Polias estão em ordem, sem folga.
Quanto aos sensores, existe algum teste prático que possa ser feito pra avaliar se estão bons?
Fiz também a medição da sonda após o acionamento da ventoinha, com o motor já na sua tempo normal de funcionamento. O teste aparentar valores variando entre 240 e 290mV, sendo que essa variação ocorre de forma bem lenta...
Qual caminho vc me aconselha seguir? Pq sou meio ansioso e já tô com vontade de trocar sensor e lambda, mas fico com receio de comprar essas peças e não resolver o problema do consumo
[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
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Acrescentando: a sonda é de fio e é preto esse fio e não foi feito a adaptação do terra na rosca dela.
O sensor de temp que o erro 15 se refere é o do gerenciamento da ecu né?
O sensor de temp que o erro 15 se refere é o do gerenciamento da ecu né?
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A carcaça/rosca é o terra da sonda... ela tem que fazer bom contato com a descarga,
que está conectada ao motor e este aterrado à bateria ...não existe aterramento adicional.
Sim... o do painel é outro sensor.
que está conectada ao motor e este aterrado à bateria ...não existe aterramento adicional.
Sim... o do painel é outro sensor.
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A ventoinha pode estar acionando prematuramente e não deixa a temperatura dentro da faixa normal.
Motor sem AC, 1 velocidade... liga com +- 98°C.
Motor com AC, 2 velocidades... liga a baixa com +- 95°C e a alta com +-98°C..
Qualquer dos casos, desliga com +-94°C.
Comece normalizando a temperatura, pois ela influencia a mistura que a sonda lê...
Normalizada a temperatura, volte a verificar a sonda... se não normalizar, tem que ver o MAP, estanqueidade do bico, sensor.ACT... a sonda é o resultado de um conjunto... se tudo normal, ela pode sim, estar com defeito... mas antes de uma troca, tudo deve ser verificado.
Motor sem AC, 1 velocidade... liga com +- 98°C.
Motor com AC, 2 velocidades... liga a baixa com +- 95°C e a alta com +-98°C..
Qualquer dos casos, desliga com +-94°C.
Comece normalizando a temperatura, pois ela influencia a mistura que a sonda lê...
Normalizada a temperatura, volte a verificar a sonda... se não normalizar, tem que ver o MAP, estanqueidade do bico, sensor.ACT... a sonda é o resultado de um conjunto... se tudo normal, ela pode sim, estar com defeito... mas antes de uma troca, tudo deve ser verificado.
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Eai pessoal, desculpa a demora em dar um retorno, mas as coisas estavam muito corridas e não tive tempo de fazer a troca do sensor...
Pois bem, realizei a troca ontem e tenho que admitir, não imaginava que um sensor de temperatura fizesse tanta diferente, o carro está menos acelerado e bem mais suave a aceleração.
O sensor que estava lá estava todo quebradiço, quando fui tirar, a chave deu uma escapada e bateu no conector do sensor e o bicho se quebrou inteiro...
Logo após a troca, o carro ficou meio pirado, com a lenta oscilando muito, aí rodei alguns km e fui guardar o carro. Aí fiz o processo de reset, deixei a noite toda com a bateria desconectada e hoje pela manhã estava bem filé.
Sexta feira irei encher o tanque e tirar a média.
Outro detalhe que notei é que no painel não houve diferença na atuação do ventilador(tendo o painel como base, claro): o mesmo liga quando o carro está com cerca 95° e desliga com cerca de 90°. O que me recomendam fazer nesse caso?
Pois bem, realizei a troca ontem e tenho que admitir, não imaginava que um sensor de temperatura fizesse tanta diferente, o carro está menos acelerado e bem mais suave a aceleração.
O sensor que estava lá estava todo quebradiço, quando fui tirar, a chave deu uma escapada e bateu no conector do sensor e o bicho se quebrou inteiro...
Logo após a troca, o carro ficou meio pirado, com a lenta oscilando muito, aí rodei alguns km e fui guardar o carro. Aí fiz o processo de reset, deixei a noite toda com a bateria desconectada e hoje pela manhã estava bem filé.
Sexta feira irei encher o tanque e tirar a média.
Outro detalhe que notei é que no painel não houve diferença na atuação do ventilador(tendo o painel como base, claro): o mesmo liga quando o carro está com cerca 95° e desliga com cerca de 90°. O que me recomendam fazer nesse caso?
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Outra coisa, o erro da sonda sumiu com a substituição do sensor de temperatura
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Pra ser sincero, eu nunca reparei se tem o cebolão, porém não tem ar.
irei verificar se o carro tem o cebolão e dou um retorno
irei verificar se o carro tem o cebolão e dou um retorno
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Verifiquei, o carro tem sim o cebolão, tentei ver a inscrição da temperatura de funcionamento dele, mas não consegui.
Vi também que ele tá com uma borracha lá, talvez tenha dado um pequeno vazamento e o antigo dono fez essa adequação técnica
Vi também que ele tá com uma borracha lá, talvez tenha dado um pequeno vazamento e o antigo dono fez essa adequação técnica
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Ok...
Se tem cebolão, então a ventoinha liga com ele e não é comandada pela ECU, como nos modelos mais recentes...
De acordo com o catálogo da Thonson, seu interruptor térmico é de 100/95, ou seja, liga com 100°C e desliga com 95°C, cód Thonson MTE 740 (cód. GM 90.242.277).
Duas questões:
1 - Qual o grau de precisão de seu mostrador?
2 - O cebolão instalado está correto?
Para 1, é um pouco complicado, mas a gente pode evoluir em outro momento.
Para 2, se o código/ referência bater, seu cebolão está com defeito...mas e se não bater? Bom, vc pode ter um problema que foi mascarado pela colocação de um componente que não é para seu motor, ou foi um mero erro não intencional... daí ele trabalha dentro da faixa, porém num limite inferior, o que acarreta um consumo ligeiramente maior.
Se tem cebolão, então a ventoinha liga com ele e não é comandada pela ECU, como nos modelos mais recentes...
De acordo com o catálogo da Thonson, seu interruptor térmico é de 100/95, ou seja, liga com 100°C e desliga com 95°C, cód Thonson MTE 740 (cód. GM 90.242.277).
Duas questões:
1 - Qual o grau de precisão de seu mostrador?
2 - O cebolão instalado está correto?
Para 1, é um pouco complicado, mas a gente pode evoluir em outro momento.
Para 2, se o código/ referência bater, seu cebolão está com defeito...mas e se não bater? Bom, vc pode ter um problema que foi mascarado pela colocação de um componente que não é para seu motor, ou foi um mero erro não intencional... daí ele trabalha dentro da faixa, porém num limite inferior, o que acarreta um consumo ligeiramente maior.
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