[DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

[DÚVIDA] - Motor grilando com gasolina aditivada

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola amigos cordeiros,
Preciso de uma ajuda, adquiri a um pouco mais de 01 ano um Corsa sedan 99 gasolina 1.0 8 válvulas e logo que comprei troquei velas genuínas, cabos de vela genuínas, válvula termostática genuína, sonda lambda genuína, junta coletor escape genuína, regulador de pressão genuína, filtro combustível genuína 2x, filtro de ar 2x, cada 4.000 km ou 4 meses troco óleo lubrificante por Castrol 20w50, limpeza dos bicos, sensor temperatura debaixo bobina genuína, troquei óleo câmbio 556 isafluido 3x devido a vazamento (descobri recentemente por onde vaza), e desde a aquisição venho usando gasolina aditivada de posto de procedência e a mais de 01 ano escuto o barulho de tec tec tec no cabeçote, a uma 02 semana atrás comprei 04 latas de aditivo para combustível e coloquei no tanque que tinha aproximadamente 2 litros e vcs acreditam que o barulho parou e no último final de semana fui verificar as 04 cabeças dos pistões e todas estavam pretas totalmente carbonizadas e eu pensando que a gasolina aditivada tivesse limpo ou 70/80 % limpas, agora pergunto, meu carro é só na gasolina e que tipo de gasolina por ? Se aditivada não está funcionando ? Outra coisa meu motor fica falhando quando frio e depois que esquenta fica normal


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gasolina aditivada e aditivos de limpeza não tem qualquer influencia com grilar, os aditivos são detergentes pra limpeza da linha de combustível e bicos, por onde o combustível ainda passa no estado liquido....
essa tonalidade escura não sai fácil assim não...se seu carro fosse álcool seria mais limpo, mas mesmo assim não totalmente....isso são resíduos da queima da gasolina mesmo, pode olhar na ponta do escapamento, apos passar por catalizador, abafador e tudo mais, tem um acumulo de fuligem q impregna...

agora grilar tem q ver se é grilando mesmo, ou se é aquele barulho característico de marcha alta pra velocidade, conforme vai ganhando velocidade vai diminuindo até sumir.....se grila realmente, aquela situação de carga no motor com temperatura normal pra alta grilar, ai teria q revisar inicialmente o ponto, depois o cabeçote, e conferir a taxa dinâmica estática que seu motor esta
até antes disso pra não gastar desmontando e tudo mais, vale conferir com gasolina de outro posto pra ver o qnt muda nesse comportamento....se a gasolina é ruim, aquela situação de marcha alta pra velocidade fica muito acentuada...

uma ultima coisa, vc sabe se esse carro foi chipado a álcool antes de vc compra-lo?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

As peças genuínas foram adquiridas em auto-peças GM ou concessionárias? Eu estava até para fazer um post aqui, estão falsificando a linha "Peças Genuínas GM"... a embalagem é descaradamente parecida, mas dá para perceber direito comparando a tipografia da letra "e"


Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola sem controle, obrigado pela sua resposta, pra mim gasolina aditivada de posto de procedência, (Petrobras, Shell) iriam limpar a cabeça do pistão com o seu uso frequente (01 ano) e sem abastecer gasolina comum, agora em questão de grilo, tec tec tec começa com menos de 01 minuto após sua partida (isso com motor totalmente frio), não está fora de ponto, tuchos estão ok, eixo comando de válvulas estão ok, agora não sei se a bomba de óleo está dentro do padrão não testei, não sei se foi chipado pra álcool, antes de comprar o carro o dono anterior disse que era só a gasolina, não pedi pra testar na ecu.
GTMSKI, beleza, as peças foram adquiridas em concessionária GM e todas com notas fiscais e com garantia


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tec tec é um barulho de qq coisa nesses motores....
vem de comando gasto, vem de tucho, vem de pino do pistão, é absurdamente chato de determinar com exatidão assim......
e para ou não esse tec tec? em geral tucho logo q liga vem o tec tec e some ao aquecer e afinar o óleo...
o comando e pino de pistão normalmente não param, e tem uma leve piorada ao aquecer....

a gasolina limpa o q pode, mas esse pretume q fica é residual da queima de gasolina mesmo...ao longo prazo limpa o que consegue (até a vedação das válvulas pode melhorar, se tiver um pouco de carvão encrostado), mas sem voltar a ser aquela cor do pistão qnd sai da embalagem...certamente nesse tempo de uso frequente os excessos que tinha já foram limpos....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

José, estou confuso... o "tec tec" afinal acabou depois de colocar o aditivo ou continua? Quanto ao aditivo, qual foi? Foram colocadas 4 latas de 500 ml no tanque ou 4 latas em um tanque que tinha 2 litros de gasolina somente?
Tec tec com óleo 20w50? Já fez o teste de levar o giro do motor para 6000 rpm por poucos segundos e soltar o acelerador, para ver se volta o tec tec tec?


Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Ola sem controle, é assim, quando dou partida no motor fica sereninho bem barulho de tec tec tec mais ao passar 01 minuto começa o tec tec tec e fica assim até desligar o motor e cheguei a viajar 400 kilometros com tanque cheio de gasolina aditivada e toda vez que parava nós pedágios
estava o tec tec tec incomodando
GTMSKI, eu fiz assim, quando o tanque tinha aproximadamente 2 litros de combustível coloquei 2 litros de aditivo perfect clean (koube) no tanque, rodei uns 20 kilometros dentro de cidade e o barulho do tec tec tec sessou acabou, mais ao voltar a abastecer com gasolina aditivada o barulho tec tec tec voltou, desde que adquiri o carro só estou usando óleo 20w50 da Castrol, agora esse teste de elevar o giro até 6000 rpm não fiz, mesmo porque não tenho conta giro
O que me intriga é que usando aditivo perfect clean (koube) some o barulho e com gasolina aditivada de posto de combustível volta
Tem um fio de aterramento do módulo para o bloco do motor que está rompido, talvez pode ser isso ?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1075
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Muito intrigante...
O teste que sugeri era para ver se os canais de lubrificação para os tuchos estavam meio obstruídos... seu caso parece ser outra coisa...
Bom, no aguardo do Sem Controle e dos outros colegas se manifestarem... também fiquei intrigado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o pior de tudo é o aditivo ser usado de forma exagerada e parar o barulho, nao sei a proporcao desse, mas em geral um frasco trata até 50L de gasolina, fez um concentrado meio a meio kkkkkk
que tmb nao deveria ter qq ligação um aditivo de limpeza parar temporariamente barulhos no motor....

mas me vem a cabeça agora um detalhe com ajuste da bomba d'agua desses motores e a engrenagem fora de centro q tem, nao sei se o ano do seu carro segue a bomba desse jeito....mas depende do caso a correia fica até um pouco bamba com o movimento da engrenagem pra dentro e pra fora...ela funciona normal na refrigeração do motor, não apresenta vazamento....

mas de qq forma esse tanque de aditivo parar o barulho é estranho...

esse cabo partido q diz, so se tiver pulando faisca dele, ja viu se a bobina nao esta com alguma trinca pulando faisca nao, conforme esquenta no interior das câmaras q a resistência é maior o caminho pra faisca seria pela carcaça, cabos?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Sem controle, eu havia esquecido de mencionar que logo após a aquisição troquei bomba d'água (Nakata, estava com pouco $$) tensor correria dentada o que estava no carro era um de sistema automático e foi colocado um tensor do Corsa mais novo (que você regula o tensionamento através da chave Allen 6mm) e está até na data de hoje,
Agora não vejo pular faísca no bloco, nem no cabeçote, nem na bobina (bobina genuina GM lisa de 4 fios) agora como cheguei a conclusão do fio do aterramento rompido, ao limpar todos os pontos de aterramentos, verifiquei a sua continuidade com multímetro e ao ver que esse fio em específico não apresentava um sinal de continuidade, busquei informaçoes de onde ele veria e vinha da ECU e aí testar do plug da ECU até a outra ponta no bloco do motor ficou constatado rompimento
OBS: a bomba de água atualmente não apresenta vazamento


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”