[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento

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fabio_pvai
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Mensagem por fabio_pvai »

SemControle, ai ja nao compensa fazer o trampo em casa, pq para tirar a termostatica tem q tirar a correia dentada.....ja é mais embaçado.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Fábio, acho que agora ele entendeu...
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas vao trocar sem conferir a bomba d'agua tmb?
bom é fazer direito logo
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Rorion
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Mensagem por Rorion »

Estou aqui para agradecer ao autor pelo ótimo tutorial e aos demais colegas pelas dicas e o que acrescentaram. Fiz o serviço hoje em casa.
Eu comprei 3 litros de água desmineralizada + 3 litros de aditivo delphi rosa. Uma coisa que só me dei conta depois que comecei a acrescentar o aditivo. Na verdade qndo vc já percebe que a água sai limpa depois de várias circuladas no bloco com motor ligado, desliga , purga e etc,eu poderia fazer o seguinte . Para quem vai usar a água desmineralizada, o ideal seria fazer um último processo depois de tudo limpo mas usando a água desmineralizada para empurrar a agua da torneira que está no sistema com carro desligado, estimando um tempo aproximado que a água desmineralizada vai sair na mangueira de retorno (+ /- 40 seg). Depois encaixar de leve a mangueira de retorno no reservatório , deixar a tampa aberta e ligar o carro até que esquente e a valvula termostática abra liberando a água de torneira que estar dentro do bloco e deixando entrar a agua desmineralizada. Desliga o carro, tira a mangueira de retorno e purga colocando agua desmineralizada no reservatorio (e não mais água da mangueira da torneira), espera +- 40 seg e pronto. a partir de agora já poderá colocar aditivo e acompanhar até ele sair pela mangueira de retorno e cair no balde. Caiu no balde, encaixar a mangueira de retorno em definitivo no reservatório. A partir de agora completar o nível com o aditivo e pronto. Creio que tenha agua desmineralizada+ aditivo no sistema como um todo.
Uma outra coisa, ao retirar o reservatório, tem aquela mangueira inferior complicada de retirar pois tem aquela abraçadeira original. Uma dica é usar alicate de pressão, ele aperta e mantém pressionado o que facilita muito, depois é só dar uma leve girada no reservatório vai e vem e ir puxando que solta com certa facilidade da mangueira. Encaixa o novo e posiciona a abraçadeira e solta o alicate de pressão e pronto.


ArturAK47
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Mensagem por ArturAK47 »

Tutorial perfeito cara, ficou bem fácil entender.

eu estava pensando em retirar a mangueira maior, porem eu não consegui afrouxar a presilha com alicate comun.

mas este método de retirar apenas a mangueira mais fina da bomba e plugar a mangueira de agua direto nela é bem melhor e mais "impo"

grande abraço.


maikinhow
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Mensagem por maikinhow »

como que eu vou saber quantos litros vai tar dentro do motor certinho? tipo os 2,4lt de aditivo + 3,6lt de água


maikinhow
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Mensagem por maikinhow »

como que eu vou saber quantos litros vai tar dentro do motor certinho? tipo os 2,4lt de aditivo + 3,6lt de água


Danivox
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Mensagem por Danivox »

:) :wink:


Adriano Rocha
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Mensagem por Adriano Rocha »

no meu, tive que trocar a bomba d'água, valvula termostatica, correia dentada, esticador e correia do alternador e dh, como desmontei tudo aproveitei para lavar tudo literalmente, drenei todo o radiador e lavei bem o cabeçote, com a termostatica fora pude lavar tudo, como o carro estava somente com agua, (descuido dos outros proprietários), vou deixar com aditivo para limpar melhor e rezar para não aparecer furos :evil: , e trocar novamente a agua, ai fica joia


Andelu
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Mensagem por Andelu »

Depois de tudo limpo, comece colocando 2,5 lts de aditivo e complete com a água que fica bom vai por mim...


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