[TUTORIAL] - Como retirar o forro de teto - Corsa C

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[TUTORIAL] - Como retirar o forro de teto - Corsa C

Mensagem por fabio_pvai »

Salve galera,

Nunca fiz nenhum tutorial mas conforme tinha prometido segue minha contribuição com um passo-a-passo para ajudar aos que precisarem desmontar o forro de teto do Corsa C para lavar ou qualquer outro motivo que acharem necessário.

Antes de mais nada gostaria de dizer que vai precisar de uma pequena ajuda de outra pessoa para ajudar manobrar o forro dentro do carro depois de solto, apenas isso pois não é colado e achei muito simples de fazer o trampo.

ATENÇÃO: O FORRO NÃO É TÃO SENSÍVEL, PORÉM QDO ESTIVER PARA RETIRA-LO DE DENTRO DO CARRO, NÃO FORCE POIS PODERÁ FAZER MARCAS. COM MUITA CALMA VC VAI MOVIMENTANDO PARA UM LADO E PARA O OUTRO QUE CONSEGUIRÁ SEM MAIORES PROBLEMAS

Ferramentas utilizadas: Jogo de torxs, phillips e fenda
Imagem

Retire todas as cabeceiras dos bancos para facilitar o trabalho e na sequencia comece desparafusando os 2 quebra-sol:
Imagem

Agora retire todas as travas. Aqui não aparece mais colocava um pano dobrado na ponta da fenda para não marcar o forro. Da para retirar sem auxilio de chave mais é meio chato e pode quebrar as garrinhas:
Imagem

A capa da coluna central não é necessário desmontar totalmente, retire o parafuso, desencaixe as borrachas das portas e APENAS AFASTE a parte plástica
Imagem

Reparem nessa foto que apenas uma leve desencaixada na peça já vai liberar o forro
Imagem

As colunas do para-brisa são apenas encaixadas por duas presilhas e um guia, segure em cima e puxe com cuidado que desencaixará (não assuste que vai fazer um barulho meio alto pq as presilhas são metálicas)
Imagem

Imagem

Apenas para registrar, a fiação que passa pela coluna dianteira esquerda: Cinza grosso da antena do teto, vermelho e cinza da luz do teto e o preto com cinza que vai para luz do teto também mais não esta ligado a nada e tem um plug na ponta
Imagem

Parte traseira, a capa das colunas do cinto traseiro também não precisa retirar totalmente, apenas puxe com cuidado para desencaixar as presilhas....somente isso já vai liberar o forro, reparem que a borracha traseira tbm não é necessário remover somente desencaixe o forro dela conforme a foto
Imagem

Agora vc precisará da ajuda que falei no início. O forro está solto porém ainda sustentando pelas capas das colunas centrais e as traseiras (esqueci a foto desse momento...rsrs).

Próximo passo abaixe todo o encosto dos bancos dianteiros e com ajuda de um amigo vc vai movimentar o forro para esquerda ou para direita para ir liberando o forro destas partes. Feito isso vc terá o forro totalmente solto dentro do carro conforme foto abaixo:
Imagem

Agora a parte que requer mais cuidado, no caso do corsa hatch tem gente que opta por tirar o forro pelo porta malas só que para isso vc tem que desmontar todos os bagagitos traseiros o que pode deixar o processo muito demorado. Eu preferi retirar pela porta dianteira do lado direito. (por isso abaixar todo o encosto do banco).
A partir dai com a ajuda do amigo vc vai movimentando o forro sentido a porta do passageiro
Imagem

Depois é só colocar o forro na horizontal (dentro do carro mesmo) e passa-lo pela porta dianteira direita.

Eis o forro já fora do veículo
Imagem

E todas as peças que foram desmontadas
Imagem

Visão sem o forro, a direita é possível ver a mangueira de água do esguicho traseiro
Imagem

No detalhe
Imagem

Para quem quiser apenas lava o forro, o serviço para por ai e depois é só remontar fazendo o processo inverso.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

No meu caso, além de fazer um serviço no martelinho de ouro aproveitei que estava desmontado e apliquei um feltro betumado e os detalhes vc poderá verificar no link direto do meu tópico:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=40


Espero que sirva de ajuda pra alguém, me desculpem se não consegui explicar melhor.

Qualquer dúvida estou sempre a disposição.

Aos moderadores, fiquem a vontade para fazer o que quiserem no tópico, qualquer correção se for necessário.

Grande abraço a todos.
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Bom tuto. Foi a primeira coisa que eu fiz quando comprei meu carro. Lavei ele com veja e ficou zero!
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

fabio_pvai,

Muito bom! Parece ser fácil mas requer alguns cuidados como você explicou.

O meu carro está novinho e o forro está limpo. Eu até gostaria de fazer o trampo do feltro, mas falta-me coragem! :|

Foi como você disse no seu tópico, se for fazer alguma coisa que necessite tirar o forro, faça o serviço da colocação do feltro. No seu caso foi o martelinho de ouro.

Até lá não pretendo retirar o forro.

No mais parabéns pelo tutorial!

Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Avatar do usuário
Lucas Araujo
:: GL ::
Mensagens: 1656
Registrado em: Domingo 22 2009f Março 2009 07:14:27 PM
Localização: Andradina - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por Lucas Araujo »

Fabio, quero colocar esse feltro no meu, ajuda na isolação do teto? tipo barulho de chuva?

E qual o preço medio e aonde encontro?
Corsa Hatch 2012 Preto
Vectra Collection 2011 Verde
Corsa Maxx 2007 http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=87680
Corsa Maxx 2012 http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=90823
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Lucas Araujo escreveu:Fabio, quero colocar esse feltro no meu, ajuda na isolação do teto? tipo barulho de chuva?

E qual o preço medio e aonde encontro?
Então Lucas,

Eu achei que melhorou com relação a chuva, pq mesmo sem chover se vc bater com a mão no teto (tipo dando uns cascudos), original se escuta aquele barulho da lata lisa, o que acontece qdo a agua pinga forte também e depois de colocado o feltro esses barulhos eu não tenho percebido mais.

Eu não sei o que acontece com as fotos salvas aqui do link, as vezes aparecem enormes, sugiro salva-las em seu computador que verá em tamanho normal.

Existe dois tipos de feltros, o feltro betumado (o que eu usei) que da um acabamento melhor, porém pouca coisa mais caro e também o feltro comum....na questão de isolamento tanto faz, é questão de acabamento mesmo...rsrs
Compra-se em Casas que fornecem tecidos para tapeçarias...vai ser mais em conta do que comprar direto na tapeçaria.....é só vc medir o tamanho do teto por fora mesmo para comprar um pouco a mais.
Eu não lembro direito exatamente qto gastei, mas posso dizer que não passou de 70,00. Sendo 50,00 do feltro e 20,00 da cola própria. Não é de sapateiro.

Se for fazer, faça com calma, sem pressa e de preferencia peça ajuda de uma amigo para manusear o forro.

Qualquer coisa estamos ai.

Abraços
RODRIGO MARTINS ROCHA
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 16 2015f Março 2015 06:43:50 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RODRIGO MARTINS ROCHA »

Parabéns pelo tópico ficou muito bom...

Será que tem como pintar de outra cor esses forros ? ou até mesmo envelopar ?

Desde já agradeço :)
Muitos são os que querem que eu desista, mas o corsinha é minha paixão e dele não desisto nunca. #simples #judiado #+émeu(:
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

RODRIGO MARTINS ROCHA escreveu:Parabéns pelo tópico ficou muito bom...

Será que tem como pintar de outra cor esses forros ? ou até mesmo envelopar ?

Desde já agradeço :)
Olá Rodrigo

Acredito que nenhuma das duas opções ficariam boas, o correto se quiser mudar a cor seria trocar a forração cinza para a cor desejada.

Abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”