fumaça no escapamento de queimando óleo


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gtmski
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Mensagem por gtmski »

Olá José, minha idéia seria descascar os cabos de aterramento que partem para o motor, faria isso logo no começo do chicote... daí emendaria dois cabos novos com terminais olhal e os parafusaria nos prisioneiros da lataria, perto da ECU. Assim, o aterramento da ECU ao invés de percorrer o chicote todo até o motor, correria poucos centímetros... da ECU até a lataria ali perto. Tecnicamente suponho que o aterramento teria uma resistência até menor assim, mas não sei até que ponto isso pode ser prejudicial.. afinal, imagino que há um motivo para o aterramento percorrer caminho tão longo pelo chicote original.

Será que o mau contato não é logo nos terminais olhal que são parafusados no motor? Seria ótimo se fosse.

Está fazendo essa aventura toda com o motor aberto ou com ele fechado? Curiosidade mesmo.. pensando aqui, até daria para fazer com ele fechado, colocando a escova ali pela entrada da vela e checando as válvulas com uma daquelas câmeras tipo sonda. Pelo que entendi, esse Perfect Clean é um descarbonizante... eu não sou muito fã de descarbonizantes com motor fechado... tanto aqueles "flush" que vão no óleo, quanto os que se colocam no tanque de combustível ou, por exemplo, descarregar um Car80 ali no coletor de admissão... não tenho experiências positivas com isso. Prefiro o bom e velho desmontar o motor e banho químico de retífica.


Jose_Carlos
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Mensagem por Jose_Carlos »

Ola GTMSKI, obrigado pelo retorno, no mês de outubro quando estive de férias do trabalho, eu desconectei os 02 polos da bateria, limpei deu uma pequena lixada e montei, nós 02 fios aterramento olhal perto da polia do comando desmontei lixei limpei e montei e também aquele ponto ao lado do reservatório de água do radiador, desmontei lixei limpei e montei e tem um cabo aterramento que sai da bateria e vai até o parafuso do amortecedor (já veio assim quando comprei o carro e não retirei até hoje) desmontei lixei limpei e montei
O dono anterior do carro estava usando óleo motor 15W40 Semi-Sintetico (não adequado ao motor desse carro) e com menos de 01 semana de uso pós compra troquei pelo óleo lubrificante/motor 20W50 da Castrol (usando até hoje em todas as trocas) retirei a tampa do comando de válvulas e tive uma incrível surpresa (tudo limpo, nem envernizado) agora flush no motor ainda não fiz, agora usei sim aditivo via tanque de combustível, mais usava aditivo rodava muitos km e usava de novo aditivo, desde a compra nunca abri o motor, nem retirei cabeçote, de momento desmontar o motor não dá $$.


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