[DICA] - o que deve ser visto pra compra de um Corsa 1.4 usado?

Responder
Túlio-RJ
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sábado 25 2013f Maio 2013 12:33:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DICA] - o que deve ser visto pra compra de um Corsa 1.4 usa

Mensagem por Túlio-RJ »

amigos.
Já postei em outro local mas, como estou com uma certa urgência e não tive respostas, talvez os
amigos cariocas possam me dar uma moral.


Gostaria de umas dicas pra compra de um corsa hatch 1.4 completo.
Acho que a grana vai dar pra pegar um dos ultimos modelos, então, espero pegar um bem novinho...

Então, o que olhar no carro?
Algum defeito crônico?
Algum ponto critico que so os amantes de corsa sabem?

Esse motor é economico?
Dá mta manutenção de um modo geral?

Conforto...
Elétrica...
Barulhos internos...

O uso vai ser bem pouco.....so fins de semana. Rodo mto pouco mesmo... Uma vez ou outra saio na semana.
Deixarei o carro totalmente original

Vejo muitos anuncios informando que o carro tem vidro elétrico, mas, a forração das portas dianteiras tem aquele tampão do buraco da manivela.

Isso quer dizer necessariamente que o vidro não veio de fábrica?
Quais modelos encontro do ano de 2011 e 2012 mais completinhos? (pelo menos com ar + DH + vid + trav de fábrica?

Enfim.....peço ajuda dos amigos.

Abraço.
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Amigo,

Indicar carros a terceiros, é sempre uma missão meio ingrata. Entretanto, acho que dá pra dar umas dicas, que podem servir de referência para saír de algumas furadas....

O primeiro ítem é verificar quanto a procedência do carro, se tem dívidas ou alguma restrição administrativa junto a bancos ou DETRAN. Isso inclui também tentar verificar de onde o carro veio. Se o carro morava perto do litoral é bom ver se a lataria não tem corrosão, ou se tem possíveis pontos que futuramente poderão virar podre. Parte inferior das portas e Cx de ar, guarnições dos parabrisas traseiro e dianteiro, tampa do porta malas.

Verifique o interior. Normalmente o estado do interior é o retrato de como o carro foi cuidado pelo seu dono. Interior muito sujo é sinal de que não havia muito cuidado. Bancos danificados, recém reparados ou muito moles ou com acentos baixos pode ser sinal de muito uso.

Os Pneus também podem dizer algo, inclusive os traseiros, que estão atrás, mas podem ter estado na dianteira. Observe se eles têm algum tipo de desgaste irregular, como na lateral da banda de rodagem, por dentro ou por fora. Isso pode indicar desde problemas na suspenção até danos a estrutura. Tb desconfie de Pneus muito novos. Podem ser apenas maquiagem, a menos que vc, como vendedor, colocasse Pneus zero de presente apenas para o próximo dono do seu carro não ter que gastar com isso. Eu, particularmente, não faria isso...

Observe a pintura. As vezes, pintura original levemente queimada e/ou com arranhões, pode ser melhor do que uma pintura recém feita, ao menos que vc saiba o real motivo pelo qual o carro teve que ser repintado. Observe tb fechamento e alinhamento das portas, tampa do porta malas e capô, além dos para lamas e parachoques. Isso pode sinalizar algum acidente grave. Mas, quando for ver, é legal avaliar tb se foi apenas um encostão normal em estacionamentos, sem maiores danos.

Motor e Câmbio, não dá pra saber como está por dentro, a não ser que alguém desmonte ou tenha visão de raio X. Verificar o KM total é muito relativo, pois além de ser facilmente adulterável, o quanto o carro rodou, também depende de como ele rodou, se tinha manutenção ou não. Quanto a barulhos no motor, o mais comum é batida de tucho, que é hidráulico, logo após a partida com o motor frio. Isso pode ser sinal de desgaste ou óleo de má qualidade ou fora das especificações do motor. O legal é dar uma volta, pegar umas subidas e observar algum barulho metálico ou perda de potência, além de falhas e ver se a luz da injeção está acendendo fora do normal. Eu, particularmente, não gosto de ficar acelerando carro parado, mesmo PQ a avaliação que se pode fazer disso é muito superficial. Normalmente as agências gostam de lavar os motores pra dar uma melhor impressão. Tente ver se há indício de algum vazamento de óleo no motor. Atenção também para a DH. Normalmente se verifica vazamentos nos retentores da Cx de direção, mangueiras e bomba. caso vc não saiba, é bom levar alguém que esteja mais acostumado ou conheça do assunto.

Caso o carro tenha GNV, olhe se o cabeçote apresenta sinais de retífica recente. quando isso acontece, é normal que ele fique mais limpo que o restante do motor. Caso isso tenha acontecido e o vendedor diga que está zero, na garantia e outros papos assim, eu optaria por outro que ainda não tenha sido mexido. É bom ter cuidado com o GNV. Eu uso, mas é preciso saber usar, senão o lucro vira um grande prejuízo.

Ar Condicionado. Ligue e veja se faz algum barulho estranho, pois pode ser desde a correia até o compressor, que não é barato. Se apresentar cheiro de mofo dentro do carro, é sinal que precisará ser higienizado.

Vidros elétricos. Sobre os tampões, meu carro veio original com VE e com os tampões. Nunca me deu problemas, e também não sei dizer se é ou não original, mas acredito que isso não seja um grande problema. Apenas veja se está tudo funcionando direitinho, e principalmente se não apresenta excesso de lentidão ao subir, além de algum barulho, como de engrenagem escapando.

Quando comprar o carro, não se esqueça de fazer a manutenção básica, como troca das correias, principalmente a dentada, óleo do motor, velas e se precisar, os cabos tb. verifique o nível do óleo da DH e do freio. verifique tb o estado dos freios, como lonas, tambores, mas principalmente pastilhas e discos, que são os que sofrem maiores desgaste.

No mais, procure comprar carro de conhecidos seus, não tenha pressa e se optar por agência, veja se ela tem CNPJ, insc. Municipal e Estadual. Dê uma busca sobre alguma reclamação que tenha havido. se quiser, pela a placa e Renavan dá pra ver uma parte da documentação, e se está tdo OK com o carro. Empresas idôneas são obrigadas a dar garantia legal de 90 dias para qualquer defeito, além de entregar o carro apto a fazer a transferência. o auxílio de despachante é opcional, mesmo que eles não digam isso.

Este assunto é bem longo.... Depois desta bíblia, espero ter ajudado...

Boa sorte!
Túlio-RJ
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sábado 25 2013f Maio 2013 12:33:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Túlio-RJ »

Eric GL 1.4 95,
Opa amigo.....
Valeu pelas dicas.
A grande maioria delas trata-se de cuidados na hora da compra de qualquer carro.
Busco informações mais precisas sobre o modelo em específico.
Mas, seu texto serviu para refrescar a memória e relembrar de algumas coisinhas.

"Quanto a barulhos no motor, o mais comum é batida de tucho, que é hidráulico, logo após a partida com o motor frio."
Bom saber desse detalhe do Corsa.
Ficarei ligado.

"Tente ver se há indício de algum vazamento de óleo no motor. Atenção também para a DH. Normalmente se verifica vazamentos nos retentores da Cx de direção, mangueiras e bomba. caso vc não saiba, é bom levar alguém que esteja mais acostumado ou conheça do assunto."
Blz...tb vou verificar

"GNV"
Não pego carro com GNV pois não rodo tanto para isso...

"Vidros elétricos."
Vi alguns anúncios de carros sem o tampão, então, acho que ORIGINAL DE FÁBRICA somente sem tampão....se for colocado, mesmo que seja na autorizada e o mecanismo seja original, não deixa de ser “colocado”.
Mas como vc disse....isso é o de menos...a questão é estar funcionando.


abs!
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alô amigo,

Pois é. Basicamente, é isso o que se deve seguir na compra de qualquer carro usado...

Com relação a pontos críticos, eu diria pra olhar com cuidado as guarnições dos parabrisas dianteiro, e se for sedan,também o traseiro. Vejo muitos destes carros apresentarem ferrugem ali, e mesmo os mais novos, por incrível que pareça... Provavelmente consequencia da maresia.

Sobre o GNV, já que vc nao precisa, tenha cuidado pra não pegar algum que ja tenha tido e foi retirado. Nestes casos, normalmente fica bem pior, pois além dos furos no porta-malas, ainda tem as entradas do gás no motor, que normalmente ficam abertas ou mal vedadas, dando entrada de ar falsa, e atrapalhando no bom funcionamento do motor.

Bem, que eu me lembre, é isso....

Fico feliz de ter ajudado, ainda que pouco.

Boa sorte na compra.

Abraço!
Túlio-RJ
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sábado 25 2013f Maio 2013 12:33:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Túlio-RJ »

Eric GL 1.4 95,
Opa..
guarnição do para-brisa que vc diz, são as borrachas que ficam em volta do vidro???

Tem um 2008 sedan Taxi na família da minha noiva que tem um ponto de ferrugem por baixo desse borrachão....

será que esse problema é crítico nos corsas???

abs!
Avatar do usuário
ZUZA
:: Piquet ::
Mensagens: 216
Registrado em: Quinta-feira 30 2013f Maio 2013 07:27:11 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ZUZA »

Caro Túlio- RJ,
Quando eu fui comprar, o meu CLASSIC
recebi uma dica preciosa, de um amigo que
também eo meu mecânico desde, 1993.
Assim ele me falou: não exíte, em pagar um
um pouco mais caro, em um carro menos
rodado. Foi assim que encontrei o meu carro
um CLASSIC, 2008/2009 com 39.347 KM rodados
em julho deste ano.
Satisfação, garantida de minha parte!
Boa sorte , e boa COMPRA...

:mrgreen:
Avatar do usuário
ZUZA
:: Piquet ::
Mensagens: 216
Registrado em: Quinta-feira 30 2013f Maio 2013 07:27:11 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ZUZA »

Caro Túlio- RJ,
Quando eu fui comprar, o meu CLASSIC
recebi uma DICA preciosa, de um amigo que
também eo meu mecânico desde, 1993.
Assim ele me falou: não exíte, em pagar um
um pouco mais caro, em um carro, menos
rodado. Foi assim que encontrei o meu carro
um CLASSIC, 2008/2009 com 39.347 KM rodado
em julho deste ano.
Resutado, satisfação garantida da minha parte.
Ah! outra dica(essa e minha), compra o carro que
a galera do CC RJ, esta te esperando no dia 30/11
às 15:00 no parque dos patins na LAGOA, para o
nosso encontro oficial de NOVEMBRO.
Boa sorte , e boa COMPRA...

:mrgreen: :mrgreen:
Túlio-RJ
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sábado 25 2013f Maio 2013 12:33:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Túlio-RJ »

zuza,
Com certeza amigo...
Estou procurando um carro com menor KM rodada.
Tem alguns achados nos sites de anuncio com KM bem baixa...
mas, como isso não é tudo, vou dar uma conferida nas dicas que me deram aqui,

abs!
Eric GL 1.4 95
:: Piquet ::
Mensagens: 260
Registrado em: Quarta-feira 22 2012f Agosto 2012 04:15:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eric GL 1.4 95 »

Alô amigo...

Pois é, é exatamente estas borrachas que ficam em torno dos vidros sim.

Vejo muito destes carros com pontos de ferrugem e podres ali por baixo. Isso acontece PQ quase ninguém se lembra de limpar ali por baixo, mesmo porque as vezes, retirar a borracha e difícil e requer uma boa dose de paciência, isso quando mesmo assim, a borracha não se rompe.

O pior e que se for levar em algum vidraceiro, a imensa maioria deles irá dizer que vai precisar descolar o vidro pra recolocar a borracha no lugar. No meu carro, todas elas estão soltas, até porque moro perto do mar.

Outro ponto que merece atenção é o compartimento da bateria. Como tem uma saída de água ali, e quase ninguém sabe, ou mesmo lembra, pode acontecer de acumular poeira ou mesmo água, por entupimento do dreno, e começar a enferrujar.

Concordo com a teoria do preço. Muitas vezes já fiz isso. É melhor pagar um pouco mais caro por algo melhor, mesmo não sendo o KM o melhor indicador. Mas se este for o real, e se o carro estiver em excelentes condições, compatível com o uso que está indicando, cm certeza vale.

Abraço!
Túlio-RJ
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sábado 25 2013f Maio 2013 12:33:30 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Túlio-RJ »

valeu as dicas!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Rio de Janeiro”