[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

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Hanz
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Mensagem por Hanz »

Pessoal, só a título de curiosidade, estive conversando com um mecânico e ele disse que aconselha sempre os clientes a usar aditivo orgânico de alguma marca conhecida, segundo ele não é que o radiex seja ruim, mas o orgânico é melhor. O Dr. Carro disse em uma resposta a um comentário nesse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=uyLKtDo475s&feature=mcv) que não usa radiex nem a pau rsrsrsrs.
Fiz a troca no meu carro mês passado, na embalagem do aditivo diz que deve ser trocado com um ano então troquei, mas coloquei do radiex azul de novo, da próxima vez vou colocar do orgânico para ver se tem alguma diferença.
Outra hora vou dar uma pesquisada para ver em que os aditivos não orgânicos são piores.

t+


Corsa Wind MPFI 96 Vermelho (Bordô)


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awaked
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Mensagem por awaked »

Só acrescentando aqui o que pode acontecer se não usarmos aditivo correto especificado pela fábrica. Tem 2 tópicos parecidos, estou postando em ambos.

http://www.youtube.com/user/profissaome ... Lwo4dxyIPo




bruno.gui
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Mensagem por bruno.gui »

Amigos, uma dúvida.
O passo 2 deve ser feito com o carro ligado ou desligado?




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awaked
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Mensagem por awaked »

Leia todo o procedimento com muita calma e pausadamente.
Ele explica quando ligar o carro.




bruno.gui
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Mensagem por bruno.gui »

Obrigado pela resposta.

Eu ia justamente colocar outra resposta, pois assisti ao vídeo que voce colocou o link no primeiro post, e assistindo o vídeo compreendi bem certinho o esquema.

Vou tentar fazer o procedimento uma hora dessas. Abraço




tezla
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Re: [TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

Mensagem por tezla »

Hanz escreveu:Saudações galera, resolvi trocar a água do radiador (só tinha água mesmo), e então tirei algumas fotos, daí fiz um tutorialzinho para ajudar quem tem vontade de fazer...

Segui o método utilizado por aquelas máquinas que são usadas em oficinas (http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel) e já aproveito para agradecer ao autor de vídeo (ADG0068) por compartilhar o conhecimento.

Veículo:
Corsa Wind 96 MPFI 1.0

É meio demorado, mas é simples de fazer e tem a vantagem de não precisar se preocupar com bolhas no sistema, uma vez que não entrará ar no mesmo.

1º desconecte a mangueira de entrada de água do reservatório e coloque um balde em baixo para não molhar o chão.
Imagem

2º coloque no lugar uma mangueira de água da torneira e com a tampa do reservatório fechada solte água para dentro do reservatório sem muita pressão, a água vai sair pela mangueira de entrada de água do reservatório que você havia desconectado anteriormente. Deixe a água escorrer até que saia limpa.
Imagem

Primeiro balde:
Imagem

Como pode-se observar na foto a água que saía pela mangueira já estava limpa...
Imagem

Agora tire a mangueira de água da torneira do reservatório e encaixe novamente a mangueira do motor (não precisa encaixar até o fim, pois você terá que retirá-la novamente, obviamente você deverá abrir a tampa do reservatório para que a mangueira não escape devido à pressão), ligue o motor até que o mesmo esquente o suficiente para abrir a válvula termostática e fazer circular a água suja que estava fechada dentro do bloco. Eu fiz da seguinte forma, a mangueira de entrada de água do radiador esfria depois que toda a água suja sai do sistema, então com a mão mesmo eu ia verificando a temperatura dessa mangueira, quando ela esquentava bem eu desligava o motor, tirava a mangueira de entrada da água e colocava a de água da torneira novamente. Nesta parte soltei a água da torneira bem devagar, porque apesar dela se misturar com a água quente do reservatório, o motor vai estar bem quente e pode haver o risco de um choque térmico. Repita o processo até que a água saia limpa.
Imagem

Segundo balde:
Imagem

Terceiro balde:
Imagem

Quarto balde:
Imagem

Quinto balde:
Imagem

Sexto balde:
Imagem

Como pudemos observar nas fotos, depois de algumas trocas a água já começa a sair limpa, você pode então retirar a mangueira de água da torneira e ir adicionando o aditivo no reservatório, durante este processo vai continuar saindo água pela mangueira de entrada do reservatório que ainda vai estar no balde. Depois de colocar a quantidade recomendada de aditivo e deixar o reservatório no nível você pode fechar a tampa e conectar a mangueira de entrada novamente (desta vez bem fixa) ligar o motor e verificar se não há vazamento, se tudo estiver certo é hora de ir dar uma volta para o aditivo começar a circular no sistema e se misturar com a água.
No meu caso já aproveitei para trocar o reservatório que estava muito judiado, para quem for trocar também já vou adiantando que precisei chamar meu irmão para me ajudar a colocar o reservatório novo, pois a braçadeira da mangueira de saída é meio dura.

Comparando os reservatórios:
Imagem

Resultado final:
Imagem Imagem

Observações importantes:
-> Muito cuidado quando for retirar a água suja do motor depois de desligá-lo, a água sai muito quente.
-> Não encha demais o reservatório antes de ligar o motor para abrir a válvula termostática, pois conforme a pressão for subindo se você optar por não fixar bem a mangueira e deixar a tampa do reservatório aberta ele irá transbordar.
-> O fabricante recomenda o uso de 50% de água potável + 50% de aditivo para o radiador, porém o fabricante do aditivo que eu usei recomenda 60% de água + 40% de aditivo, usei segundo recomendação da embalagem do aditivo.
-> O sistema de arrefecimento do Corsa Wind 96 usa cerca de 6 litros de líquido de arrefecimento, (2,4lt de aditivo + 3,6lt de água nas proporções 60/40).
-> Não faça a burrice de colocar os produtos em cima do banco para tirar foto, uma das garrafas vazou e deu-se a desgraça.
Imagem
(esqueci de tirar foto do banco sujo).

Acho que é só, se alguém quiser acrescentar alguma coisa será muito bem vinda.

T+
Este tutorial pode ser aplicado em uma pick up corsa ano 01? E há riscos de fazer bolhas de ar?




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awaked
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Mensagem por awaked »

Pode sim... se feito com calma não fica bolhas.

Lembre-se de repetir o processo conforme o tutorial afim de limpar bem as galerias do motor.
Se não tem muita intimidade com mecânica procure um profissional, normalmente comprando
o aditivo eles fazem o procedimento gratuitamente.

Uma dica pra ter certeza que a termostática abriu é esperar o eletro ventilador armar e desarmar.




amadocorsa
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Mensagem por amadocorsa »

amigos corseiros

comprei um liquido sintético para radiadores
anti fervura
antioxidante
anticorrosivo,
concentrado

da marca radfill ?????

com ele posso só completar o reservatório da aguá sem fazer limpeza???

abraçosssss




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awaked
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Mensagem por awaked »

Respondendo aqui também...

Acho que pro Corsa é recomendado mineral... veja isso.
Se for isso mesmo aí sim o aditivo pode corroer o que não deve. Eles são feitos levando em conta
o tipo de borracha do sistema e a liga usada nos metais.




amadocorsa
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awaked valew entao???

Mensagem por amadocorsa »

awaked é o seguinte !
então no meu manual estive vendo não fala o tipo se é mineral ou sintético? e agora?
o duvida cruel!!!
bom esse liquido é verde e tinha outro la q é rosa AXO q é o mineral

http://www.mercantilgenuina.com.br/promocoes.asp

valew.




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awaked
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Mensagem por awaked »

No manual do meu também não fala, mas fala que é o AC Delco de longa duração (alaranjado).
O certo seria ir até uma Chevrolet e pedir a embalagem pra ver.

É importante isso. Muita gente compra errado e pior, aditivo bom é complicado, tem que ser bom.
Muita gente reclama que depois o aditivo "comeu" as mangueiras ou juntas e na verdade foi o tipo
errado.




amadocorsa
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awaked

Mensagem por amadocorsa »

certo !!! fmz é melhor mesmo! mais ai valew

pela dica e atenção!




alcineu
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Mensagem por alcineu »



Ex Ford Belina
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Pascuineli
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[Dúvida] -

Mensagem por Pascuineli »

Cara Muito bom o tuto... vou fazer hoje e depois eu tento postar alguma coisa...

abs




alcineu
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Mensagem por alcineu »

ok!

É triste ver motor jorrando água ferrugenosa pelo ladrão, prova da falta de zelo. Aditivo não é caro assim.

O CC agradece.


Ex Ford Belina
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LeAnDrO AMARELO XD
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Mensagem por LeAnDrO AMARELO XD »

awaked escreveu:No manual do meu também não fala, mas fala que é o AC Delco de longa duração (alaranjado).
O certo seria ir até uma Chevrolet e pedir a embalagem pra ver.

É importante isso. Muita gente compra errado e pior, aditivo bom é complicado, tem que ser bom.
Muita gente reclama que depois o aditivo "comeu" as mangueiras ou juntas e na verdade foi o tipo
errado.
Cara, eh verdade!
Comprei o da Bardhal, da embalagem branca e liquido azul.

Depois de algum tempo troquei duas mangueiras que apareceram furos rss...
Como vazou todo o liquido to so na agua agora, jah troquei o reservatorio ... mas, vou na Chevrolest ver quanto tah o liquido da ac delco


Imagem

"Devagar e sempre"
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michel118
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Mensagem por michel118 »

o aditivo pro corsa modelo novo é sintético e de longa duração, pode ser adquirido pronto para uso (já na proporção correta de água, que vc coloca direto) ou concentrado, no qual vc deve proceder fazendo a proporção.

A minha dúvida quanto a este tutorial é a seguinte: depois que vc limpou tudo, está saindo agua cristalina e tals, vc vai la e coloca a mistura de aditivo ja na proporção até ficar no nivel do reservatório certo? mas e aquela água pura que já está presa dentro do bloco do motor como que fica? ela não vai estragar a proporção que vc fez na hora de colocar o aditivo? se ela vai entrar na mistura, como vamos saber quanto de água está presa no bloco para fazer um calculo preciso de proporção do aditivo e água antes de preencher o reservatório?

Abraço.




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awaked
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Mensagem por awaked »

Segundo o manual cabem 5,4 litros de água no arrefecimento. É só esvaziar o melhor que puder, mesmo que fique água presa no bloco, colocar 50%, ou seja, 2,7 litros de aditivo e terminar de completar com água.

Se tem 50% de aditivo, o resto só pode ser água.
Pra isso use o concentrado, muito mais fácil e barato.




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