[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala

Mensagem por Rafael_Nash »

A única inscrição que tem no cebolão é 4/7 em uma das laterais, a marca dele é wahler
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha com cuidado... todo cebolão tem mais informações... se não, só a wahler pra definir.
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Então, verifiquei o cebolão, dei uma lavada nele e foi possível ver a temperatura de operação. Ele é de 75/70°

Bem fora do correto pra o Corsa. Irei providenciar a troca, porém, tenho uma dúvida, vc disse que o cebolão pode ter sido trocado pra maquiar outro problema... Vc poderia dar exemplos dos problemas que podem ser maquiados trocando ele?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Num sistema em perfeito funcionamento, as temperaturas indicadas no cebolão, são respeitadas... mas a medida que alguns componentes se tornam ineficientes, mesmo que o cebolão funcione de acordo, o sistema tende a funcionar mais quente ou mais tempo em quente que o normal... aí os "experts" trocam o cebolão para uma faixa menor, ao invés de corrigir a causa raíz.
O arrefecimento é um sistema complexo em qualquer carro e com muitos componentes (no seu caso com cebolão é menor), que se degradam com o tempo, principalmente quando não se usa aditivo.
Bomba com eixo patinando ou com suas aletas corroídas ou quebradas - prejudica o fluxo do líquido
Válvula termostática travando meio aberta/meio fechada - prejudica o fluxo do líquido
Detritos nos tubinhos do radiador e/ou cavernas de circulação no cabeçote ou bloco- prejudica o fluxo do líquido
Má vedação da tampa do expansor, abaixo de 1,4Bar - não segura a pressão, que ajuda a manter a temperatura do líquido mais baixa.
Mau contato nos relés que acionam as ventoinhas (para carros com comando pela ECU)
Cabecote trincado, junta queimada...
Acredite ou não, tem gente que mexe no mostrador do painel, pra mostrar uma temperatura menor que a realidade...
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Bom, estou mais tranquilo sobre a maquiagem de defeitos, pq eu liguei em praticamente todas as lojas de auto peças da minha cidade e só achei desse universal que tá no carro. Provavelmente o antigo dono não era tão neurótico quanto eu e colocou o que achou.
Só estou triste pq cortaram o conector original pra colocar nesse universal, aí terei que comprar o sensor e o conector... Mas fazer o que?!
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Bange escreveu: Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 02:19:02 PM Num sistema em perfeito funcionamento, as temperaturas indicadas no cebolão, são respeitadas... mas a medida que alguns componentes se tornam ineficientes, mesmo que o cebolão funcione de acordo, o sistema tende a funcionar mais quente ou mais tempo em quente que o normal... aí os "experts" trocam o cebolão para uma faixa menor, ao invés de corrigir a causa raíz.
O arrefecimento é um sistema complexo em qualquer carro e com muitos componentes (no seu caso com cebolão é menor), que se degradam com o tempo, principalmente quando não se usa aditivo.
Bomba com eixo patinando ou com suas aletas corroídas ou quebradas - prejudica o fluxo do líquido
Válvula termostática travando meio aberta/meio fechada - prejudica o fluxo do líquido
Detritos nos tubinhos do radiador e/ou cavernas de circulação no cabeçote ou bloco- prejudica o fluxo do líquido
Má vedação da tampa do expansor, abaixo de 1,4Bar - não segura a pressão, que ajuda a manter a temperatura do líquido mais baixa.
Mau contato nos relés que acionam as ventoinhas (para carros com comando pela ECU)
Cabecote trincado, junta queimada...
Acredite ou não, tem gente que mexe no mostrador do painel, pra mostrar uma temperatura menor que a realidade...
Realmente, o meu carro tá demandando um trabalho bom no arrefecimento...

Válvula termoestática não existia, sensor tava tão velho que parecia ser o original, esse lance do cebolão. É muita coisa

e o carro não usa aditivo há um bom tempo, mas só vou adicionar quando eu regularizar tudo, inclusive a mangueira que vai no coletor, pq tá com muito ferrugem, com certeza uma limpeza pesada vai revelar um vazamento ali.

Por enquanto fiz só a troca da água quando troquei o sensor.

Mas quando regularizar a temperatura de trabalho dele, vai entrar essa mangueira, reservatório novo, água desmineralizada com aditivo e muita oração pra não revelar um problema no cabeçote kkkkk
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não conheço essa mangueira do arrefecimento ligada ao coletor??
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Bange escreveu: Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 03:53:08 PM Não conheço essa mangueira do arrefecimento ligada ao coletor??
é uma mangueira que vai nesse conector circulado aí... achei que fosse do arrefecimento
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Detalhes do EFI eu não conheço....mas com tamanha entrada, onde é a saída?
Rafael_Nash
:: Super ::
Mensagens: 52
Registrado em: Quarta-feira 09 2019f Outubro 2019 02:51:18 PM
Localização: Campina Grande - PB
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Rafael_Nash »

Bange escreveu: Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 04:12:31 PM Detalhes do EFI eu não conheço....mas com tamanha entrada, onde é a saída?
Aí tu me pegou, pensando bem sobre, faz mais sentido ser respiro do carter ou algo parecido... pq realmente não tem outra mangueira.

Mas mesmo assim, está muito feia a mangueira, acho que é válida a troca, mesmo sendo pra ventilação
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”