[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Polias estão em ordem, sem folga.
Quanto aos sensores, existe algum teste prático que possa ser feito pra avaliar se estão bons?
Fiz também a medição da sonda após o acionamento da ventoinha, com o motor já na sua tempo normal de funcionamento. O teste aparentar valores variando entre 240 e 290mV, sendo que essa variação ocorre de forma bem lenta...
Qual caminho vc me aconselha seguir? Pq sou meio ansioso e já tô com vontade de trocar sensor e lambda, mas fico com receio de comprar essas peças e não resolver o problema do consumo
Quanto aos sensores, existe algum teste prático que possa ser feito pra avaliar se estão bons?
Fiz também a medição da sonda após o acionamento da ventoinha, com o motor já na sua tempo normal de funcionamento. O teste aparentar valores variando entre 240 e 290mV, sendo que essa variação ocorre de forma bem lenta...
Qual caminho vc me aconselha seguir? Pq sou meio ansioso e já tô com vontade de trocar sensor e lambda, mas fico com receio de comprar essas peças e não resolver o problema do consumo
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Acrescentando: a sonda é de fio e é preto esse fio e não foi feito a adaptação do terra na rosca dela.
O sensor de temp que o erro 15 se refere é o do gerenciamento da ecu né?
O sensor de temp que o erro 15 se refere é o do gerenciamento da ecu né?
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
A carcaça/rosca é o terra da sonda... ela tem que fazer bom contato com a descarga,
que está conectada ao motor e este aterrado à bateria ...não existe aterramento adicional.
Sim... o do painel é outro sensor.
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Sim... o do painel é outro sensor.
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
A ventoinha pode estar acionando prematuramente e não deixa a temperatura dentro da faixa normal.
Motor sem AC, 1 velocidade... liga com +- 98°C.
Motor com AC, 2 velocidades... liga a baixa com +- 95°C e a alta com +-98°C..
Qualquer dos casos, desliga com +-94°C.
Comece normalizando a temperatura, pois ela influencia a mistura que a sonda lê...
Normalizada a temperatura, volte a verificar a sonda... se não normalizar, tem que ver o MAP, estanqueidade do bico, sensor.ACT... a sonda é o resultado de um conjunto... se tudo normal, ela pode sim, estar com defeito... mas antes de uma troca, tudo deve ser verificado.
Motor sem AC, 1 velocidade... liga com +- 98°C.
Motor com AC, 2 velocidades... liga a baixa com +- 95°C e a alta com +-98°C..
Qualquer dos casos, desliga com +-94°C.
Comece normalizando a temperatura, pois ela influencia a mistura que a sonda lê...
Normalizada a temperatura, volte a verificar a sonda... se não normalizar, tem que ver o MAP, estanqueidade do bico, sensor.ACT... a sonda é o resultado de um conjunto... se tudo normal, ela pode sim, estar com defeito... mas antes de uma troca, tudo deve ser verificado.
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Eai pessoal, desculpa a demora em dar um retorno, mas as coisas estavam muito corridas e não tive tempo de fazer a troca do sensor...
Pois bem, realizei a troca ontem e tenho que admitir, não imaginava que um sensor de temperatura fizesse tanta diferente, o carro está menos acelerado e bem mais suave a aceleração.
O sensor que estava lá estava todo quebradiço, quando fui tirar, a chave deu uma escapada e bateu no conector do sensor e o bicho se quebrou inteiro...
Logo após a troca, o carro ficou meio pirado, com a lenta oscilando muito, aí rodei alguns km e fui guardar o carro. Aí fiz o processo de reset, deixei a noite toda com a bateria desconectada e hoje pela manhã estava bem filé.
Sexta feira irei encher o tanque e tirar a média.
Outro detalhe que notei é que no painel não houve diferença na atuação do ventilador(tendo o painel como base, claro): o mesmo liga quando o carro está com cerca 95° e desliga com cerca de 90°. O que me recomendam fazer nesse caso?
Pois bem, realizei a troca ontem e tenho que admitir, não imaginava que um sensor de temperatura fizesse tanta diferente, o carro está menos acelerado e bem mais suave a aceleração.
O sensor que estava lá estava todo quebradiço, quando fui tirar, a chave deu uma escapada e bateu no conector do sensor e o bicho se quebrou inteiro...
Logo após a troca, o carro ficou meio pirado, com a lenta oscilando muito, aí rodei alguns km e fui guardar o carro. Aí fiz o processo de reset, deixei a noite toda com a bateria desconectada e hoje pela manhã estava bem filé.
Sexta feira irei encher o tanque e tirar a média.
Outro detalhe que notei é que no painel não houve diferença na atuação do ventilador(tendo o painel como base, claro): o mesmo liga quando o carro está com cerca 95° e desliga com cerca de 90°. O que me recomendam fazer nesse caso?
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Outra coisa, o erro da sonda sumiu com a substituição do sensor de temperatura
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Devido ao ano do carro, perguntas:
Seu motor tem cebolão no radiador?
Seu carro tem AC original?
Seu motor tem cebolão no radiador?
Seu carro tem AC original?
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Pra ser sincero, eu nunca reparei se tem o cebolão, porém não tem ar.
irei verificar se o carro tem o cebolão e dou um retorno
irei verificar se o carro tem o cebolão e dou um retorno
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Verifiquei, o carro tem sim o cebolão, tentei ver a inscrição da temperatura de funcionamento dele, mas não consegui.
Vi também que ele tá com uma borracha lá, talvez tenha dado um pequeno vazamento e o antigo dono fez essa adequação técnica
Vi também que ele tá com uma borracha lá, talvez tenha dado um pequeno vazamento e o antigo dono fez essa adequação técnica
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala
Ok...
Se tem cebolão, então a ventoinha liga com ele e não é comandada pela ECU, como nos modelos mais recentes...
De acordo com o catálogo da Thonson, seu interruptor térmico é de 100/95, ou seja, liga com 100°C e desliga com 95°C, cód Thonson MTE 740 (cód. GM 90.242.277).
Duas questões:
1 - Qual o grau de precisão de seu mostrador?
2 - O cebolão instalado está correto?
Para 1, é um pouco complicado, mas a gente pode evoluir em outro momento.
Para 2, se o código/ referência bater, seu cebolão está com defeito...mas e se não bater? Bom, vc pode ter um problema que foi mascarado pela colocação de um componente que não é para seu motor, ou foi um mero erro não intencional... daí ele trabalha dentro da faixa, porém num limite inferior, o que acarreta um consumo ligeiramente maior.
Se tem cebolão, então a ventoinha liga com ele e não é comandada pela ECU, como nos modelos mais recentes...
De acordo com o catálogo da Thonson, seu interruptor térmico é de 100/95, ou seja, liga com 100°C e desliga com 95°C, cód Thonson MTE 740 (cód. GM 90.242.277).
Duas questões:
1 - Qual o grau de precisão de seu mostrador?
2 - O cebolão instalado está correto?
Para 1, é um pouco complicado, mas a gente pode evoluir em outro momento.
Para 2, se o código/ referência bater, seu cebolão está com defeito...mas e se não bater? Bom, vc pode ter um problema que foi mascarado pela colocação de um componente que não é para seu motor, ou foi um mero erro não intencional... daí ele trabalha dentro da faixa, porém num limite inferior, o que acarreta um consumo ligeiramente maior.
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