[DICA] - coletor 4x1 Corsa 99

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Anderson Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 25 2018f Setembro 2018 10:45:40 PM
Localização: Vacaria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

[DICA] - coletor 4x1 Corsa 99

Mensagem por Anderson Barboza »

Galera boa beleza
Estou com um probleminha coloquei o coletor 4x1 no meu carro e agora fica ascendendo a luz da injeção no painel certo passei no aparelho e constou que e a sonda foi trocado ela e refeito o teste
Contou que por conta do local aonde a sonda vai no coletor ela não lê exato aí fica dando erro
Sendo que o coletor original a sonda vai logo na saída do motor
Alguém tem alguma dica de como posso solucionar esse problema sem precisar colocar o coletor original
Screenshot_20190612-193424.png
Screenshot_20190612-193424.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a questão não é o erro de sonda, e sim qual é o erro?
pq o minimo q imagino seja q a sonda não esta aquecendo, e trabalhando numa voltagem padrão fixa, logo depois de quente deve acusar algo como a sonda travada, e sendo isso vc vai trocar sonda a vida inteira.....
teria solução de adaptar uma sonda aquecida
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Anderson Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 25 2018f Setembro 2018 10:45:40 PM
Localização: Vacaria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Anderson Barboza »

SemControle escreveu: Quinta-feira 13 2019f Junho 2019 03:29:33 PM a questão não é o erro de sonda, e sim qual é o erro?
pq o minimo q imagino seja q a sonda não esta aquecendo, e trabalhando numa voltagem padrão fixa, logo depois de quente deve acusar algo como a sonda travada, e sendo isso vc vai trocar sonda a vida inteira.....
teria solução de adaptar uma sonda aquecida
Certo como seria essa sonda aquecida estranho que se tu forçar ele andar em giro alto ele ascende certo fica travada mas se tu andar ali com giros até 3 mil ela não ascede fiz uma viagem de 100 km e não ascendeu e aqui na cidade as vezes subo um pouco mais o giro ela já acusa
Estou amaciando o motor por isso dou umas aceleradas a mais
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é o q disse, erro de sonda, qual o erro?
e sonda é muito castigada pq toda a culpa é sempre dela....vc tem um cabo de vela estragado a sonda q vai dar erro, vc tem uma saida de bobina zoada a sonda q vai dar erro, um bico travado aberto é a sonda q vai dar erro, N problemas e a coitada da sonda q sofre....
vc ja trocou a sonda e problema continua, ja da pra no minimo ver q nao é bem ela a culpa, ou pelo menos nao era a sua sonda a problematica na situacao...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Anderson Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 25 2018f Setembro 2018 10:45:40 PM
Localização: Vacaria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Anderson Barboza »

SemControle escreveu: Quinta-feira 13 2019f Junho 2019 06:23:13 PM é o q disse, erro de sonda, qual o erro?
e sonda é muito castigada pq toda a culpa é sempre dela....vc tem um cabo de vela estragado a sonda q vai dar erro, vc tem uma saida de bobina zoada a sonda q vai dar erro, um bico travado aberto é a sonda q vai dar erro, N problemas e a coitada da sonda q sofre....
vc ja trocou a sonda e problema continua, ja da pra no minimo ver q nao é bem ela a culpa, ou pelo menos nao era a sua sonda a problematica na situacao...
Ela está fazendo a leitura errada pela distância dos canos certo o meu motor e novo
Velas cabos bobina etc
Só não havia trocado a sonda aí troquei e o problema continua me falaram que o problema e o coletor aí que queria uma ajuda se teria alguma solução de burlar o fato de ter o coletor 4x1
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc ainda não entendeu q não é assim q funciona.....primeiro precisa entender como a sonda funciona e como a central trabalha em cima dela pelo menos em duas ou três condições, de aquecimento, de trabalho e de carga plena....

pouco se muda na leitura referente a distancia, se ela esta na mesma secção da descarga (o mesmo gás q passa na saída do cabeçote é o mesmo q chega na entrada do catalizador, na saída dele já muda a coisa, mas é outra secção), o q muda é a temperatura tanto da descarga como do gás como da sonda em si, se ela da erro na central tem um código ao qual se refere o erro, não da um código tao vago como vc descreve o problema, "código de erro de sonda"

por isso q disse q tem q saber ao certo o código, e até mesmo ver como ela esta trabalhando com auxilio de ferramentas, sem saber e chutando pelo q imagino, a sonda não aquece como deveria pra trabalhar....
ai vc descreve ali q anda assim assado da erro não da, então já não é a questão de aquecer ou não, por isso tem q saber q erro é, e se o defeito é nela ou apenas acusado por ela.....como eu disse e repito, ela reflete todo funcionamento do motor, afinal ela esta literalmente cheirando o produto final do motor

como parece q já trocou coisas brincando de adivinhar, pode gastar mais um pouco e simplesmente trocar a sonda por uma sonda de 3 ou 4 fios q trabalha com aquecimento "artificial", ai já vai precisar criar um sistema elétrico para aquecimento da sonda tmb....mas pelas condições q diz dar erro ou não, tenho duvidas q seja isso.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Anderson Barboza
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 25 2018f Setembro 2018 10:45:40 PM
Localização: Vacaria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Anderson Barboza »

SemControle escreveu: Sexta-feira 14 2019f Junho 2019 08:34:44 AM vc ainda não entendeu q não é assim q funciona.....primeiro precisa entender como a sonda funciona e como a central trabalha em cima dela pelo menos em duas ou três condições, de aquecimento, de trabalho e de carga plena....

pouco se muda na leitura referente a distancia, se ela esta na mesma secção da descarga (o mesmo gás q passa na saída do cabeçote é o mesmo q chega na entrada do catalizador, na saída dele já muda a coisa, mas é outra secção), o q muda é a temperatura tanto da descarga como do gás como da sonda em si, se ela da erro na central tem um código ao qual se refere o erro, não da um código tao vago como vc descreve o problema, "código de erro de sonda"

por isso q disse q tem q saber ao certo o código, e até mesmo ver como ela esta trabalhando com auxilio de ferramentas, sem saber e chutando pelo q imagino, a sonda não aquece como deveria pra trabalhar....
ai vc descreve ali q anda assim assado da erro não da, então já não é a questão de aquecer ou não, por isso tem q saber q erro é, e se o defeito é nela ou apenas acusado por ela.....como eu disse e repito, ela reflete todo funcionamento do motor, afinal ela esta literalmente cheirando o produto final do motor

como parece q já trocou coisas brincando de adivinhar, pode gastar mais um pouco e simplesmente trocar a sonda por uma sonda de 3 ou 4 fios q trabalha com aquecimento "artificial", ai já vai precisar criar um sistema elétrico para aquecimento da sonda tmb....mas pelas condições q diz dar erro ou não, tenho duvidas q seja isso.....
SemControle escreveu: Quinta-feira 13 2019f Junho 2019 06:23:13 PM é o q disse, erro de sonda, qual o erro?
e sonda é muito castigada pq toda a culpa é sempre dela....vc tem um cabo de vela estragado a sonda q vai dar erro, vc tem uma saida de bobina zoada a sonda q vai dar erro, um bico travado aberto é a sonda q vai dar erro, N problemas e a coitada da sonda q sofre....
vc ja trocou a sonda e problema continua, ja da pra no minimo ver q nao é bem ela a culpa, ou pelo menos nao era a sua sonda a problematica na situacao...
Não e brincando de adivinhar o motor foi todo refeito do zero e trocado todas as peças e censores
Eu estou falando o que meu mecânico me falou eu sou mecânico diesel e não mecânico de automóveis a gasolina e álcool aí não sei muito desta parte dos sensores e etc
Ele só me falou que a sonda está trabalhando travada e que estava fazendo ela trabalhar assim travada seria o coletor que eu coloquei
Então eis a minha dúvida que nem vc comentou que as vezes não e a sonda
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pq esse diagnostico é vago, até sem sonda no chicote o motor trabalha, e aparentemente com um valor travado de referencia (o mesmo q é usado na fase de aquecimento, enquanto a sonda não atinge a temperatura ideal de trabalho)....
na fase de aquecimento do motor a sonda é ignorada pq ela não tem temperatura de trabalho ainda, fica sendo usado um valor de referencia....
depois q o motor aqueceu, a sonda chega na temperatura de trabalho e passa a ser observada pela central e usada pra correção da mistura.....

qq anormalidade nessas etapas a central vai dar alarme, (como descreve os momentos q aparecem os erros, não condiz com essas condições, não condiz com sonda travada, nem com sonda fria, por isso falo q tem q ver exatamente o q é o alarme da central) vai dar um código dizendo exatamente o erro encontrado, e não simplesmente erro de sonda
use o scaner do seu mecânico, veja o q a central tem de valores, veja o q esta fora dos parâmetros normais de trabalho em todos os sensores e atuadores, qq coisa antes da sonda vai dar algum erro, normalmente na sonda q é o ultimo sensor, é quem lê o final do trabalho......

se sua sonda esta trabalhando travada, dentro de algum valor dentro da tolerância de trabalho, não daria o alarme, poderia até o motor nao funcionar redondo, mas se dentro da tolerância, sem alarme.....
se a sonda não chega na temperatura de trabalho pq ta longe, ela vai dar o alerta o tempo todo depois de aquecido o motor, a central sai da fase de aquecimento, mas a sonda não retorna um valor, ela não tem temperatura ideal de trabalho, ainda fica o valor de referencia, daria o erro, e se ela não chega na temperatura pq ta longe, ela não vai chegar nunca na temperatura, teria q corrigir a mistura pra conseguir isso (enriquecer de forma forçada q ta errado, a central esta ai pra trabalhar em qq ajuste), alterar o ponto (tmb errado por fora da central), mas a sonda travada não vai atuar na correção de mistura.....isso pensando apenas na sonda, mas vc tem dezena de sensores e atuadores q precisam trocar informações...não da pra isolar a sonda e pensar só nela.....

vai por mim, chega la na oficina, poe o scaner no carro, e deixa ele trabalhar, vai monitorando todos os sensores e atuadores pra vc ver o q de fato acontece no seu motor, se chegar a conclusão q realmente a sonda esta longe e não aquece e não trabalha corretamente........ai a gente passa a pensar em sonda com aquecimento, e no sistema elétrico de aquecimento da sonda.....
so vai mexer em troca de qq coisa tendo alguma certeza......sem certeza sou absolutamente contra qq troca....vai viver de loteria trocando peça por peça até q um dia acerte ou se livre do carro....o alarme da central é só pra dizer q tem algo errado, bem errado, pq ja extrapolou a faixa de tolerância q a central tem de trabalho, sim ela tem uma ampla tolerância pq o carro pode ser usado ao nível do mar, como pode ser usado no alto da bolivia, onde muito do ambiente muda, combustível tem variações....isso tem q ter uma tolerância......qnd ultrapassa essa tolerância vem o erro....vc pode passar o scaner e não achar nada nem fora da tolerância, e sem dar qq erro na central, afinal o erro não é sempre....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

chegou a passar no scaner pra ver como a injeção toda ta trabalhando, to curioso....quero ver o q ele tem, e como resolver....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”