[DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

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edsonnota1000
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por edsonnota1000 »

Lendo todas as 65 páginas aqui do fórum eu só tenho uma coisa a dizer....
Quero passar bem longe de alguns carros aqui que vi gente mexendo para passar pra Etanol.....
É cada invenção de professor Pardal que fico com dó do próximo dono do carro que compra o carro e quer funcionar o mesmo originalmente é tanta gambiarra que se colocar Gasolina novamente é arriscado o pistão sair voando....
É bico injetor de Monza, cabeçote taxado, ponto alterado, chip remapeado, bomba de combustível de S10, Velas Flex, sensor com resistor..... Eita Povo Criativo !!!

A realidade infelizmente é uma só carro a Gasolina não foi feito para rodar com Etanol e nunca ficará tão bom quanto o carro próprio para funcionar com o combustível em questão, o que podemos fazer são conversões que chegam próximo ao original ou medidas que se aproximem dessa condição.
A grande diferença ocorre por conta da Taxa de Compressão no meu caso um Corsa 1.0 8v Mpfi tem 9,4:1 enquanto que os modelos flex tem 12,6:1 é uma diferença bem significativa não acham ?? Dai a grande vontade para taxar o cabeçote e assumir as taxas de 12,6:1 ou bem pŕóximo disso, porém depois disso entram outros fatores na conta porque o motor é originalmente a gasolina e não a Etanol, consequentemente tudo é apto para funcionar com Gasolina.....
Bom dai vem trocar velas, trocar bomba....etc....etc....etc e isso tudo começa a dar um nó na cabeça da gente e por fim ainda tem a questão do Etanol ter um poder de causar maior corrosão e isso ainda prejudica os tanques de metal, detona a bomba de combustível, etc...etc....etc
É realmente fica complicado.....caro e o por vezes não temos ao certo um ponto de partida.
Bom vou dizer aqui uma receita simples e que vai dar certo em 100% dos carros que aprendi conversando com um engenheiro renomado da GM e que esteve presente no projeto de construção dos módulos de mapeamento dos sistemas de injeção usados nos MPFI e EFI.....
O que precisa ser feito para que seu motor funcione corretamente com Etanol é......
Bom Senso !!! E manutenções em dia !!!
Cada veiculo tem um histórico diferente do outro, a minha solução para o funcionamento com Etanol pode não ser a correta para você....se analisarmos 2 Corsas exatamente iguais em quilometragens e motorização veremos que eles podem apresentar resultados de conversão completamente diferentes, dado o tipo de combustível que foi usado durante a sua vida, como por exemplo Gasolina Aditivada, Gasolina Comum, Gasolina Batizada, Gasolina Boa.....Gasolina de posto de Bandeira, Gasolina de Posto sem Bandeira...etc....etc...etc. No Brasil só a variedade de combustível existente já é um fator determinante para a durabilidade de seu motor, agora depois disso ainda temos condições de carga a que o motor foi submetido, faixas de RPM por qual o motor foi conduzido, tempo de troca de óleo, condições climáticas, etc....etc....etc
Agora uma coisa é certa cada carro precisa ser preparado nos mínimos detalhes para receber tal conversão, existem dezenas de sensores no carro e a única coisa que a maioria se preocupa é só em trocar as velas ? E como anda o estado de conservação dos outros componentes do carro ?? Lembrando que se algum sensor falhar a injeção vai assumir uma tabela de valores pré definidos, valores esses que são para funcionar com Gasolina e não com Etanol, ou seja mais um problema....
Venho preparando meu carro para a minha conversão faz 1 ano prestando atenção a todos os detalhes e troca de praticamente todos os sensores....quando digo todos são todos.....até os mais caros....inclusive sensores tem vida útil e precisam ser trocados de tempos em tempos.....isso se chama manutenção preventiva e muitos deixam ela de lado, e por fim após a conversão, tem os carros com falta de potencia, grilando, pipocando e dando os mais diversos tipos de problemas.....
Outra coisa não existe milagre quer a coisa bem feita ? Invista em produtos de qualidade, e de renome de preferencia, ou seja empresas serias, coloquei no meu carro um conversor da KiTest o KarFlex tem o da PlanaTc também que se chama Bio-Flex, esses dois são confiáveis....existem outros ?? Sim mas pesquise bastante porque existem empresas picaretas no meio e não são poucas a chance de achar uma picareta é muito maior e seu carro ter apenas um peso de papel ligado a sua injeção....
O remapeamento da injeção tem que ser feito por profissionais bem capacitados e que efetuem o serviço com bastante competência esse procedimento é o mais indicado porque a central vai gerenciar todos os sensores e o funcionamento vai ser infinitamente melhor o Leonardo presente aqui no fórum faz o serviço entrem em contato com ele já foi bastante comentado aqui que o serviço dele é fera !
Atualmente meu carro está muito bom a conversão é recente mas em breve vou mandar um módulo para a troca do Chip pelo Leonardo mas para isso vou comprar uma nova central de injeção e deixar a minha totalmente livre de quaisquer alterações para manter a originalidade do carro.





edsonnota1000
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por edsonnota1000 »

Pessoal entrando em contato com o Leonardo hoje 14/09/2018 infelizmente eles não executam mais o serviço de remapeamento para conversão para Etanol....infelizmente o que é bom dura pouco...





SemControle
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por SemControle »

bem, vc choveu no molhado em tudo q disse, e fez a engenharia q tanto criticou de por um kit, e se colocou um kit e acha q ta bom, pq quer trocar até central, não sei se 100% das centrais dos corsas MPFI geração B, tem o chip solto, pode ser simplesmente trocado sem qq ferramenta, exceto as para abrir a central.....

de qq forma tanto erra a industria em suas receitas, como erram os proprietários em suas experiencias......
colocar um motor com taxa de etanol 12,6:1 pra queimar gasolina, vai grilar, colocar sensor de detonação, vai derrubar o ponto, e ai, vc tem um motor manco....
o mesmo se diz do dono q poe um kit (q nem sabe o q faz) e tome etanol com 9,4:1 de taxa....tem q avançar e muito o ponto pra compensar a falta de taxa...dai vem o chip ao invés do kit, no chip vc muda no minimo a curva de avanço de ponto, e TI, tudo compensando uma deficiência física do motor....pra não fazer tanto, no minimo se troca o bico por um de maior vazao, vai saber qual o motor correto, mas vc compensa os 30 a 40% a mais de combustível necessário, q ai vem a pergunta, esses kits milagrosos fazer os bicos originais mandarem 30 a 40% a mais de combustível? como se pra gasolina ja trabalham no limite de TI....

se quer uma conversão correta, não critique as engenharias, abra seu motor, troque os pistões pelos cabeçudos pra etanol, troque suas velas, troque sua bomba, troque seus bicos pelos de vazão correta, invista em um dinamômetro e um profissional q faça chip em tempo real e não pronto, ai vc passa a ter um carro realmente etanol, com desempenho superior a um modelo original....

no mais, são engenharias mesmo, (pendurar coisas e achar q o carro virou etanol e esta abalando, é doce ilusão) longe do ideal, mas q atendem de certa forma, e facilmente removidas.....é igual carro flex, muito longe de ser ideal pra qq tipo de combustível ou mistura, foi uma profissionalização das gambiarras tupinikins, nada alem disso....


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thales.s
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por thales.s »

boa tarde turma vixi muita info nesse tópico, mais afinal oq deu os carros com as mudanças pq tem veiculos q foram mexidos desde 2004 ate a ultima de 2018, e ai o carro teve problema? voltaram para o original, fundiu o motor? e o kit bioflex so para gastar didim ?? obrigado quem poder responder





SemControle
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por SemControle »

cara, um carro q foi modificado em 2004 ja deve ter tido vários problemas de varias ordens, as vezes até retificas....saber o q tem relação direta com a conversão é difícil....
fundir é muito pouco provável, aspirado chegar no ponto de ter falta pra fundir, derreter pistão, essas coisas, é bem difícil....

o método de conversão vai de cada um, é preciso estudar bem cada um, entender o q de fato mudam, so assim da pra optar por alguma forma de conversão....


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rogdigue
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por rogdigue »

thales.s escreveu:
Quarta-feira 02 2019f Outubro 2019 03:35:27 PM
boa tarde turma vixi muita info nesse tópico, mais afinal oq deu os carros com as mudanças pq tem veiculos q foram mexidos desde 2004 ate a ultima de 2018, e ai o carro teve problema? voltaram para o original, fundiu o motor? e o kit bioflex so para gastar didim ?? obrigado quem poder responder
Eu converti meu corsa 1.0 pra álcool, depois troquei o motor pra 1.6, e só não tô com ele porque bati feio em 2013 e desanimei do carro...
Se vc quer converter o seu corsa B 1.0 pra álcool, pode usar bicos laranja da pick-up corsa 1.6 mpfi, se o seu corsa for 1.6 mpfi e quiser converter pra álcool deve usar os bicos do gol gti quadrado...
Se souber usar um multímetro liga o positivo no fio da sonda e ajusta na escala de volts pra deixar 2 números a direita da vírgula e dá umas aceleradas no motor pra ver quanto a sonda informa, o legal é ficar na faixa de 0,85 a 0,89 com pé embaixo...
Caso a medida da sonda fique fora disso use um regulador de pressão ajustável pra dar uma afinada na mistura...
Coloca 5% de gasolina a cada tanque pra facilitar a partida a frio e deixar a marcha lenta mais suave...
Pronto, converteu o corsa sem precisar de caixinha.





Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por Bange »

Só trocou os bicos e a conversão tá pronta??
E aquela engenharia toda da taxa de compressão... como resolveu?





SemControle
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por SemControle »

não resolve, e o consumo fica tipo flex....
do mesmo jeito q com gnv existe o variador, é preciso modificar o avanço do ponto pra queimar o álcool ja q original não tem taxa compatível, exatamente o mesmo caso do gnv...
mas até anda sem o variador, perde bastante..........


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lilo.1989
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por lilo.1989 »

Bom,

Acabei de fazer o motor do meu carro, fiz completo e tudo novo.

Passei ele para flex, trocando apenas os bicos injetores, meu carro usava os bicos pretos Delphi nº GM 25319300 e coloquei os bicos cor de rosa do Celta flex nº 0280156298.

Se repararem os bicos preto do Corsa a gasolina tem apenas um furo, o do celta cor de rosa tem 3 furos.

Detalhes:

Existe sim uma diferença de desempenho, pouca coisa mais existe. Principalmente em situações onde é exigido mais torque. Tenho ciência disso pois a taxa de compressão do meu carro é original a gasolina;

Em dias frios o carro fica horrível para pegar (usando 100% álcool), mas depois eu deixo ele esquentar uns 2 minutos e já ando normalmente;

Quem for fazer essa conversão eu aconselho uma geral no arrefecimento, principalmente em relação a válvula termostática, se o carro estiver sem ela irá gastar muito, pois o motor trabalhará mais frio;

Rodo na maioria das vezes com 100% de álcool no tanque, em dias frios coloco de 10 a 20% de gasolina;

Não preciso mudar absolutamente nada para rodar com o carro na gasolina, só abasteço e saio andando;

Não troquei a bomba;

Não coloquei velas mais frias;

Consumo:

Moro em Guarulhos e trabalho no Tatuapé pego trânsito, MUITO TRÂNSITO. Meu trajeto é de aproximadamente 47km diários, o consumo médio está na casa de 7,5km/l a 7,9km/l. Depende do pé, dia, trânsito, posto em que o carro é abastecido.

Dados do carro:

Corsa Super Hatch 2P 99
Ar condicionado (Não funciona)
Pneus 175/70 R13.





Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por Bange »

Pode botar cachaça, água ráz, diesel... tudo vai funcionar meia boca no consumo e na potência.
Nessa "transformação", como ficou a estequimetria do motor? Com que potência ficou (valor do dinamômetro)? Qual o tempo que durará as partes não trocadas e não previstas pro álcool?
Se vc está confortável, satisfeito com essa adaptação, mesmo sem conhecimento das respostas, beleza, mas todos devem estar cientes de que não é uma transformação com eficiência tecnica onde se obtenha os melhores e mais próximos resultados de um motor engenhado para tal.
Isto significa dizer que o Corsa Clube, não endossa esse tipo de transformação, ficando claro que os tesultados são questionáveis.
Boa sorte!





SemControle
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por SemControle »

nem a fabrica consegue algo realmente bom.....
lembro muito bem meu corsa 01/02, apenas gasolina, na época tinha o modelo apenas alcool, q contava com nada mais nada menos q 10cvs a mais de fabrica num motor 1.0
hj os flex 1.8 da vida tem 4cv de diferença e olhe la qnd abastecido com um ou com outro.....fora uma serie de problemas q vejos frequentemente aqui, mas ai ja nao vem ao caso....

por mais q se ponha bicos maiores (no chute, um furo, dois furos, não quer dizer nada sobre a vazão, um furo pode ter muito mais vazao q bicos de 4 furos), (uma vez vi um estudo sobre dosadores, dobrando a pressão na linha, nao chegava nem a 25% a mais de vazão no bico, e todo mundo, até eu achava q a vazão ia subindo junto com a pressão), q fosse taxado o motor, ainda teria q recorrer a alguém para mudar o mapa da injeção eletrônica, pq o ponto ainda seria diferente....


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lilo.1989
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por lilo.1989 »

Pode botar cachaça, água ráz, diesel... tudo vai funcionar meia boca no consumo e na potência.
Nessa "transformação", como ficou a estequimetria do motor? Com que potência ficou (valor do dinamômetro)? Qual o tempo que durará as partes não trocadas e não previstas pro álcool?
Cara, só rindo mesmo dessa sua resposta!
Se vc está confortável, satisfeito com essa adaptação, mesmo sem conhecimento das respostas, beleza, mas todos devem estar cientes de que não é uma transformação com eficiência tecnica onde se obtenha os melhores e mais próximos resultados de um motor engenhado para tal.
Isso não é uma transformação é uma ADAPTAÇÃO. Você acha mesmo que eu iria gastar com pistões retos, mudança de taxa de compressão, mudança e ou remapeamento de injeção eletrônica, instalação de partida a frio e mais outras alterações, pra quando eu for vender o carro eu ter que arrancar tudo para e mudar o motor novamente?
Em que mundo você vive?
Você acha mesmo que eu vou fazer um investimento desse num carro popular? Pra depois nem conseguir o valor de tabela no carro? Para de viajar mano!
Isto significa dizer que o Corsa Clube, não endossa esse tipo de transformação, ficando claro que os tesultados são questionáveis.
Boa sorte!
Não preciso da aprovação de ninguém para fazer o que eu bem entender com meu carro não é mesmo? Estou expondo aos membros do clube o que fiz para poder rodar no álcool, não disse a ninguém para fazer! Afinal esse não é o propósito desse tópico?





lilo.1989
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por lilo.1989 »

nem a fabrica consegue algo realmente bom.....
lembro muito bem meu corsa 01/02, apenas gasolina, na época tinha o modelo apenas alcool, q contava com nada mais nada menos q 10cvs a mais de fabrica num motor 1.0
hj os flex 1.8 da vida tem 4cv de diferença e olhe la qnd abastecido com um ou com outro.....fora uma serie de problemas q vejos frequentemente aqui, mas ai ja nao vem ao caso....
Claro né, isso é obvio. Carro que trabalha com um combustível apenas é muito mais acertado, não é um meio termo para a gasolina x etanol

por mais q se ponha bicos maiores (no chute, um furo, dois furos, não quer dizer nada sobre a vazão, um furo pode ter muito mais vazao q bicos de 4 furos)
Engraçado vc falar "no chute", você andou com meu carro? Acelerou ele? Sentiu o carro? É muito fácil digitar uma mensagem totalmente subjetiva, sentadinho na sua cadeira, sem passar nenhuma informação realmente útil!
O carro com os bicos originais falhava em alta, com os bicos cor de rosa não falha mais, tem alguém melhor que eu pra dizer isso do que eu que dirijo esse carro todo o santo dia?

Os bicos do celta são os que mais se adaptaram (ADAPTARAM, entendeu?), compatíveis com a pressão, a resistência e a vazão!
(uma vez vi um estudo sobre dosadores, dobrando a pressão na linha, nao chegava nem a 25% a mais de vazão no bico, e todo mundo, até eu achava q a vazão ia subindo junto com a pressão), q fosse taxado o motor, ainda teria q recorrer a alguém para mudar o mapa da injeção eletrônica, pq o ponto ainda seria diferente....
Em algum momento eu disse sobre alteração de pressão na linha de combustível? Dosador?





Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por Bange »

Creio que vc não entendeu a coisa... o alerta que fiz, foi para os que desejam fazer uma conversão nos moldes corretos e com a técnica adequada, não tendo a pretensão de autorizar ou não, uma modificação em um patrimônio particular...como eu disse antes...
Boa sorte!





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por lilo.1989 »

Bange escreveu:
Terça-feira 15 2019f Outubro 2019 12:26:52 PM
Creio que vc não entendeu a coisa... o alerta que fiz, foi para os que desejam fazer uma conversão nos moldes corretos e com a técnica adequada, não tendo a pretensão de autorizar ou não, uma modificação em um patrimônio particular...como eu disse antes...
Boa sorte!
E com certeza você não entendeu a minha resposta!

Continua acreditando que as pessoas irão fazer tudo isso que você disse num carro que em apenas alguns anos depois foi fabricado um modelo a álcool e flex?

Acredita ainda que após todo esse trabalho e investimento retornará em forma de $$, sendo que com esse valor se compra um carro mais moderno com todas essas modificações originais de fábrica?

O que é abordado nesse tópico é uma solução paliativa!





SemControle
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por SemControle »

lilo.1989 escreveu:
Terça-feira 15 2019f Outubro 2019 10:13:40 AM
Engraçado vc falar "no chute", você andou com meu carro? Acelerou ele? Sentiu o carro? É muito fácil digitar uma mensagem totalmente subjetiva, sentadinho na sua cadeira, sem passar nenhuma informação realmente útil!
O carro com os bicos originais falhava em alta, com os bicos cor de rosa não falha mais, tem alguém melhor que eu pra dizer isso do que eu que dirijo esse carro todo o santo dia?

Os bicos do celta são os que mais se adaptaram (ADAPTARAM, entendeu?), compatíveis com a pressão, a resistência e a vazão!
balela, cade os dados então de vazão de um e do outro kkkkkk, vai ver mudou so a cor, mas como inve$tiu é melhor sentir q melhorou
não adianta ter a vazão compatível, SE é q tem vazão diferente, se muitas coisas estão fora do q deveriam....
ta parecendo aqueles mecânicos metidos a sabidos, "oia regulei de ouvido...."
mas o importante é ser feliz


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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por lilo.1989 »

balela, cade os dados então de vazão de um e do outro kkkkkk, vai ver mudou so a cor, mas como inve$tiu é melhor sentir q melhorou
não adianta ter a vazão compatível, SE é q tem vazão diferente, se muitas coisas estão fora do q deveriam....
Balela? kkkkkkk por isso que nunca levo em consideração absolutamente NADA do que você postou nesse fórum até hoje!

A internet está aí para pesquisar, pesquise os dados você mesmo!
ta parecendo aqueles mecânicos metidos a sabidos, "oia regulei de ouvido...."
Por um acaso tem algum lugar aí onde eu postei "façam isso e dará certo", "fórmula mágica para usar álcool", "a melhor conversão para álcool"?

Mas o importante é ser feliz e acreditar em historinhas de Golf turbo sem óleo e CHT sem água.

Patético sua postura de "moderador"





SemControle
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] Conversão á álcool/Flex!

Mensagem por SemControle »

nossa pesquisei, bicos rosa do corsa do lilo, achei postagem da GM reconhecendo seu bico rosa como melhor q o original de fabrica :D

ah, pede pra ser moderador, ou administrador do forum logo, assim me bani e fica livre de mim


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