Meu carro também estava com essa barulheira que lembrava um chocalho, já havia trocado o escapamento porque estava ruim e poderia ser esta a causa, diminuiu, mas não resolveu. Todas as vezes que o carro estava suspenso em um elevador aproveitava pra olhar de baixo e verificava que o barulho realmente vinha da frente conforme escutava quando estava andando.
Descobri que o barulho realmente vinha da frente, mais ou menos do parachoques dianteiro. Tirei o dia pra remover a peça e descobrir o que estava fazendo esse barulho. Aproveitei pra tirar umas fotos, o que pode ajudar alguém lá na frente a resolver o problema.
Primeira parte é remover as porcas que seguram o aro sobre o pneu e a ponta do parachoques. São dua porcas de plástico, por isso é preciso tomar cuidado pra que elas não se danifiquem. A que está na posição indicada por um quadrado é a mais enrolada pra tirar porque é mais escondida e precisa de uma chave de caixa pra chegar lá.
Figura 1.
Vemos aqui os respectivos parafusos e que ficam presos no aro.
Figura 2.
No caso do meu carro, o que provocava o barulho era essa peça que está circundada de azul. Ela fica presa pelos quatro parafusos que estão marcados pelos circulos. Ali os dois parafusos da direita do veículo estvam folgados o que permitia a chapa bater no seu suporte. Do lado esquerdo só havia um, provavelmente folgou e com o tempo caiu.
Figura 3.
Há algumas presilhas da fiação que ficam presas nessa chapa (quadrados vermelhos na Figura 3), retire com cuidado. Removendo a chapa, vamos encontrar um suporte como este de cada lado. O suporte só é preso por um parafuso e na outra ponta é apenas encaixada com uma pequena peça de plástico.
Figura 4.
O espaço que fica também pode ocasionar atrito entre as peças e gerar barulhos, por isso coloquei um pequeno pedaço de borracha pra calçar, pode ser um pedaço de câmara de ar de carro, moto ou biciclta mesmo. Em borracharia é fácil achar, basta pedir um pedaço ao mecânico, qualquer coisa compre dele e aí você pode usar o resto pra outras coisas depois.
Figura 5.
Conforme o caso, na hora de colocar a chapa nos suportes, pode ficar ruim, porque a borrachar fará o suporte virar um pouco e o alinhamento dos buracos por onde o parafuso passará ficará diferente. Nesse caso você pode tirar uma ou duas dobras do calço. Uma dica é não apertar os parafusos dos suportes, porque eles podem correr para um lado e para o outro. Prenda a chapa nos dois suportes aí sim aperte tudo. Se ainda assim ficar longe, prenda um dos suportes, prenda a chapa nele, mas sem apertar ainda, coloque o outro porte na chapa, posicione os parafusos e aí sim prenda o suporte no chassi. Depois aperte tudo.
A medida que for colocando as coisas nos lugares, dê algumas batidas com a mão pra ver se ainda ficaram barulhos como os de antes, porque aí vc pode aproveitar que já está desmontado e assim fica mais fácil procurar o local.
Aproveitei e coloquei um pedacinho de borracha pra calçar melhor o ventilador do ar condicionado. Acredito que a maioria das reclamações a respeito desse barulho de chocalho seja algo parecido com esse problema que tinha no meu carro.
Na hora de recolocar o parachoques sozinho basta encaixar os dois parafusos que o prendem na parte de cima, somente pra ele ficar pendurado, mas não aperte. Cuidado ao colocar as porcas que prendem o aro, porque como são de plástico a rosca pode danificar fácilmente.
Espero que essas dicas possam ajudar mais alguém.