[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

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Rafael_Nash
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala

Mensagem por Rafael_Nash »

Polias estão em ordem, sem folga.

Quanto aos sensores, existe algum teste prático que possa ser feito pra avaliar se estão bons?

Fiz também a medição da sonda após o acionamento da ventoinha, com o motor já na sua tempo normal de funcionamento. O teste aparentar valores variando entre 240 e 290mV, sendo que essa variação ocorre de forma bem lenta...

Qual caminho vc me aconselha seguir? Pq sou meio ansioso e já tô com vontade de trocar sensor e lambda, mas fico com receio de comprar essas peças e não resolver o problema do consumo
Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Acrescentando: a sonda é de fio e é preto esse fio e não foi feito a adaptação do terra na rosca dela.

O sensor de temp que o erro 15 se refere é o do gerenciamento da ecu né?
Bange
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Mensagem por Bange »

A carcaça/rosca é o terra da sonda... ela tem que fazer bom contato com a descarga,
que está conectada ao motor e este aterrado à bateria ...não existe aterramento adicional.

Sim... o do painel é outro sensor.
Bange
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Mensagem por Bange »

A ventoinha pode estar acionando prematuramente e não deixa a temperatura dentro da faixa normal.
Motor sem AC, 1 velocidade... liga com +- 98°C.
Motor com AC, 2 velocidades... liga a baixa com +- 95°C e a alta com +-98°C..
Qualquer dos casos, desliga com +-94°C.

Comece normalizando a temperatura, pois ela influencia a mistura que a sonda lê...
Normalizada a temperatura, volte a verificar a sonda... se não normalizar, tem que ver o MAP, estanqueidade do bico, sensor.ACT... a sonda é o resultado de um conjunto... se tudo normal, ela pode sim, estar com defeito... mas antes de uma troca, tudo deve ser verificado.
Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Eai pessoal, desculpa a demora em dar um retorno, mas as coisas estavam muito corridas e não tive tempo de fazer a troca do sensor...

Pois bem, realizei a troca ontem e tenho que admitir, não imaginava que um sensor de temperatura fizesse tanta diferente, o carro está menos acelerado e bem mais suave a aceleração.

O sensor que estava lá estava todo quebradiço, quando fui tirar, a chave deu uma escapada e bateu no conector do sensor e o bicho se quebrou inteiro...

Logo após a troca, o carro ficou meio pirado, com a lenta oscilando muito, aí rodei alguns km e fui guardar o carro. Aí fiz o processo de reset, deixei a noite toda com a bateria desconectada e hoje pela manhã estava bem filé.

Sexta feira irei encher o tanque e tirar a média.

Outro detalhe que notei é que no painel não houve diferença na atuação do ventilador(tendo o painel como base, claro): o mesmo liga quando o carro está com cerca 95° e desliga com cerca de 90°. O que me recomendam fazer nesse caso?
Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Outra coisa, o erro da sonda sumiu com a substituição do sensor de temperatura
Bange
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Mensagem por Bange »

Devido ao ano do carro, perguntas:
Seu motor tem cebolão no radiador?
Seu carro tem AC original?
Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Pra ser sincero, eu nunca reparei se tem o cebolão, porém não tem ar.

irei verificar se o carro tem o cebolão e dou um retorno
Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Verifiquei, o carro tem sim o cebolão, tentei ver a inscrição da temperatura de funcionamento dele, mas não consegui.

Vi também que ele tá com uma borracha lá, talvez tenha dado um pequeno vazamento e o antigo dono fez essa adequação técnica
Bange
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Mensagem por Bange »

Ok...
Se tem cebolão, então a ventoinha liga com ele e não é comandada pela ECU, como nos modelos mais recentes...
De acordo com o catálogo da Thonson, seu interruptor térmico é de 100/95, ou seja, liga com 100°C e desliga com 95°C, cód Thonson MTE 740 (cód. GM 90.242.277).
Duas questões:
1 - Qual o grau de precisão de seu mostrador?
2 - O cebolão instalado está correto?

Para 1, é um pouco complicado, mas a gente pode evoluir em outro momento.
Para 2, se o código/ referência bater, seu cebolão está com defeito...mas e se não bater? Bom, vc pode ter um problema que foi mascarado pela colocação de um componente que não é para seu motor, ou foi um mero erro não intencional... daí ele trabalha dentro da faixa, porém num limite inferior, o que acarreta um consumo ligeiramente maior.
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