[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

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RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Existem várias maneiras de se fazer esse serviço em casa, como vc falou q vai seguir o tutorial, q eu particularmente achei o procedimento bem ineficaz, a temperatura na primeira troca pode ser feito fria mesmo mas depois disso vc terá q ficar ligando o carro até atingir a temperatura de trabalho da válvula termostática onde ela se abrirá fazendo a troca da água do bloco do motor com a água q estará parcialmente limpa do radiador, então todo o resto do serviço será feito com o motor quente.
Tome muito cuidado p não se queimar durante esse serviço, faça-o com muita atenção!
E uma dica para vc, não sei se irá trocar o reservatório de água antigo p um novo ou irá limpar o seu e continuar com ele, mas comece a fazer o serviço limpando ou trocando o reservatório pois o mesmo acumula muita sujeira em sei interior e comforme a água limpa vai passando p ele vai soltando cada vez mais sujeira então se fizer dessa maneira q te falei a água ficará limpa mais rapidamente e o serviço será mais rápido.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

O tutorial lá da página 1 é bem demorado de se realizar.

Pessoalmente, quando troco a água do radiador dos meus carros, primeiramente solto as mangueiras do radiador e deixo escorrer todo o "barro". Depois, usando uma mangueira ligada na torneira, pela mangueira inferior, vou enchendo de água a peça, até sair água limpa pela mangueira superior. Finalizado o processo, retiro as mangueiras do reservatório e na mangueira inferior, ligo a mangueira de água e deixo circular um pouco pelo sistema, tudo isso com o motor desligado. Quando estiver saindo água limpa, remonto as mangueiras do radiador e dou a partida no motor. Pela mangueira de retorno de água para o reservatório, vai sair um pouco de sujeira. Saindo água limpa, desligo tudo, retiro novamente as mangueiras do radiador para escorrer toda a água possível, remonto tudo e encho com aditivo.

Para limpar o reservatório, uso arroz cru (obvio) ou areia misturado com detergente. Assim que não for possível retirar mais a sujeira, uso um removedor de ferrugem para complementar a limpeza. O reservatório não fica branquinho como novo, mas fica bem limpo.


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fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

RogerMansur, Valeu pelas dicas chefia.....no meu caso acho que esse procedimento ja vai ser o suficiente pq a agua esta com aditivo ainda e praticamente nao tem barro no reservatório, é mais pelo cuidado mesmo pq sempre foi feito essa troca de aditivo.....salvo qdo o carro era mais novo que demorou uns anos para ser trocado o aditivo original, depois disso vem sido feito com periodicidade a cada um ano e meio no maximo, ja o reservatório eu nao vou trocar pq esta em boas condiçoes mais mesmo assim eu vou tirar para limpar para o serviço ficar completo.
Abraços e feliz ano novo pra vc e sua familia.

E ai José Leal, eu ja vi fazendo desse jeito que vc falou, e inclusive vou encarar fazer em casa pq justamente eu conclui que nao saiu com muito barro qdo pagava para fazer, pq era feito regularmente a troca do aditivo, entao dessa vez vou fazer em casa mesmo. Com relaçao ao reservatório eu tava pensando em fazer com o arroz cru assim como vc falou, meu sogro tinha falado que ja limpou o dele dessa forma. É uma ideia que funciona mesmo.

Abraços e bom fim de ano.



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RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

fabio_pvai,
Tranquilo então já q seu sistema não está sujo e o serviço será feito mais mesmo para a troca do aditivo do q para limpeza, mas vou te falar o seguinte como não sei qual é o aditivo q esta usando em seu carro é muito importante q se certifique q o sistema esteja completamente limpo sem vestígios do aditivo antigo antes de colocar o novo, imagino q irá usar o orgânico agora e não se pode misturar este com o aditivo convencional com o risco de ocorrer reações no sistema pela diferença de composição dos dois aditivos resultando em excesso de espuma e pressão.
Desejo também a vc e toda sua família um ótimo Ano Novo com muitas felicidades.
Abrx.


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

eu nao entendo pq vcs nao tiram a termostatica pra facilitar...


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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

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