Dieta Corsa Trackday

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Ilys
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 13 2009f Maio 2009 01:36:53 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Dieta Corsa Trackday

Mensagem por Ilys »

Boa Família Corsa Clube

Queria tirar uma dúvida com vocês.
Enfim consegui iniciar meu projeto de trackday. Já estava tentando a 5 anos, rs.

Após alguns orçamentos para turbinar (R$ 11.200)e trocar o motor 1.8 para 2.4 (R$ 8.000) decidi manter a mecânica original e trabalhar em cima da redução de peso.

Meu corsinha é versão maxx completo e ainda está com o peso original 1.112 kg, com uma relação peso x potência terrível de 9,82. Minha meta é baixar para 700 e tentar de alguma forma ter um peso potência de 6.89, o mesmo do Civic Si.

Estou pensando em retirar tudo que não seja essencial para o funcionamento e segurança.

Estou aceitando sugestões rs.
Valeu!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

já calculou qual seria a relação com o 2.4 sem turbo, e com turbo, chegar na relação do Si é um tanto otimista pensando q qnd chegar nessa relação, os Si passam a ir ficando totalmente depenados pra melhorar.....
o q vc pode tirar dependendo do regulamento é tudo de acabamento, troca dos vidros por acrílico....mas tem q olhar o regulamento da categoria pra não passar do limite.....
a depender da pista pode usar um cambio de 1.0 pra q suba mais rápido, tendo prejuízos em reta longa....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Chegar nos 700kg vai ser dificil, para não dizer impossível.
Tenho um GSI/wind de trackday e duvido que tenha este peso. Mesmo bem aliviado eu acho que está na casa dos 850kg.

Se usar o carro na rua não troque os vidros dianteiros por acrílico. Mantenha vidro mesmo que você ainda vai conseguir usar o carro.
Troque o banco por um concha em fibra, desmonte todos os acabamentos e deu. Não tem como tirar mais peso que isso sem fazer peças em fibra.
Cambio de 1.0 é uma boa opção, só precisa calcular a relação de marchas para chegar até uns 190-200km/h reais no corte de quinta marcha. Mais que isso é bem dificil de passar com o motor original.
Roda use a menor possível. Se o seu freio for de 256mm você consegue usar rodas 13" (algumas) com slick. Aí não precisa trocar o câmbio.

Tem mais algumas coisas que da para fazer, mas ai precisa saber o uso do carro. (Rua + pista / 100% pista)
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
Avatar do usuário
skrothu
:: Champ ::
Mensagens: 480
Registrado em: Domingo 28 2007f Janeiro 2007 11:42:10 PM
Localização: Fernandópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

Se for depenar sem dó, acho que uns 200kg vc deve tirar fácil...
máquina de vidro, fiação, forração, carpetes, tapetes, painel, console central, acabamentos de porta, teto, porta malas, quebra sol...
no cofre do motor tem a direção hidraulica, ar condicionado, partida a frio, defletores de calor...
no escapamento, abafadores, catalisador, tem mais defletores de calor embaixo do carro...

se for gastar, como o Rado falou, banco de fibra, portas, capos de fibra de carbono, vidros não se usa de acrílico, substitui por policarbonato, rodas forjadas (weld, kosei, enkei, volks, oz...)
fibra de carbono vai ficar caro demais, cotei um capo mes passado e sai 7mil...
rodas enkei rpf1 tem aro 16 vi no mercado livre, pesam +- 6kg, usadas estão vendendo por 6500...

eu acho que compensa turbinar ou trocar o motor e por um kit turbo padaria.
Avatar do usuário
Ilys
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 13 2009f Maio 2009 01:36:53 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Ilys »

Galera desculpe o sumiço. Pensei que ninguém tinha respondido, pois não recebi o aviso no email.
Quanto ao post. Olhando o manual tive um banho de água fria. Segundo ele, pesados 1.575! Acho que esse projeto vai ser apenas para diversão com baixo custo.

Quanto ao câmbio de 1.0, já tinha recebido essa dica, mas como pretendo ir em Interlagos, acho que é gastar demais para pouco uso.

Até o momento reduzi apenas o peso interno e fiquei com outro problema rs. Mesmo com as molas esportivas, o carro ficou alto.
Estou usando as cangoorun da Fabrinni. Fiz uma cotação para uns coil over, mas 1500 cada par, no momento está puxado.
Alguém usa Eibach sportline ou redcoil?
Deram a ideia de usar o jogo do 1.0 sem ar. Será que adianta?No manual ele é 100 kg mais leve (1475).

Imagem
Avatar do usuário
skrothu
:: Champ ::
Mensagens: 480
Registrado em: Domingo 28 2007f Janeiro 2007 11:42:10 PM
Localização: Fernandópolis - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

Ilys escreveu:Galera desculpe o sumiço. Pensei que ninguém tinha respondido, pois não recebi o aviso no email.
Quanto ao post. Olhando o manual tive um banho de água fria. Segundo ele, pesados 1.575! Acho que esse projeto vai ser apenas para diversão com baixo custo.

Quanto ao câmbio de 1.0, já tinha recebido essa dica, mas como pretendo ir em Interlagos, acho que é gastar demais para pouco uso.

Até o momento reduzi apenas o peso interno e fiquei com outro problema rs. Mesmo com as molas esportivas, o carro ficou alto.
Estou usando as cangoorun da Fabrinni. Fiz uma cotação para uns coil over, mas 1500 cada par, no momento está puxado.
Alguém usa Eibach sportline ou redcoil?
Deram a ideia de usar o jogo do 1.0 sem ar. Será que adianta?No manual ele é 100 kg mais leve (1475).

Imagem
1575kg??? o meu é 1.8 SS e tem 1150kg original, com ar e dh. Que ano é seu corsa ?

Hoje eu uso molas Cangoorun para 1.8 c/ ar. Se não estou enganado tem para 1.8 sem ar. Se usar as do 1.0 sem ar, deve baixar mais, e acredito que as molas pra 1.0 devem ser mais leve.
Usei por muito tempo as H&R, são progressivas iguais as Eibach. Fica mais baixo, mas acho que vai continuar alto pra vc já que tirou bastante peso.

Estava pesquisando sobre esse assunto de redução de peso e na gringa tem bateria de lithium para competição que pesa 1,8kg para carro com alternador de 60 amperes. https://earthxbatteries.com/shop/etx680c

Uma suposição que fiz, mas não tenho certeza que dá certo, de usar bateria dos 1.0 de 45ah ou até menos se existir, tem bateria de 45ah que é uns 3kg mais leve que as de 50ah originais... e tem que remover tudo o que consome bateria. Aí estava pensando em por um alternador menor e mais leve, mas aí tem que ver o mínimo que precisaria pra alimentar o motor.

Pra vc chegar perto dos 6,89 do Si, tem que ficar com uns 770kg, nos seus 112cv.
Se por o kit turbo padaria, vai chegar fácil nos 180cv. Vai aumentar um pouco o peso por causa do kit, mas aí vc tira de tudo o que puder do carro, se ficar perto dos 1110kg, vai ter 6.11 de relação peso/potencia, menor que o Si.
Avatar do usuário
Ilys
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 13 2009f Maio 2009 01:36:53 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Ilys »

Fala galera beleza?

Consegui fazer a dieta no carro.
No total saíram uns 150 kg entre acabamentos, peito de aço e alma de aço.
O resultado foi reduzir a melhor volta de 1:36,856 para 1:35,083.

Em relação ao Civic Si fiquei um segundo referente ao evento de abril.
Abaixo segue o link do vídeo do evento.

https://www.youtube.com/watch?v=xfvAbo_i1Yg&t=12s

Valeu
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

já melhorou bastante, não só o peso influencia, mas uma ótima diferença
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Ilys
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Quarta-feira 13 2009f Maio 2009 01:36:53 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Ilys »

Verdade!
Agora estou estudando um turbo básico com 0,5, para ver se chego no 1:33.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ai q é o X da questão, adequar o tamanho da turbina pro uso.....
ou ajustes das programáveis favorecendo cada pista
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”