[DÚVIDA] - Corsa 2009 Painel não liga, Motor não da partida - Intermitente

Responder
Chakz
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 10 2019f Junho 2019 10:24:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

[DÚVIDA] - Corsa 2009 Painel não liga, Motor não da partida - Intermitente

Mensagem por Chakz »

Olá pessoal, tudo bem?

Eu tenho um Corsa Hatch 1.4 Premium 2008/2009, 58120km rodados.

Vamos lá, estou com um problema intermitente. Algumas vezes quando vou ligar o carro, giro a chave no painel e o painel não liga, não acende NENHUMA LUZ (algumas vezes acende e apaga rapidamente).

Quando isso acontece, você pode tentar dar a partida e o motor vai tentar dar a partida, mas não pega. Algumas vezes se você insistir girando a chave de um lado para o outro ele acaba ligando o painel e o carro liga normal.

Outras vezes o carro funciona normal, você gira a chave o painel liga de primeira e o carro liga.

Já foi verificada a bateria e os fusíveis, já substitui o comutador.

Não consegui encontrar uma padrão, esses dias que estão mais frios aqui em SP o problema tem acontecido com mais frequência.

Alguém já passou por isso ou tem alguma ideia?

Eu já verifiquei a bateria e os fusíveis, além de ter substituído o comutador.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O que vc chama de comutador?
Chakz
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 10 2019f Junho 2019 10:24:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Chakz »

É o comutador de ignição, é uma peça que o tambor da chave fica conectado (não sei a real função dele).

Não consigo colocar imagem, estou pelo celular no momento.

Amanhã cedo posto uma imagem.
Chakz
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 10 2019f Junho 2019 10:24:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Chakz »

Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ok, de fato é a primeira "suspeita", mas se não resolveu, a troca ou foi mau feita ou tem mais outro problema ou a causa não é ele.
Trocar sem avaliar antes é no mínimo jogar dinheiro fora... essa peça tem uma função elétrica e deve ser avaliada com um medidor próprio (multiteste).
O vídeo a seguir não é di Corsa, mas a lógica é igual pra todos os carros...
https://m.youtube.com/watch?v=_wApGIz8xbA
Como seu problema é intermitente é um pouco meis chato... mas se o componente faz as funções corretas, o problema está mais adiante e deve ser pesquisado...balançando/torcendo os fios/chicote e/ou seguindo e medindo os fios/conexões eletricamente.
Salvo engano, a linha 15 alimenta o painel via um relé (relé principal, quem sabe é ele) e também vai pra ECU...isto na primeira posição da chave... a segunda é só pro arranque.
Como falei acima, tem que pesquisar...
Chakz
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 10 2019f Junho 2019 10:24:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Chakz »

Bange escreveu: Terça-feira 11 2019f Junho 2019 08:11:34 AM Ok, de fato é a primeira "suspeita", mas se não resolveu, a troca ou foi mau feita ou tem mais outro problema ou a causa não é ele.
Trocar sem avaliar antes é no mínimo jogar dinheiro fora... essa peça tem uma função elétrica e deve ser avaliada com um medidor próprio (multiteste).
O vídeo a seguir não é di Corsa, mas a lógica é igual pra todos os carros...
https://m.youtube.com/watch?v=_wApGIz8xbA
Como seu problema é intermitente é um pouco meis chato... mas se o componente faz as funções corretas, o problema está mais adiante e deve ser pesquisado...balançando/torcendo os fios/chicote e/ou seguindo e medindo os fios/conexões eletricamente.
Salvo engano, a linha 15 alimenta o painel via um relé (relé principal, quem sabe é ele) e também vai pra ECU...isto na primeira posição da chave... a segunda é só pro arranque.
Como falei acima, tem que pesquisar...
Bange, muito obrigado por me dar uma luz.

Eu sou realmente leigo no assunto, agora cedo pretendo levar o carro até um auto elétrico, porque eu realmente não sei como fazer isso sozinho.

Eu tenho pesquisado bastante nos últimos meses, mas não encontrei nada que se encaixe nos sintomas.

De fato, por um lado acabei jogando dinheiro fora, porém o comutador que foi retirado estava avariado e com folga no encaixe do cilindro do miolo, então até que não foi tão grande o prejuízo, mas poderia ter economizado.

Assim que eu voltar do auto elétrico conto o que aconteceu.

Muito obrigado pela ajuda, estou assistindo ao vídeo.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pena vc não ter um multímetro (a parte leiga a gente ajuda), pois ele é fundamental não só pra defeitos no carro mas em casa, motores, eletrodomésticos...
Uma coisa que não falei é sobre o aterramento, que é o outro lado do circuito/componente, por onde a corrente também circula...sem aterramento (que é o retorno), lâmpadas, relés, motores, etc... nada funciona.
Chakz
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 10 2019f Junho 2019 10:24:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Chakz »

Então Bange, voltei do Auto Eletrico sem retorno kkk

Hoje cedo ele não ligava o painel, tentei diversas vezes virar e desvirar a chave.

Enquanto eu chamava um guincho pelo celular deixei a chave virada na segunda fase e de depois de um tempo o painel ligou.

Como o carro anda com esse problema eu estou dirigindo sem som no carro, porque se não toda hora que fica virando e desvirando a chave o som fica ligando e desligando.

Enquanto eu estava parado no farol eu ouvi alguns estralos vindo de trás do carro, achei isso bem estranho, existe aterramento no porta-malas? Eu estou pensando em dar uma olhada nos auto-falantes traseiros para ver se não estão com mal contato, mas será que os auto falantes iriam causar um problema desse tamanho?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

De modo algum tem aterramento na parte traseira que provoque tal sintoma.
O barulho pode ser dos falantes, pois se o rádio liga e desliga rápido, isso se reflete neles... os falantes (com som ligado), também refletem ruídos de mau contato em circuitos de grande corrente...
O problema está gritando e parece fácil de localizar... deixe a chave ligada e futuque os fios que saem do comutador e nos que ficam/vão para a caixa de fusíveis/relés...ligue o rádio se o painel ficar fira do visual...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu sugiro algo mais "meliante" pq não soltar a parte elétrica e fazer a ligação direta pra eliminar problemas do comutador, eu ainda mantenho uma suspeita nele....

esse deixar c a chave virada e do nada o painel ligar não me representa um mal contato, pq tudo teoricamente estava imóvel
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”