Como r a gasolina certa para seu carro

Responder
Betokleber #Zero Meia
:: Rodeio ::
Mensagens: 787
Registrado em: Quarta-feira 18 2007f Julho 2007 05:45:13 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Como r a gasolina certa para seu carro

Mensagem por Betokleber #Zero Meia »

Retirado do forum do Clube GM
http://forum.gmclube.com.br/viewtopic.php?f=13&t=380


Todo proprietário de veículo automotor, quando vai abastecer sua máquina faz o mesmo ritual; pára num posto e manda encher o tanque.

Se a gasolina aditivada estiver com bom preço então "completa com aditivada". Se a premium estiver em conta, lá vai premium para dentro do tanque. Alguns ainda fazem a mistura com comum e aditivada ou comum e premium ou tudo junto!!! Esse procedimento está correto? NÃO, quem faz isso certamente está jogando dinheiro fora!!!!!

Comece escolhendo o posto:

Em primeiro lugar escolha um posto que venda combustível de qualidade e seja fiel a ele.

Escolher um posto assim é fácil, pergunte a seus amigos, veja qual a bandeira (marca a que o posto está afiliado / marcas famosas = mais idoneidade) e quando encher o tanque preste atenção nas reações do veículo.

Após encher o tanque, o desempenho do veículo deve manter-se igual (nem melhor e nem pior).

O veículo deve ter a mesma força nas subidas e não pode bater pino, ou seja um tec-tec-tec no motor quando ele é solicitado em situações limites – acelerações, subidas etc.

Verifique também se o escapamento está emitindo algum cheiro estranho. Algum “aroma” diferente, após abastecer, denuncia a presença de produtos químicos estranhos.

E por fim, cuidado com os preços muito baixos.

Os postos de combustíveis trabalham com uma margem de lucro baixíssima, o que inviabiliza preços com descontos de mais de 10% da média dos outros postos.

Agora escolha o combustível certo:

Existem três tipos de gasolina no mercado; a comum, a aditivada e a premium.

A gasolina comum, como o nome já diz, é a gasolina standart, não leva em sua composição nenhuma substância química que faça dela algo melhor. É a gasolina estritamente dentro das normas legais.

A gasolina “aditivada” é a gasolina comum que recebeu algum produto químico que faz ela proporcionar algum benefício além do que manter o veículo andando.

Esse benefício está ligado a limpeza do sistema de alimentação do veículo, seu “aditivo” são detergentes e dispersantes especialmente desenvolvidos para isso.

Cada bandeira dá um nome diferente de gasolina aditivada (Fórmula DNA da Shell, F1 Master da Texaco, Gold etc). Todas são iguais.

A gasolina premium, além de ter os detergentes e dispersantes da “aditivada” possui uma formulação química que aumenta a “octanagem” da gasolina (a queima da gasolina é mais suave e constante) e só se percebe seus benefícios em veículos importados de alta performance ou superesportivos, onde a taxa de compressão do motor é altíssima e obrigatoriamente pedem por esse tipo de combustível.

Geralmente a gasolina premium é usada por proprietários de veículos importados que não foram “tropicalizados” (adaptados à realidade brasileira).

E quem mistura os tipos de gasolina na hora de abastecer? Está jogando dinheiro fora!

Quando a mistura é feita, altera a correta concentração dos produtos químicos da gasolina aditivada ou premium, tornado-as ineficazes.

Para escolher a melhor gasolina para seu veículo faça o seguinte:

1) Só use a gasolina premium se o seu veículo for um importado caríssimo que atinge velocidades altíssimas ou se não estiver tropicalizado.

2) Só use a gasolina aditivada se o seu veículo for zero quilômetro ou for sempre abastecido com ela. Caso contrário, a sujeira já depositada começa a se soltar do sistema de alimentação e poderá prejudicar o motor.

3) Se o seu veículo for zero quilômetro use sempre gasolina aditivada, assim você manterá o sistema de alimentação limpo e economizará com manutenção. A gasolina aditivada é um pouco mais cara, porém em longo prazo chega a ser econômica.

Para álcool e diesel as versões são as mesmas, com exceção da premium que não existe, ou seja, só existe álcool ou diesel comum ou aditivado.

Dicas práticas para economizar:

Agora que você já sabe em que posto você irá abastecer seu veículo e qual o tipo de combustível, você deve estar todo feliz com seu tanque cheio e alguns trocados sobrando no bolso.

Mas dá para economizar ainda mais, agora você vai aprender como manter seu tanque cheio por mais tempo:

1) Se você tem mais de um carro, use no dia-a-dia o carro menos potente de sua garagem, deixe os mais luxuosos para passeios de fim de semana. Carros luxuosos geralmente são mais pesados e potentes, além de usarem acessórios que auxiliam no consumo do combustível, como ar condicionado, pneus largos etc.

2) Pegue o Guia de Ruas e estude caminhos mais econômicos para seus trajetos mais comuns. Lembre-se, o caminho mais curto às vezes não é o mais econômico. Priorize trajetos com poucos semáforos e trânsito rápido.

3) Procure montar uma agenda livre de trânsito; acorde mais cedo, saia de seu trabalho mais tarde, procure fazer as reuniões sempre em seu ambiente de trabalho, se for fora de seu serviço use os horários com menos trânsito (após 10:00hs, antes das 17:00hs ou após as 20:00hs.)

4) Tire de seu porta-malas os pesos desnecessários. Em seu porta-malas basta estar o estepe e uma pequena mala de ferramentas.

5) Re-eduque velhos hábitos, o que você faz perto de seu trabalho ou casa pode ser feito a pé.

6) Quando estiver dirigindo seu veículo, dirija com suavidade. Aceleradas bruscas apenas fazem consumir combustível em excesso. Você já reparou que quando acelera sem motivo o veículo que deixou para trás acaba te alcançando no primeiro semáforo? A vantagem é toda dele, e não sua, pois o tanque dele está mais cheio.

7) Evite usar o ar condicionado, 5% da gasolina de seu tanque é consumida por ele.


Fonte: <a href="http://www.defesademultas.com.br/main/i ... sp#comprar" target="_blank">Defesa de Multas</a>
Avatar do usuário
Bruno Mendes #10
:: Sport ::
Mensagens: 1126
Registrado em: Quarta-feira 14 2009f Janeiro 2009 02:08:38 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno Mendes #10 »

Galera não faça como eu que coloco qualquer coisa barata no meu tanque.
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Boa informação!!!

Mas deixar de usar o ar condicionado no RJ debaixo de um sol de 35/40 graus fica difícil! Só mesmo se o carro não possuir o ar condicionado.

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Rio de Janeiro”