Hanz escreveu:Saudações galera, resolvi trocar a água do radiador (só tinha água mesmo), e então tirei algumas fotos, daí fiz um tutorialzinho para ajudar quem tem vontade de fazer...
Segui o método utilizado por aquelas máquinas que são usadas em oficinas (
http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel) e já aproveito para agradecer ao autor de vídeo (ADG0068) por compartilhar o conhecimento.
Veículo:
Corsa Wind 96 MPFI 1.0
É meio demorado, mas é simples de fazer e tem a vantagem de não precisar se preocupar com bolhas no sistema, uma vez que não entrará ar no mesmo.
1º desconecte a mangueira de entrada de água do reservatório e coloque um balde em baixo para não molhar o chão.
2º coloque no lugar uma mangueira de água da torneira e com a tampa do reservatório fechada solte água para dentro do reservatório sem muita pressão, a água vai sair pela mangueira de entrada de água do reservatório que você havia desconectado anteriormente. Deixe a água escorrer até que saia limpa.
Primeiro balde:
Como pode-se observar na foto a água que saía pela mangueira já estava limpa...
Agora tire a mangueira de água da torneira do reservatório e encaixe novamente a mangueira do motor (não precisa encaixar até o fim, pois você terá que retirá-la novamente, obviamente você deverá abrir a tampa do reservatório para que a mangueira não escape devido à pressão), ligue o motor até que o mesmo esquente o suficiente para abrir a válvula termostática e fazer circular a água suja que estava fechada dentro do bloco. Eu fiz da seguinte forma, a mangueira de entrada de água do radiador esfria depois que toda a água suja sai do sistema, então com a mão mesmo eu ia verificando a temperatura dessa mangueira, quando ela esquentava bem eu desligava o motor, tirava a mangueira de entrada da água e colocava a de água da torneira novamente. Nesta parte soltei a água da torneira bem devagar, porque apesar dela se misturar com a água quente do reservatório, o motor vai estar bem quente e pode haver o risco de um choque térmico. Repita o processo até que a água saia limpa.
Segundo balde:
Terceiro balde:
Quarto balde:
Quinto balde:
Sexto balde:
Como pudemos observar nas fotos, depois de algumas trocas a água já começa a sair limpa, você pode então retirar a mangueira de água da torneira e ir adicionando o aditivo no reservatório, durante este processo vai continuar saindo água pela mangueira de entrada do reservatório que ainda vai estar no balde. Depois de colocar a quantidade recomendada de aditivo e deixar o reservatório no nível você pode fechar a tampa e conectar a mangueira de entrada novamente (desta vez bem fixa) ligar o motor e verificar se não há vazamento, se tudo estiver certo é hora de ir dar uma volta para o aditivo começar a circular no sistema e se misturar com a água.
No meu caso já aproveitei para trocar o reservatório que estava muito judiado, para quem for trocar também já vou adiantando que precisei chamar meu irmão para me ajudar a colocar o reservatório novo, pois a braçadeira da mangueira de saída é meio dura.
Comparando os reservatórios:
Resultado final:
Observações importantes:
-> Muito cuidado quando for retirar a água suja do motor depois de desligá-lo, a água sai muito quente.
-> Não encha demais o reservatório antes de ligar o motor para abrir a válvula termostática, pois conforme a pressão for subindo se você optar por não fixar bem a mangueira e deixar a tampa do reservatório aberta ele irá transbordar.
-> O fabricante recomenda o uso de 50% de água potável + 50% de aditivo para o radiador, porém o fabricante do aditivo que eu usei recomenda 60% de água + 40% de aditivo, usei segundo recomendação da embalagem do aditivo.
-> O sistema de arrefecimento do Corsa Wind 96 usa cerca de 6 litros de líquido de arrefecimento, (2,4lt de aditivo + 3,6lt de água nas proporções 60/40).
-> Não faça a burrice de colocar os produtos em cima do banco para tirar foto, uma das garrafas vazou e deu-se a desgraça.
(esqueci de tirar foto do banco sujo).
Acho que é só, se alguém quiser acrescentar alguma coisa será muito bem vinda.
T+