[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

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Bange
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Re: Óleo motor

Mensagem por Bange »

Mantenha a viscosidade indicada pela montadora... se quiser um óleo mais moderno que o SJ, pode usar o SL, SM, SN...
Quanto a marca, em princípio, qualquer uma de renome internacional...a que uso é o Havoline da Texaco (que sempre usei e nunca troquei), mas existem outras...





ThiagoQueiroz
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Re: Óleo motor

Mensagem por ThiagoQueiroz »

na manual não diz se é mineral, semi-sintético ou sintético.

[image]https://uploaddeimagens.com.br/images/0 ... 1549893070[/image]





ThiagoQueiroz
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Re: Óleo motor

Mensagem por ThiagoQueiroz »

imagem do manual
Imagem





Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Caramba! Praticamente todas as viscosidades!
Mas a recomendação é SJ... ou superior.
Pesquisando no link a seguir, nada fala em mineral, semi ou full sintético...apenas nas propriedades que deve ter...
https://www.api.org/products-and-servic ... b-gasoline
Me parecendo ser as nomenclaturas de semi ou full syntetic, algo como apelo comercial.
Por exemplo: A especificação SL, diz que deve ter proteção aprimorada de depósitos de alta temperatura para pistões, controle de lodo mais rigoroso e compatibilidade de vedação.... se este objetivo for alcançado com elementos sintéticos agregados ao óleo, o fabricante usa a terminologia "sintético" ou "semi sintético", como apelo de venda.
A prova mais cabal disso é o ACDelco 15w40 Sl Semissintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Já a Texaco, tem um óleo com a mesma classificação SL e não usa a terminologia Semissintético > https://www.texaco.com.br/produto/havol ... ae-20w-50/
E a Petronas usa a classificação SL e chama de sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
E a Petrobrás usa SN como semi sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Então, até que se prove o contrário, a classificações Sx, nada tem a ver com mineral, semi sintético ou sintético... tem sim a ver com as especificações que são atendidas pela normas da API, que quanto mais apertadas ou modernas, os fabricantes só encontram solução com o uso de tecnologias mais avançadas em que o uso de produtos sintéticos (fabricados, não encontrados na natureza), são cada vez mais usados.

Logo, creio que não se deva fixar a opção de um óleo pela condição de mineral, semi sintético (misto de mineral com sintético) ou sintético e sim pela classificação Sx, onde o "x" sendo maior na escala alfabética, classifica o óleo como de melhor qualidade ou que atenda uma especificação mais apertada e que substitua com vantagens os óleos mais antigos...





ThiagoQueiroz
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por ThiagoQueiroz »

Bange escreveu:Caramba! Praticamente todas as viscosidades!
Mas a recomendação é SJ... ou superior.
Pesquisando no link a seguir, nada fala em mineral, semi ou full sintético...apenas nas propriedades que deve ter...
https://www.api.org/products-and-servic ... b-gasoline
Me parecendo ser as nomenclaturas de semi ou full syntetic, algo como apelo comercial.
Por exemplo: A especificação SL, diz que deve ter proteção aprimorada de depósitos de alta temperatura para pistões, controle de lodo mais rigoroso e compatibilidade de vedação.... se este objetivo for alcançado com elementos sintéticos agregados ao óleo, o fabricante usa a terminologia "sintético" ou "semi sintético", como apelo de venda.
A prova mais cabal disso é o ACDelco 15w40 Sl Semissintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Já a Texaco, tem um óleo com a mesma classificação SL e não usa a terminologia Semissintético > https://www.texaco.com.br/produto/havol ... ae-20w-50/
E a Petronas usa a classificação SL e chama de sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
E a Petrobrás usa SN como semi sintético > https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... quantity=1
Então, até que se prove o contrário, a classificações Sx, nada tem a ver com mineral, semi sintético ou sintético... tem sim a ver com as especificações que são atendidas pela normas da API, que quanto mais apertadas ou modernas, os fabricantes só encontram solução com o uso de tecnologias mais avançadas em que o uso de produtos sintéticos (fabricados, não encontrados na natureza), são cada vez mais usados.

Logo, creio que não se deva fixar a opção de um óleo pela condição de mineral, semi sintético (misto de mineral com sintético) ou sintético e sim pela classificação Sx, onde o "x" sendo maior na escala alfabética, classifica o óleo como de melhor qualidade ou que atenda uma especificação mais apertada e que substitua com vantagens os óleos mais antigos...

Explicação muito boa, então vou continuar com o mineral 20w-50 porem alterar a classificação de SJ para SM ou SN.





Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Sim, porém...
Veja que a montadora, no manual do proprietário para seu carro, menciona várias viscosidades, sendo possível qualquer uma delas..."possível", porém a viscosidade tem a ver com a película de óleo que se forma na superfície das peças que devem sofrer lubrificação e tais peças são desgastadas em função dela, ou seja, quanto maior a viscosidade, mais espessa é a tal película e com maior dificuldade passará pelos orifícios que banham todas as partes a serem lubrificadas (não concluir com isso que um óleo 25W60, é melhor que o 20W50... há limites...).
Dentro desse raciocínio eu não entendo a razão (e nem é explicado* no manual), da grande faixa de viscosidades...razão pela qual eu nunca troquei a viscosidade e o fabricante do óleo de nenhum dos carros que já tive até hoje e para todos, coincidentemente ou não, a viscosidade 20W50 era uma das indicadas e só troco o API, quando o mesmo fica obsoleto...no meu Corsa sempre usei o Havoline SJ, mas ele deixou de ser fabricado, mudou para SL, que segundo a Texaco, agregou melhorias ao SJ.
Trocar de viscosidade, se orientado pelo manual da montadora, é possível...porém podem aparecer barulhos que não haviam antes... e aí, a culpa será do óleo novo? Mas também o usuário pode perceber uma leveza maior no motor... o mérito será do óleo novo?
Não quero entrar nessa loteria, por isso é que nunca troquei a viscosidade e se aparece algum barulho, resolvo o barulho e pronto.
(*) a explicação pode ser de fato qualquer viscosidade, ou tipo:
Até 50.000Km use a viscosidade X
De 50.000 a 100.000, use a viscosidade Y
De 100.000 a 150.000, use a viscosidade Z...e por aí vai...
Porém, nenhuma explicação é dada de maneira formal, por escrito...

Existe uma outra informação que não é clara... quando a montadora indica uma tecnologia tipo SJ, que tem as trocas a cada 5.000km, e diz que pode ser também uma superior...qualquer fabricante de óleo tipo SN (superior a SJ), diz que as trocas podem ser feitas a cada 10, 15, 20.000Km... com que quilometragem vc trocará? A indicada pela montadora (5.000Km), ou a indicada pelo fabricante do do óleo mais moderno (10, 15 ou 20.000km)? Confuso né?

Se vc está procurando um conselho, o meu é: adote uma viscosidade e jamais a troque...se quiser uma tecnologia mais recente (permitido pela montadora), use... mas não altere a quilometragem das trocas indicada pela montadora e se aparecer algum barulho, resolva só o barulho, que via de regra se resolve com alguma troca de peça e não do óleo.





ThiagoQueiroz
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por ThiagoQueiroz »

Que duvida cruel....
quanto mais pesquiso mais, com mais duvida eu fico kkkk.

oque acham de mudar o atual Lubrax 20w50 SJ mineral por alguns desses 3:

https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... o-1-litro/
https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... -sn-apisn/
https://www.jocar.com.br/produto/motor/ ... pisn-prot/





Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Olha, os 3 são mais avançados em tecnologia (SN) e tem viscosidade permitida pelo manual da montadora, logo são possíveis de uso.
Os 3 também tem renome internacional e não há motivos para não acreditar que todos atendam as especificações (SAE, viscosidade e API, modernidade), logo a escolha fica pelo custo mais baixo.





Bange
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Bange »

Mais um reforço quanto ao óleo a ser usado no motor...

https://youtu.be/ummZpNSI-3k





williamA
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[DÚVIDA] Qual óleo de motor devo usar no corsa 1.4 Premium.

Mensagem por williamA »

Bom dia!

Pessoal estou para trocar a primeira vez o óleo do motor do meu corsa, gostaria de saber qual devo comprar para melhor atende-lo?

Desde já obrigado !!!

:) :)





SemControle
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Re: [DÚVIDA] Qual óleo de motor devo usar no corsa 1.4 Premium.

Mensagem por SemControle »

williamA escreveu:
Sexta-feira 07 2019f Junho 2019 07:43:39 AM
Bom dia!

Pessoal estou para trocar a primeira vez o óleo do motor do meu corsa, gostaria de saber qual devo comprar para melhor atende-lo?

Desde já obrigado !!!

:) :)
isso tem no manual, deve ser um q atenda a classificação API ou seja superior a indicada, e com viscosidade dentro das opções q mostra no manual, sempre optando pela mais fina de preferencia, mas de qq forma tem nesse pequeno tópico


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lilo.1989
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por lilo.1989 »

Irei utilizar Lubrax Top Turbo 15W40. Tive problemas com borra no motor do meu carro (era de único dono quando comprei, porém o carro ficou mais tempo parado com o antigo dono do que rodando).
Essa semana o carro sai da mecânica, a primeira troca eu faço com 500km e depois cada troca será a cada 4.5k ~ 5k.





Manfio
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Procura trocar a válvula de alívio que fica dentro do filtro de óleo no bloco. Ali costuma ficar uma borra na esfera.





Fabio Marcondes
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[INFO] - Moor com 266200KM

Mensagem por Fabio Marcondes »

Meu motor eh originl e esta com 266.200Km. Gostaria de saber se tem oléo específico para este caso; não esta fumando e ronco de zero. |Motor 1.0 Placa DWK 0293





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Re: [INFO] - Moor com 266200KM

Mensagem por SemControle »

Fabio Marcondes escreveu:
Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 03:03:21 PM
Meu motor eh originl e esta com 266.200Km. Gostaria de saber se tem oléo específico para este caso; não esta fumando e ronco de zero. |Motor 1.0 Placa DWK 0293
aquele q o fabricante recomenda no manual, desde 0km.....
não é KM q determina o óleo ou graxa q vai usar


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anderson.web
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por anderson.web »

Levantar o tópico com uma informação e dúvida. Quando comprei o Prisma 09 1.4 com 174kkm ele veio bebendo 20w50 mineral. Assim que comecei a estudar a parte de lubrificação, em específico do Econo.Flex vermelho 1.4, fiquei louco como alguém pode na atualidade meter um óleo de viscosidade pesada, mineral e sem um pacote decente de aditivos. Na primeira troca já mandei bala no 5w30 sintético SN e agora com 185kkm apresenta excelente saúde, lisinho tanto em alta quanto em baixa, não queima nem vaza, aliás é algo que ainda acho estranho porque não baixa uma gota sequer, sendo que um consumo mínimo de óleo é dentro da normalidade. Já fui em 5 mecânicos da minha região, os caras andaram, avaliaram e só escutei elogios quanto ao estado desse motor, já procurando saber se teria que fazer alguma retífica ou troca de componente interno, não tem nada. Troco com 6 meses ou 5kkm, o que vencer primeiro.

Prova que o mal falado "motor de monza" pode não ter um bom rendimento de combustível, mas é resistente e aguenta até mesmo certas negligências de proprietários relaxados sem quebrar. Tem motor Ford e VW que é MUITO sensível nessa questão de lubrificação, dono relaxado rapidão já tá endividado com retífica quando não cuida.

Agora a dúvida sobre o Corsa C 1.4 de um amigo.. Seria prudente rodar com 3L de óleo (trocando o filtro de óleo)? Com 3L a vareta já fica no máximo, mas tenho certo receio de mesmo no máximo rodar fora dos 3,5L que recomenda a fábrica no manual, as vezes pode ficar com um pouco menos de pressão no óleo e acarretar alguma deficiência na lubrificação, aparecer o tec-tec, etc. Qual a opinião dos senhores?





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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Se drenar o lubrificante com filtro e na reposição com 3 litros a vareta ficar no máximo tem resíduos de borra impregnado no fundo do cárter.





Manfio
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Re: [DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Mensagem por Manfio »

Não altera pressão desde que esteja pelo menos acima do mínino. Abaixo disso existe a possibilidade de entrada de ar no pescador. O defletor do cárter existe para que durante os movimentos de inércia o lubrificante permaneça no fundo.





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