para drenar a agua suja voce utilizou a mangueira de cima mas a sugeira fica depositada no fundo do radiador seria correto tambem drenar pela mangueira inferior do radiador, se voce coletar a agua vai ver pedacinhos de ferrugem provenientes das paredes do motor. e tem que drenar tambem,tirando o sensor maior do lado da valvula termostatica.espero ter ajudado tambem sem me entrometer no topico do amigo valeu. :wink:
PASSAT VILLAGE 1984 ALCOOL
SANTANA GLS 1988 ALCOOL
PEUGEOT 306 XS 1996
CORSA GSI 1995
UNO TURBO 1994
CORSA GSI 1995
VECTRA GT 2010
CORSA SEDAN PREMIUM 2010
Se ele fez esse procedimento que você descreveu só uma vez o sistema ficou sujo novamente porque a água que estava dentro do bloco não foi trocada.
A maneira correta seria repetir o procedimento várias vezes...
Trocar a água do sistema até que saia limpa, se ele não tiver aquelas máquinas próprias para esse tipo de serviço, ele deve fechar o sistema de volta, ligar o carro e deixar o motor esquentar para que a válvula termóstática libere a água suja de dentro do bloco, daí trocar a água novamente até que saia limpa, depois fechar o sistema de novo e ir repetindo o processo até que não saia mais água suja, só depois que retirar toda a água suja colocar o aditivo.
Cara, só tenho uma coisa a dizer sobre o seu tutorial: PARABÉNS !!!!!
Tá muito bem caprichado e bem ilustrado. Merece ser fixo mesmo.
Eu sempre achei que trocar o líquido de arrefecimento fosse um bicho de 7 cabeças (principalmente por aquela história de sangrar o sistema, ar falso, coisa e talz), mas da maneira que você detalhou fica bem facil de seguir o passo-a-passo para fazer em casa.
Bem, agora acho que não falta mais nenhum tutorial sobra aquela manutenção basicona, de rotina: filtro de ar, arrefecimento, troca de óleo e filtro de óleo, filtro de combustível. São essas que costumo fazer em casa, e todos com tutorial.
Da próxima vez evita de tirar foto de peça mecânica com certas coisas no plando de fundo: Brahma, mulheres, Skol, Bohemia, mulheres....
Senão o pessoal não presta atenção na peça !!!
Brincadeira velho !!
rrsrsrsrsrsrsrs
Cara o procedimento é o mesmo no caso do corsa B 1.6?
ñ entendi direito vc encheu parte do reservatório e depois coloco o aditivo?
Como sei q a água ja esta no bloco??
As perguntas podem parecer besta, mas sou novato primeiro carro...rs
tem mais algum macete?
não enchi não, é como se você estivesse trocando a água normalmente, só que nesse caso você para de colocar água no sistema e começa a colocar o aditivo, depois que colocar a quantidade certa é só deixar o reservatório no nível indicado e fechar tudo.
O bloco não vai ficar sem água, você só vai esquentar o motor para abrir a válvula termostática e a água suja do bloco sair, mas aí já entra outra água no lugar.
Não tem muito segredo não, só não fazer com pressa.
Qualquer dúvida posta aqui que se puder a gente ajuda.